MEMBROS DA TDI

ROBSON PACHECO DE SOUZA - UFRJ

Graduado Administração de Empresas - FIB (1971/75), e em Engenharia Econômica e Adm. Industrial na UFRJ (1975/76). Especialização na ESG - ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (2011) em CLMN - LOGÍSTICA E MOBILIZAÇÃO NACIONAL. Foi Presidente da ABAMEC - Associação Bras. dos Analistas do Mercado de Capitais (Rio) e Vice-Presidente do CODIMEC - Comite Divulgação do Mercado de Capitais (antigo órgão consultivo da Presidência da República). Auditor de fusão & aquisição de instituições financeiras e analista de Investimentos. Visitou, analisou e projetou as 500 das maiores empresas que, compõem os principais segmentos da economia brasileira. Exerceu o magistério durante 10 anos como professor de graduação e pós-graduação em Administração Financeira, Análise de Balanços, Mercado de Capitais e pesquisador em Teoria do Investimento. Escreveu centena de artigos sobre economia brasileira nos principais jornais e periódicos do país (Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, O Estadão, Jornal do Commércio, Correio Brasiliense, Última Hora, O Dia, O Povo, Jornal Ação, Correio da Manhã, Jornal do Codimec, entre outros; Revistas: Suma Econômica, Abamec, Banco Hoje, Veja, entre outras) como também, proferiu inúmeras palestras e foi moderador em mesas-redondas, seminários e congressos. Nos últimos anos tem focado nas atividades da Nova Economia e, em especial, em nos modelos logísticos para os segmentos de Petróleo & Gás, ao tempo que, vem promovendo estudos nas relações logísticas inseridas nos processos de Gestão de Risco. Pesquisa e realiza produção textual em literatura, arte, filosofia e teologia. Atualmente, desenvolve pesquisa exegética para a confecção de um livro sobre as profecias do Apocalipse e, vem publicando como organizador, três livros sobre o tema Design Inteligente (2013/2016). Desde 2012 desenvolve, em conjunto, com o Eng, Paulo Bancovsky (ex-Presidente da ANE - Academia Nacional de Engenharia), pesquisa científica, visando à nova modelagem Logística para exploração e produção nas bacias do Pré-Sal, com publicação prevista para 2015.

Claudio Lima de Aguiar - EEL

Graduado em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (1996) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998), ambas da Universidade de São Paulo e doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Doutor na Universidade de São Paulo/ESALQ, onde é Coordenador do Laboratório Hugot de Tecnologia em Sucro-derivados. Tem experiência na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia dos Alimentos, atuando e desenvolvendo projetos de pesquisa, especialmente, na cadeia produtiva do açúcar, reações químicas com sacarose, processos químicos do açúcar cristal e desenvolvimento tecnológico.

Carlos Eduardo Martins - CEUNSP

Estudante de Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul e Advogado autônomo graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Salto (FDIR), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

Messias Freire Manoel - UniMetrocamp

Area de Atuação: Direito
Bacharelando em Direito pela Universidade Metropolitana de Campinas.

Leonardo Vitorino de Souza - UERJ/ FMS

Area de Atuação: Geografia e Ciências Contábeis
Licenciando em Geografia através da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e também Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contabeis e Administrativas Machado Sobrinho Juiz de Fora/MG. Atuando há mais de 15 anos na área financeira e contábil e também aspirando lecionar a Ciência Geográfica para alunos do Ensino Fundamental e médio.

Enézio E de Almeida Filho - PUC SP

Graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Amazonas (1980), Letras, Língua e Literatura Estrangeira (Inglês). Mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2008), Título da dissertação: A natureza das críticas de Mivart ao papel da seleção natural de Darwin na origem das espécies: uma reconsideração histórica. (2008) Coordenador do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente), Campinas - SP, desde 1998. Ex-evolucionista e ex-ateu, é um dos pioneiros na propagação e defesa da teoria do Design Inteligente no Brasil, a partir de pequeno grupo gestado na UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba em 1998. Tem dado palestras em várias universidades brasileiras, públicas e privadas, expondo e defendendo a teoria do Design Inteligente, e expondo as insuficiências fundamentais da teoria da evolução de Darwin no contexto de justificação teórica. Autor do blog Desafiando a Nomenklatura científica:http://pos-darwinista.blogspot.com, um dos principais blogs de propagação da TDI no mundo.

PLINIO SCHENK JUNIOR - UNIMEP

Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNIMEP. Titular Delegado do 2º Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Mogi das Cruzes - SP.

Mauricio Belarmino de Oliveira - STHG

Area de Atuação: Teologia
Estuda Teologia no Seminário Teológico Harland Graham.

Daniel Alves Pereira - IFES

Técnico em Metalurgia (IFES), Cursando Engenharia Elétrica (IFES).

Carolina Mattos - Unicamp

Area de Atuação: Economia
Graduação em Economia, Mestrado em Política de Ciência e Tecnologia. Experiência em desenho e avaliação de pesquisa científica e tecnológica.

Fernanda Ramos Martins Latoczinski - uniasselvi

Area de Atuação: Professora
Formanda em ciências biológicas pela Uniasselvi - Leonardo da Vinci, da cidade de Porto Alegre/ RS. Pedagoga - Neuropsicopedagoga - Especialista em Educação Inclusiva. Atualmente atuo como Professora do Colégio Adventista de Esteio.

Edson Cardoso Dos Santos - Uninove

Tecnico em eletrotécnica (2013) pela escola ETEC Getúlio Vargas e Graduação em curso em matemática (2018) pela Universidade nove de julho - uninove

Amália Baptista Machado Silva - PUC-Campinas

Bióloga. Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011), possui mestrado em Biotecnociência pela Universidade Federal do ABC (2014). Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em controle de qualidade, Terapia Celular/Engenharia Tecidual, atuando principalmente na avaliação in vitro de biomateriais para engenharia de tecidos. Estudo das interações entre cultura de células e polímeros e diferenciação osteogênica induzida de células- tronco mesenquimais.

Gustavo de Aguiar Rosa - Senac

Area de Atuação: Tecnologia da Informação )
Ensino Fundamental completo. Cursando (TI) Tecnologia da informação - Senac
Formado em Hardware, Redes de Internet e Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas - (TI)

Ivan Pereira da Silva - UESPI

Area de Atuação: Computação e Educação
Graduado em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piaui (UESPI) e Pós-graduado em Tecnologia da Educação pela PUC-Rio, lecionou informatica por dez anos na rede municipal de ensino e trabalhou na área de gestão de informação voltada para a segurança pública.

Marcos N Eberlin - MACKENZIE, PURDUE e UNICAMP

Area de Atuação: Química e Bioquímica
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Foi professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordenou por 25 anos o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). Hojé é docente e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordena o Núcleo de Pesquisas Mackenzie em ciência, Fé e Sociedade - Discovery Mackenzie. É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi também vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Já orientou cerca de 200 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais. Já publicou perto de 1000 artigos científicos (2018) com cerca de 20 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. É autor do livro Fomos Planejados: A Maior Descoberta Científica de Todos os Tempos, lançado em 2018 pela Editora Mackenzie. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Rodrigo Alexandre da silva - Estácio

Area de Atuação: Engenharia Mecânica
Técnico contábil e graduando em engenharia mecânica pela universidade Estácio - Recife. Interessado nas implicações físicas e bioquímicas do design inteligente.

Ângela Mara Corrêa da Silva - UNORP

Area de Atuação: Vara da Família - Funcionária Pública
Cursou 3 anos de Letras mas formou-se em Ciências Jurídicas (Direito). Possui duas pós graduações em Direito Processual Civil e também em Direito do Consumidor.. Concursada no Tribunal de Justiça de São Paulo e, atualmente, é Coordenadora de uma das Varas da Família de São José do Rio Preto. No momento, cursa Teologia junto à FATECC.

João Victor Rodrigues Galvão - UFPB

Técnico em mecânica (IFPB). Estudante do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco - UFPB.

Ione Lucenir Silva Almeida - UFU

Area de Atuação: Química
Bacharelado e licenciatura (2008), mestrado (2010) e doutorado em Química (2014), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Química ambiental. Atuou nos seguintes temas: adsorventes naturais, contaminantes orgânicos e inorgânicos, cromatografia gasosa, espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS), espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio (CV-AAS) e monitoramento de solos, sedimentos e corpos d´água. Atuou como pesquisadora (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Uberlândia de 2014 a 2017, a linha de pesquisa se concentrou no estudo da conversão de biomassas via pré-tratamento químico. http://lattes.cnpq.br/3675717836103124

Joyce C Mendes de Paula - UFOP

Area de Atuação: Física
Graduanda em Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Bruna Maforte da Cunha Cavazzini - UEM

Formada em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde atualmente cursa Tradução.

Willian Bosquette Rosa - UNIOESTE

Area de Atuação: Ciências Agrárias
Doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Daniel Razzo - UNICAMP

Químico, graduado pela Temple University, Philadelphia, Pa, EUA. Atua nas áreas de microscopias eletrônica, confocal e força atômica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Membro da American Chemical Society - ACS - e da Microscopy Society of America – MSA.

Roselilian Candeia Rodrigues - Pitágoras

Area de Atuação: Biologia
Formada em Ciências Biológicas pela Unilinhares-ES, no ano de 2003. Pós graduada em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo (USP) - Campus São Carlos-SP, em 2006. Bacharel em Educação Cristã pelo Seminário Equatorial em 1992. Atualmente, docente na disciplina de Biologia na Escola de tempo integral (CEEFMTI Bartouvino Costa) Linhares-ES, desde 2017. Docente efetiva no governo do estado do Espírito Santo desde 2010.

Heider Rodrigo Ferreira Silva - UFV

Possui graduação em Agronomia pelo Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária (2012), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa UFV (2014) e atualmente doutorando pela mesma instituição. Desenvolvendo trabalhos na área de Nutrição Mineral de Plantas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em disgnóstico do estado de nitrogênio.

LEANDRO PAIOLA ALBRECHT - UFPR

Doutor e Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Engenheiro Agrônomo atuou pela iniciativa privada na área comercial e técnica. Foi Professor da UEM e atualmente é Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, Departamento de Ciências Agronômicas e área de Fitotecnia - Grandes Culturas (proteicas, oleaginosas e cereais). Atua também como Docente de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Agrárias (PAG - UEM), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioenergia (Associado em Rede) e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia de Bioprodutos Agroindustriais (UFPR), do qual foi Coordenador. Docente Supervisor da CRIATEC (Empresa Júnior Graduada na Agência de Inovação da UFPR) e Líder do SUPRA Pesquisa (Grupo de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agrícola). Está intensamente envolvido em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação destacando-se a atenção para com a Agricultura Sustentável, tendo experiência e atuação em: Ecofisiologia e Tecnologias de Produção (com ênfase nas culturas da soja e do milho) Agroquímicos Matologia e Manejo de Cultivos Transgênicos. Possui projetos de fomento a pesquisa aprovados pela Fundação Araucária e CNPq. Site: http://www.supra.ufpr.br/.

Fernando Correa Pinto - SETEB, IRSP

Area de Atuação: Professor de teologia
Filho de Deus, cristão reformado, salvo pela graça. Marido de Suzana e pai de João, Timóteo e Lucas. Professor de Teologia.
Possui Mestrado em Teologia - Seminário Teológico Evangélico Bíblico RN (2014), Pós Graduado em Marketing pelo Centro Universitário Leonardo Davici RS, (2015), Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), é Doutorando pelo Seminário Teológico Evangélico Bíblico RN . Trabalhou como missionário no Nordeste Brasileiro, foi professor do Centro Metodista de Educação do Nordeste até 2015. Atualmente é professor do Seminário Betel Brasileiro de Santo André, Centro de Educação teológico Fidelidade em São Bernardo do Campo, Instituto Bíblico Santo Evangelho e serve a Deus na Igreja Casa de Oração em São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Teologia com concentração em missiologia e é autor do livro com o titulo "O Missionário e desafio contemporâneo" publicado pela editora Átrio.

Natália Ferreira Lima - PUC-Rio

Area de Atuação: Engenharia Química
Estudante de Engenharia Química na PUC-Rio e Técnica em Petróleo e Gás pelo IFRJ.

Filipe Fernande de Paula - UFJF

Area de Atuação: Engenharia Mecânica e Computacional
Engenheiro mecânico formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, com ênfase em energia. Desenvolve trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na área de geração termoelétrica de eletricidade enquanto graduando. Possui excelentes habilidades computacionais e grande interesse em modelagem computacional na área de engenharia. Durante o mestrado estudou métodos numéricos conservativos para simulação de escoamento bifásico em meios porosos focado na extração de petróleo. Como doutorando, estuda métodos numéricos conservativos aplicados à extração avançada de petróleo utilizando espuma.