PALESTRANTES OFICIAIS DA TDI

Abaixo listamos os membros devidamente habilitados e autorizados a falar em nome da TDI BRASIL.

Agende diretamente com eles as participações em eventos que abordem a TDI.
Cursos de capacitação de palestrantes serão oferecidos e anunciados a todos os membros da TDI BRASIL (filie-se em MEMBROS), em eventos específicos ou durante nossos congressos.

Tassos LYCURGO - UFRN
tassos.lycurgo@gmail.com

Graduado em Direito e Filosofia. Professor Visitante da Oral Roberts University - USA, Professor da UFRN, Pós-Doc (ORU/USA, 2012-2014), Pós-Doc (UFPB, 2002-2003), Dr. (UFRN, 2002), M.A.Phil. (Sussex University, UK, 1999), Gradução em Direito (URCA), Gradução em Filosofia (UFRN), Gradução em Estudos Bíblicos (CTBR, Brasil), Gradução em Advanced Leadership (Haggai, Tailândia), Graduação em Física (Incomp. Estágio Noruega).

Adauto Lourenço - BJU USA
prof.adauto@universocriacionista.com.br

Físico pela Bob Jones University (BJU - USA) (1990), Carolina do Sul, EUA, mestre em Física pela Clemson University (1994), Carolina do Sul, EUA, onde defendeu a tese entitulada “Inelastic Scattering of Helium from Rhodium”. Realizou pesquisas no Max Planck Insitut für Strömungsfurchung, em Göttingen, Alemanha, em conjunto com Dr. J. R. Manson e Dr. J. P. Toenies (1992), e pesquisas no Oak Ridge National Laboratory (1990-1993), em conjunto com Dr. R. J. Warmack e Dr. T. L. Ferrell, com resultados publicados no Journal of Vacuum Science & Technology A10(4, pt.1), 630-635, sob o título: “Atomic force microscopy of deoxyribonucleic acid strands adsorbed on mica: The effect of humidity on apparent width and image contrast”. Recebeu da cidade de Limeira, SP o prestigioso Troféu Fumagalli, na área de ciência (2005), concedido pela Arvin Meritor e a Fundação Aldeia Movimento Pró-Cultura. Já palestrou em várias instituições nacionais e internacionais como a UECE; UNIFESP; Universidade Mackenzie; ITA; UENF; USP-SC; USP-POLI; UNESP-FEIS; Universidade de Coimbra (Portugal); Instituto Politécnico de Leiria(Portugal)). O seu livro “Como Tudo Começou - Uma Introdução ao Criacionismo” (ISBN: 978-85- 99145-38- 8), foi lançado em outubro de 2007 e foi premiado na XX Bienal Internacional do Livro nas categorias de design e apologética. Consultor para empresas na área de novas tecnologias.

Enézio E de Almeida Filho - PUC SP
neddybr@gmail.com

Graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Amazonas (1980), Letras, Língua e Literatura Estrangeira (Inglês). Mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2008), Título da dissertação: A natureza das críticas de Mivart ao papel da seleção natural de Darwin na origem das espécies: uma reconsideração histórica. (2008) Coordenador do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente), Campinas - SP, desde 1998. Ex-evolucionista e ex-ateu, é um dos pioneiros na propagação e defesa da teoria do Design Inteligente no Brasil, a partir de pequeno grupo gestado na UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba em 1998. Tem dado palestras em várias universidades brasileiras, públicas e privadas, expondo e defendendo a teoria do Design Inteligente, e expondo as insuficiências fundamentais da teoria da evolução de Darwin no contexto de justificação teórica. Autor do blog Desafiando a Nomenklatura científica:http://pos-darwinista.blogspot.com, um dos principais blogs de propagação da TDI no mundo.

Marcio Fraiberg Machado - PUC-RS
profmarciofraiberg@gmail.com

Doutor em Educação pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS. Pós-graduado em Biotecnologia pela UFLA-MG (Universidade Federal de Lavras). Graduado em História pela UFSC-SC (Universidade Federal de Santa Catarina) e em Biologia pela UNOESTE-SP (Universidade do Oeste Paulista). Autor de livros didáticos de Ciências para o Fundamental II e Biologia (EM) pela CPB (Casa Publicadora Brasileira). Autor de livros nas áreas de Educação e ganhador do prêmio Certificate of award - Project, pela The American Psychological Association. Capacitador para a área de Ciências Naturais e Biologia para a Educação Adventista. Professor de Ciências Biológicas aplicadas à Enfermagem no IAP-Faculdade
Coordenador de grupos de pesquisa em Educação, Ciência, Sociedade, Cultura e Religião.

Tarcisio da Silva Vieira - UFTO
tarcisiovieira@ifto.edu.br

Graduado em Biologia e Mestre e Doutorando em Química. Mestre em Química pela Universidade de Brasília (2007) e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Rio Verde (2004). Doutorando em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, onde realiza estudos visando a diferenciação de plantas fazendo uso da técnica de ressonância magnética nuclear de alta resolução com giro no ângulo mágico (NMR HR-MAS). Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)/Câmpus Araguatins.

Marcos Romano - UNICAMP
marcosromano1@icloud.com

Médico-psiquiatra pela UNICAMP, ex-professor de Psiquiatria da PUC-Campinas, especialista em Dependência Química pela UNIFESP/EPM, com artigos publicados na área de Políticas Públicas para Álcool e Drogas. É psiquiatra clínico há vinte anos, e é um dos primeiros especialistas do Brasil em diagnosticar e tratar o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) em adultos, tendo recebido formação em TDAH em cursos com especialistas dos EUA, e no Brasil. Frequentemente é convidado a palestrar e fornecer treinamento a colegas médicos sobre TDAH. É autor de capítulos nos livros: Aconselhamento em Dependência Química (Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira - São Paulo : Roca, 2004), e TDAH [transtorno do deficit de atenção/hiperatividade] e ao longo da vida (Mario Rodrigues Louzã Neto e colaboradores. - Porto Alegre : Artmed, 2010).

Johannes Gerson Janzen - UFMS
johannesjanzen@gmail.com

Engenheiro, Mestre e Doutor e pós-Doutor pelo MIT. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2000), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006), com período sanduíche no Instituto de Hidromecânica da Universidade de Karlsruhe. Fez pós-doutorado no MIT (2013/2014). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Fenômenos de Transporte, Hidráulica Ambiental e Eficiência Energética em Hidráulica e Saneamento.

Ricardo B Marques - UFC
profrbmarques@gmail.com

Biólogo, bacharel e licenciado pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (M.S./UFC). Paleontólogo, cadastrado no Directory of Palaeontologists of the World, com pesquisas em paleoicnologia de vertebrados e paleoherpetologia. Zoólogo, cadastrado no World Directory of Primatologists, pesquisas em sistemática e ecologia animal, anatomia comparada, herpetologia e etologia. Neurobiólogo, membro da International Mind, Brain and Education Society (IMBES), da Global Association for Interpersonal Neurobiology Studies (GAINS), da International Neuropsychoanalysis Society (NPSA) e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Foi professor de Biologia Geral, Sistemática Animal e Zoologia (UFC) e de Biologia Celular e Molecular e Biofísica (FATECI). Membro da American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB). Foi Diretor Científico do Instituto Cearense de Ciências Naturais (ICCN). Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus. Atualmente leciona Neurociência Aplicada em cursos de Pós-Graduação (Unichristus).e faz atendimento clínico como neuropsicoterapeuta. Analista de Inteligência e Contra-Inteligência (Membro ABRAIC) e consultor em Gestão do Conhecimento (membro SBGC). Formação em Astrobiologia pela University of Edinburgh (UK).

Rogéria M Ventura - USP
rogeria.ventura@fmu.br

Bióloga. Doutorado pelo ICB - USP. Graduação em Biologia - Modalidade Análises Clínicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1994) e doutorado em Ciências Moleculares pelo ICB II (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora doutora e supervisora de estágio de Biologia Molecular no curso de Biomedicina na FMU

Gustavo Milson Fabricio Silva - UERJ
gumilson@yahoo.com.br

Biólogo, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre e Doutor em Biologia Humana e Experimental pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Humana e Experimental - UERJ. Colaborador do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (UERJ) desde 2004, desenvolvendo trabalhos em biologia molecular (PCR convencional, PCR-SSO, PCR-SSP) e tipificação HLA por sequenciamento. Supervisiona as atividades de Prova Cruzada, PRA e quantificação de CMV/BKV para transplante renal; Alergia e Auto-Imunidade pela plataforma Phadia (Thermo-Fisher) e quantificação de células CD34+ por citometria de fluxo. Tem experiência em ´Real-Time PCR´, sequenciamento por eletroforese capilar, hibridização pela plataforma Luminex 100 e citometria de fluxo. Especialista em Imunogenética pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) e professor de Imunogenética do curso de Especialização em Genética Humana (UERJ).

Caio Lucidius N Azevedo - UNICAMP
cnaber@ime.unicamp.br

Estatístico, graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Estatística pela USP e Universidade de Twente, Holanda. Colaborador Externo do Projeto “Modelos de regressão e aplicações”. Membro da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da International Society for Bayesian Analysis (ISBA) e da ISBRA (Seção brasileira da ISBA). Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, lecionando na Graduação: Assessoria Estatística, Estágio Supervisionado, Estatística para Biologistas, Estatística para experimentalistas, Inferência Bayesiana, Inferência, Iniciação Científica Iniciação Científica II, Métodos em Análise Multivariada, Planejamento e Pesquisa, Probabilidade I, Probabilidade II, Técnicas de Amostragem, Análise de dados discretos. Leciona na Pós-Graduação: Métodos Computacionais em Estatística, Métodos Estatísticos, Teoria da Resposta ao Item, Introdução aos Modelos Lineares.

Kelly Grace Magalhães - UNB
kellymagalhaes@gmail.com

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz com doutorado sanduiche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a prestigiosa Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2011. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília - UNB. Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e imunológica em doenças infecciosas causadas por vírus e bactérias, bem como no estabelecimento e progressão de diferentes tipos de tumores. http://lattes.cnpq.br/7085425285258517

Mariana Cavalcante e Almeida Sá - UFPB
marianasa85@gmail.com

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPb(2011), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba(2011) e mestrado em Pós-graduação em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014).

Kelson Mota T. Oliveira - UFAM
kelsonmota@gmail.com

Químico, graduado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Mestre e Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Prof. Dr. em Físico-Química – Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC), Departamento de Química da UFAM, com pesquisas em Química Teórica e Computacional, na área de mecânica quântica molecular, e coordenador do Grupo de Pesquisa em Química Teórica e Computacional. Orientador de mestrado e doutorado em Físico-Química e professor do Programa de Pós-Graduação em Química da UFAM. Membro do 1º Conselho Superior da FAPEAM (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas). Coordenador responsável pela criação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFAM (2007).

André Silva de Oliveira - IFNMG
andreoliveira.if@gmail.com

Biólogo, graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros e Mestre e Doutorando em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor exclusivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerai (IFNMG).

Dermeval Reis Junior - UNIFESP
drdermeval@gmail.com

Mestrando em Ciências Médicas e da Saúde pelo Departamento de Medicina e Disciplina de Cardiologia e Especialista em Patologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina-. Especialista em Fisiologia pela Faculdade de Medicina do ABC-Santo André-SP (2004); Habilitado em Patologia Clínica e Graduado em Biomedicina pela Universidade de Franca-Franca-SP (2001). Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) . Atua na área acadêmica desde 2006, quando iniciou docência pelo Centro Universitário São Camilo, nos cursos de Nutrição e Terapia Ocupacional. Passando em 2008 para a Universidade Nove de Julho-UNINOVE, ministrou aulas nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Radiologia. Em 2006 foi professor de Hematologia do curso de Análises Clínicas e coordenador do curso de Hematologia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP). Experiência em Patologia Geral, com ênfase em Patologia Humana e Patologia Clínica. Ministra as disciplinas de Bioquímica Básica e Clínica, Farmacologia, Fisiologia, Fisiopatologia, Hematologia, Imunologia, Patologia.

Douglas Aleodin - UFBA
douglasaleodin@gmail.com

Douglas Aleodin nasceu em 1992, concluiu o Ensino Médio em 2009 e formou-se no bacharelado de Física em 2014 pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. No período de sua graduação, foi monitor dos laboratórios de Física Geral e Experimental II, durante 4 semestres. Também atuou como bolsista do CNPq. Em 2015.1 foi aprovado em primeiro lugar na seleção do mestrado de Física da Universidade Federal da Bahia. Desde 2011 presta serviços de consultoria, resolução e elaboração de provas e simulados para o sistema educacional online Wilvest. No final de 2013 ministrou aulas particulares de Física. É autor do blog Natureza da Física e da network Inteligentista.

Marcos N Eberlin - UNICAMP
mneberlin@gmail.com

Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Orientou cerca de 180 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais, e seu grupo de pesquisa é um dos mais numerosos do Brasil, com cerca de 50 pesquisadores. Já publicou cerca de 800 artigos científicos (2016) com perto de 17 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Rodolfo César Gomes de Paiva - UNICAMP
rodolfo.paiva@usp.br

Químico, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Atuou por mais de dez anos na Unilever Brasil Ltda, desenvolvendo ferramentas de melhorias de processos produtivos e ministrando treinamento de pessoal. Tem experiência como docente do Ensino Médio em escolas públicas. Trabalha na carreira técnica na UNICAMP. Faz licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo – USP e Pós-graduação em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz.