MEMBROS DA TDI

Mara Cristina Salles Correia - Unb

Doutoranda em Ciência da Informação pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (Unb). Mestre em Ciência da Informação (2010) pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (Unb). Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2014) pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Unb). Especialização em MBA em Web e Sistemas de Informação (2006) pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. Graduada em Tecnologia em Processamento de dados (2000) pela Universidade Estadual de Goias (UEG). Atualmente tem atuado em pesquisa direcionada para o estudo conceitual de informação em diversas áreas do conhecimento, a importância da informação enquanto "conhecimento registrado" bem como o estudo da estrutura de informação e suas propriedades. http://lattes.cnpq.br/6077494131867207.

Josemberg Eduardo Ramalho - UERN

Estudante de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Renato Lima de Oliveira - FPL

Graduando em Ciências Biológicas, bacharelado, pela Faculdade Pitágoras de Linhares, atualmente no 7º período. Monitor junto à Disciplina Ciências Moleculares e Celulares durante o período letivo de 2016-2. Desenvolve o TCC pesquisando o Potencial Tóxico de Espécies Vegetais Presentes em Composições Paisagísticas. É servidor público da Prefeitura Municipal de Linhares-ES.

Jadnei Menezes Julio - ITQ

Area de Atuação: Teologia
Cursou teologia no seminario teologico ITQ (Instituto teologico Quadrangular). Estudioso auto-didata em design inteligente.

Paulo Victor Caraciola Bento - UFPI

Area de Atuação: Engenharia Florestal
Curso técnico em Informatica pelo Instituto Federal Baiano. Graduando em Engenahria Florestal pela Universidade Federal do Piauí.

Rodrigo Maekawa Mendes - FGV / FEI

Area de Atuação: Administração de Empresas e Engenharia Mecânica
Atualmente presta serviços ao INPE no desenvolvimento e elaboração de projetos de sistemas, equipamentos e dispositivos mecânicos voltados para o setor espacial a partir de suas especificações técnicas até a sua fabricação e montagem, além de atividades de suporte na elaboração da documentação técnica dos diversos grupos de pesquisa e desenvolvimento.
Atuando como Supervisor de Engenharia, foi responsável pela equipe de implementação do Programa Embraer P3E (Lean Manufacturing Philosophy). Também foi líder da célula VTE 125 durante a implementação dos conceitos da Filosofia Lean Manufacturing coordenando a adequação dos processos e elaboração de KPIs e QGVs (Quadros de Gestão a Vista) e liderando Kaizens e grupos de melhoria contínua para análise das causas raiz de falhas e problemas (RCCA).
Durante seu tempo na indústria automotiva, conduziu treinamentos para as Concessionárias das Redes Autorizadas Toyota e Honda. Também desenvolveu o Programa de Educação Técnica Toyota (T-TEP) no Instituto SENAI em Ipiranga / SP e o Sistema de Treinamento IST para a Honda Automóveis do Brasil, elaborei material didático, realizou diagnósticos de veículos defeituosos e participou de auditorias de qualidade dentro o sistema ISO 9000.
Foi treinado como Auditor de QMS / Auditor Líder e também no Sistema de Qualidade ISO 9000, gestão de equipes, liderança empresarial e planejamento estratégico.

Felipe de Oliveira Souza - UEM

Area de Atuação: Ciências Farmacêuticas
Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de de Biocatálise utilizando micro-organismos e células vegetais em reações de redução assimétrica de compostos orgânicos e biotransformação de terpenoides possui experiência em reações de biocatálise utilizando líquidos iônicos em sistemas aquosos. Desenvolveu suas atividades durante o mestrado no Laboratório de Biotecnologia de Produtos Naturais e Sintéticos (LABIPROS)

RICARDO SOARES MORAES - UFAL

Area de Atuação: Jurídica
Graduado em Direito pela UFAL 2003, Advogado desde 2004, Conselheiro Seccional da OAB/AL 2015-2018/2019-2021. Conheci efetivamente a TDI em 2016, no evento do Consciência Cristã, em Campina Grande/PB. Desde então, tenho me interessado pelo tema adquirindo literatura, estudando e sempre que possível assistindo palestras e fazendo cursos.

Orlando Angelim Noronha - UNOPAR

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2013). Tem experiência na área de Engenharia de Software, Analise e Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas de Computação

ALEXON SOARES FONSECA - UNICAP

Area de Atuação: Ciências Contábeis e Teologia
Bacharel em Ciências Contábeis, bacharel em direito, pós graduação em Auditoria, pós graduação em Direito Constitucional e Administrativo, estudante de teologia e bíblia.

Émilie Scheunemann Lovato - UFSM

Area de Atuação: Engenharia Sanitarista e Ambiental
Engenheira Sanitarista e Ambiental, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Engenharia Química pela UFSM, realizando pesquisas na área de reciclagem de painéis solares fotovoltaicos. Participou de dois projetos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Ambiental da UFSM, auxiliando em ensaios de eletrocoagulação-flotação para o tratamento de esgoto doméstico e acompanhando testes piloto para avaliação do efeito do gradiente de velocidade na agregação de partículas em sistemas de mistura completa e de fluxo pistonado. Realizou estágio trabalhando na elaboração de laudos técnicos e ambientais, possuindo conhecimento em atividades de consultoria ambiental. http://lattes.cnpq.br/2266656411669978

Letícia Marcelino Barrada - UNILUS

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Paulista - UNIP (2015). Atualmente, cursando o Curso de Pós-Graduação de Fisioterapia Hospitalar pelo Centro Universitário Lusíada - UNILUS (desde março de 2016), Atuando como estagiária na UTI adulto, UTI pediátrica e Enfermaria Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos. Tenho experiência profissional na área de Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em Unidade de Terapia Intensiva e Enfermaria Adulto e Pediátrica e atendimento domiciliar.

Márcio Lazzarotto - UFRGS

Area de Atuação: Química
Doutor e professor de Química, vinculado ao departamento de química orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2003, anteriormente trabalhou na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa em Química Supramolecular, estudando as interações intermoleculares e formação de agregados. Fez pós-doutorado com o Prof. Rocco Ungaro em Parma, nesta área. A compreensão da importância do desenho para a complexação molecular, aliada ao estudo da bioquímica, levaram ao questionamento das bases naturalistas para o surgimento da complexidade da vida. O livro "A caixa preta de Darwin" de Michael Behe mostrou que outros cientistas também questionaram a complexidade biológica e proporcionou argumentos para responder perguntas fundamentais sobre a Vida.

JOÃO INÁCIO NETO - IESB / ESPM

Area de Atuação: Química e Cinema
Formação técnica em Química com especialição em tratamento de água industrial. Graduado em Comunicação Social pelo IESB (1999) e pós-graduado pela ESPM (2003). Há algumas décadas trabalha exclusivamente com audiovisual e tem em seu portfólio a direção de programas de rádio e TV. Em cinema, consta de sua filmografia 02 longametragem, 03 médias, 04 curtas e 03 webséries.

Rodrigo Lopes Gonçalves - UFF

Area de Atuação: Matemática e Tecnologia Ambiental
Graduado em Matemática pela (UFF) Universidade Federal Fluminense (2010). Pós graduaado (lato sensu) em Controladoria e Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor no curso técnico de Automação e Eletrônica no Colégio do Instituto Batista Americano. Tem experiência na área de Saneamento, tendo trabalhado por 6 anos na Agência Reguladora de Energia e de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA) e também como Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa.
Atualmente, trabalha também como consultor em assuntos de controladoria e finanças voltados para área de saneamento e gerente em empresa de prestação de serviços em soluções ambientais como: Tratamento de água e efluentes e destinação de seus resíduos. Pesquisador de modelo matemático para ranquear municípios de bacias hidrográficas quanto à investimento em tratamento de esgotamento sanitário. http://lattes.cnpq.br/8780586287748699

Herlan Santos de Santana - Uneb

Area de Atuação: Servidor Público Municipal
Formado em Teologia pela UNICRISTÃ - Faculdade Cristã da Bahia (2016), Cursando Licenciatura em Geografia na UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Alguém que deseja obter um conhecimento mais amplo sobre a TDI.

Diogo César Lobato Silva - UNESA

Area de Atuação: Engenharia civil
Graduado em Engenharia civil pela Universidade Estácio de Sá. Cursou Engenharia Química pela UFRJ. Pós graduando em engenharia de segurança. Palestrante. Autodidata da ciência natural.

Josemar da SIlva Damasceno - UFRN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação de Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Desde o início da graduação desenvolveu pesquisas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do GEMP (Grupo de Estudos Mídia e Poder) da Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Linguística, com ênfase em paradigmas sociais, estudos culturais, Sociologia da religião, pesquisa acerca dos meios de comunicação de massa e violência. Desde a graduação desenvolveu atividades de docência em Sociologia, História, Filosofia e Ética. Em 2013 concluiu os estudos no Instituto de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, CTB RHEMA, Brasil. Atualmente, além da docência nas Ciências Sociais, desempenha a função pastoral nas áreas de família, mentoria de jovens em apologética (fundamentações racionais e teológicas à fé cristã) e Ministério de Música.

Fernanda de Figueiredo Beda - Unifesp

Médica veterinária especialista em Educação Ambiental pela Unifesp.

Antonio Luis dos Santos Vieira - ITA

Area de Atuação: Empresario
Graduado em Engenharia de Mecânica Aeronáutica pelo ITA (1992). Com especialização em Negociações Internacionais, Empresário, com interesses em Filosofia, Epistemologia, e Estudos Bíblicos.

Aldrin Marshall de Toledo Rocha - UFSC

Area de Atuação: MEDICINA
Médico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) EM 1992, com Título de Especialização em Pediatria (AMB e SBP), Pós-Graduação Lato Sensu em Homeopatia (AMHMS), Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização Profissional em Medicina Bioquímica e Prática Ortomolecular (FACIS - FAPES), Pós-Graduação em Nutrologia (AMBO). Co-criador do Programa Metanoia Saúde Integral, que baseia-se nos fundamentos bíblicos de uma vida abundante corroborados pela Ciência moderna.

Aldeir Ronaldo Silva - USP

Graduação em engenharia agronômica (2016) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorando direto no programa de Pós-graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas da ESALQ/USP. Realizou estagio na Universidade Federal de Viçosa, na área de melhoramento genético do maracujazeiro, EMEPA-PB e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTsal). Possui experiencia na área de nutrição mineral de plantas, manejo do solo e água, manejo da salinidade na agricultura, fisiologia de plantas cultivadas fisiologia do estresse de plantas e neurofisiologia vegetal.

Davi Oliveira - UEPA

Químico. Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto I, vinculado ao departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (DCNA-CCSE/UEPA), credenciado como professor colaborador no Curso de Mestrado de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor e coordenador técnico de laboratórios de química do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Tem experiência na área de Produtos Naturais atuando principalmente nos seguintes temas: fitoquímica biomonitorada, controle de qualidade de fitoterápicos, sínteses orgânicas de produtos naturais.

Marcos David Muhlpointner - Mackenzie

Area de Atuação: Biologia e Teologia
Graduado em Ciências Biológicas (2002) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou seus estudos de Iniciação Científica no Depto de Anatomia da Universidade de São Paulo, no Instituto de Ciências Biomédicas e de especialização em Fisiologia Humana na Faculdade de Medicina da Fundação ABC (Santo André). Atua como professor de Ciências Naturais desde 1998 e palestrante sobre os temas Bioética, Ciência e Cosmovisão Cristã. Atualmente é aluno no Seminário Teológico Servo de Cristo, no programa de Master in Divinity (M.Div).

Joel Aparecido Passo - UFRS-UFAM

Graduado e Doutor em Química. Graduação em Quimica pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) com enfase em síntese orgânica. Tem experiência na área de Química: em indústria química, na área de educação química e tecnológica. Em síntese orgânica tem atuado principalmente nos seguintes temas - Cristal líquido, anéis heterocíclicos 2-isoxazolinicos, polímeros e copolímeros líquido-cristalinos e semissíntese de produtos naturais provenientes de plantas amazônicas. Atualmente é professor efetivo da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Vitória Aline Ihuaraqui Nogueira - UFAM

Area de Atuação: Física
Estudante de Física bacharelado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Anderson Roberto Amara Lopes - IFTO

Area de Atuação: Física
Estudante do curso de Licenciatura em Física IFTO. Organizador da Semana da Física IFTO

Jonatas Felipe Regis Bernardo - unopar

Area de Atuação: Análise e desenvolvimento de Sistemas
Análise e desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR.

Aline Geannaccini Ralho - UFABC

Estudante da Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC, Atualmente trabalha como Assistente de Diretoria em um hospital na região de São Paulo. Sua área de pesquisa é Administração Hospitalar com foco em instalações hospitalares.

Marco Antonio de Oliveira - Uniítalo

Area de Atuação: Geografia
Formado em Geografia pela UNIÍTALO.