MEMBROS DA TDI

Sérgio MAnfredini Vianna - UFPR

Area de Atuação: Medicina
Graduação em medicina na UFPR, 1973 pós graduação em ortopedia na UNIFI- Universidade de Firenze iT, 1973-1975 Título de especialista em ortopedia pela SBOT em 28 de janeiro de 1989 - TOT N° 4467 Membro titular da ABTPÉ, Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé Aprovado em Dissertação de Mestrado UFPR Responsável pelo setor de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas de Curitiba, UFPR, até 2012, quando aposentei. Vários trabalhos publicados em revistas da especialidade, sendo o último publicado em fevereiro de 2018 na Revista de Pie e Tobillo, Sulamericana

Antônio Fábio Martinelli Souza - ESTÁCIO

Area de Atuação: Instrutor de cursos
Graduando-se em Processos Gerenciais pela ESTÁCIO DE SÁ. Instrutor de Informática, Oratória e Assistente Administrativo, lecionando também em Teologia nas áreas de Hermenêutica e Apologética.

John Silva Porto - UESB

Area de Atuação: Engenharia Agronômica
Doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com pesquisas desenvolvidas na área de nutrição de plantas e biotecnologia de microrganismos aplicada a agricultura.
http://lattes.cnpq.br/9369290987628806

Yalle Cleo Chaves da Silva Faria - UCSal

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica do Salvador (2006), pós graduada em Emergência pela Universidade Castelo Branco (2011), pós graduada em Enfermagem Obstétrica pela FAMPER (2014)

Elysi Ellen Ferreira Bourguignon - UFRJ

Area de Atuação: Fonoaudiologia
Cursando fonoaudiologia na UFRJ com foco na área da linguagem humana.

Eduardo R de Queiroz A Júnior - PUC Campinas

Area de Atuação: Engenharia
Engenheiro Civil Formado pela UFPA, Graduado em Matemática pela UEPA, Pós Graduado em Docência pela UFRJ, Pós Graduado em Gestão Hídrica e Ambiental pela UFPA . MBA em Administração pela PUC Campinas.
Empresário da construção Civil.

EDNEY GONCALVES DE OLIVEIRA - REF Spatial

Area de Atuação: CTO
Professional with more than 15 years of experience in processes and development and solutions in diverse platforms, administration and optimization in databases and consumption of webservices with focus in the areas of geoscience and systems architecture. Experience and experiences in software processes such as: MPS.BR, CMMI, SCRUM and RUP. Ease of communication and teamwork. Great capacity and speed of learning, always focused on new technologies and trends consolidated in the market.

Aline Neuhauss Araújo - Ucb

Area de Atuação: Biologia
Graduada em Ciências biológicas, pela Universidade Católica de Brasília. Professora de Ciências Naturais.

Larissa dos Santos da Silva - FMU

Area de Atuação: Estudante de Enfermagem
Cursando Teologia e Enfermagem na Faculdade Metropolitana Unidas.

Marco Antonio Stanojev Pereira - UNIP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Camilo Castelo Branco (1993), Mestre (2000) e Doutor (2008) em Tecnologia Nuclear - Aplicações - pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN-USP (2008). Pós Doutor (2017) em imageamento (3D) com nêutronscpelo IPEN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: radiografia com nêutrons e tomografia com nêutrons aplicado ao estudo da preservação e restauro do patrimônio histórico e Cultural. Pesquisador Auxiliar contratado no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2009-2014), responsável pelas linhas de tomografia e radiografia com nêutrons aplicada ao estudo do Patrimônio Cultural e Áreas Tecnológicas . Também tem experiência em docência do Ensino Superior, atuando desde 2001 como professor de disciplinas pedagógicas e tecnológicas. Autor de trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, Autor de 17 Livros versando nas áreas de Ciência da Religião, Antropologia, Historiografia, Filosofia, Literatura, Literatura Infantil, Política, e Técnicos. http://lattes.cnpq.br/1653976076778811

Thiago Somolinos Soldani - UFRJ

Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Técnico em Pesca formado pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo.

Raimundo Ribeiro Passos - UFPI-UFAM

Graduado, mestre e doutor em Físico-Química. Graduação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1997), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: energia alternativa, célula a combustível, células solares e eletrocatálise. Orienta alunos de PIBIC/PIBITI/Mestrado/Doutorado.

Marcus Vinícius Alves Corrêa - UFRRJ

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1999). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. http://lattes.cnpq.br/2984126020189406

Leandro Barros - Betel

Area de Atuação: Teologia
Pastor da cidade de Sapé PB, formado em teologia pelo seminário Betel JP.

Raphael Oliveira Dantas - UFRJ

Area de Atuação: Biologia
Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Monitor de Botânica 1 (2014), monitor de Elementos de Ecologia (2014.2 2015.2), Monitor de Ecologia Geral (2015.1), Bolsista CNPQ de Iniciação Científica no laboratório de Ecotoxicologia CETEM - UFRJ (dez 2015 - Jan 2017), Aluno de Iniciação científica no Laboratório de Paleontologia CCMN - UFRJ (2017 - até hoje), Monitor na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia UFRJ (2013, 2014, 2015 e 2017).

Paulo Henrique do Nascimento - UFLA

Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras com profundo interesse em defender a TDI.

Isaias Gama Lopes - UNEB

Area de Atuação: Ciências Contábeis
Graduando em Ciências Contábeis

Thais S Eberlin - UNICAMP

Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora de Ciências no Colégio Visconde de Porto Seguro em Valinhos - SP. Especialização em neurologia do aprendizado pela UNICAMP.

Rodrigo Penna Firme Pedrosa - PUC RIO

Formado em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências Ambientais e Florestais e Ph.D. em Antropologia (Indiana University, Bloomington, USA). Através de abordagens da Antropologia Ambiental, notadamente da Ecologia Política, minhas pesquisas e ensino têm se voltado para a análise das dimensões políticas e socioculturais das mudanças ambientais ligadas à conservação e/ou degradação da natureza, do (des)envolvimento local e do combate à pobreza no meio rural. Mais recentemente tenho pesquisado as relações entre Fé, Religião e Ecologia no Brasil. Apesar dos meus interesses variados e formação também em ciências da natureza, dentro da divisão proposta pela Sociedade Brasileira de Design Inteligente, sou cada vez mais atuante na ala das implicações. Sou professor de graduação e pós-graduação do departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Sou coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da referida instituição. Também coordeno o programa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) do departamento de Geografia e Meio Ambiente (PUC RIO). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?idK4795091D2

Luciano de Medeiros Dantas - UFCG

Area de Atuação: Anatomia Vegetal
Biólogo Licenciado pelo Centro de Educação e Saúde - UFCG em Cuité-PB, atualmente professor de Biologia e Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4644408133590089

Emerson Martins - UFG

Pós-Graduações Stricto Sensu: Mestre em Geografia – Universidade Federal de Goiás. Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Pós-Graduações Lato Sensu - Educação Ambiental e Formação de Professores – PUC-GO - Estudos Socioambientais – UFG. Vinculo de pesquisa Institucional: Universidade Federal de Goiás, UFG – Instituto de pesquisas Socioambientais, IESA. Membro do Projeto de Pesquisa: Novas determinações produtivas, regionais e urbanas na área do cerrado brasileiro: uma avaliação sobre os efeitos das obras de infraestrutura rodoferroviária na integração regional - 55/2013 (Capes/Ministério da Integração), Pesquisador. Membro de Grupo de Pesquisa, Espaço, Sujeito e Existência – Projetos e Missões Nacionais e internacionais – Pesquisador. Membro do Grupo de Pesquisa, Território e Fluxos - Pesquisador.

Pitagoras Graça Martins - UFC

Area de Atuação: Ciência da Computação
Mestrado em Engenharia de Teleinformática com ênfase em sistemas distribuídos pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2006). Coordenador de Pós Graduação Latu Senso do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil (2015-atualmente).Coordenador do Curso de Redes de Computadores do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil (2015-atualmente), Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Possuo interesses nas áreas de Educação (EAD, aprendizagem cooperativa), gerência de projetos, engenharia de software, sistemas distribuídos, desenvolvimento de sistemas e educação a distância. Atuo como professor pesquisador e orientador nas áreas de educação, educação a distância, alta disponibilidade, sistemas distribuídos, e RFid e inteligência artificial, havendo orientado nessas áreas mais de 60 trabalhos de especialização.

Eduardo César Freitas da Silva Filho - UNB

Futuro universitário em Engenharia Elétrica, pesquisador autônomo nas áreas de ciência e teologia, bem como suas implicações em nosso dia a dia.

Josué Cardoso dos Santos - UNESP

Matemático e físico de formação, astrônomo por profissão, possui graduação (2012) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Física na área de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital pela mesma instituição (2014), atuando na área de astronomia dinâmica, engenharia aeroespacial e òrbitas para missões científicas ao redor de corpos celestes naturais como satélites planetárias e asteroides. Atualmente realiza os cursos de Doutorado em Física e Bacharelado em Física pela UNESP. Durante este período recebeu/recebe suporte financeiro dos seguintes orgãos: FAPESP, CNPq, CAPES e PROEX/UNESP. Têm experiência nas áreas de Dinâmica Orbital de corpos celestes naturais e artificiais, Mecânica Celeste, Estabilidade Rotacional de Satélites Artificiais, Engenharia Aeroespacial e Matematica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Missões Espaciais, Problema de Três Corpos, Perturbações Orbitais, Órbitas Congeladas, Órbitas Polares, Satélites Artificiais, Satélites Planetários, Sistemas Hamiltonianos, Força de Pressão de Radiação Solar, Força de Gradiente de Gravidade, Teoria de Perturbações. As pesquisas são realizadas junto ao Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP, campus de Guaratinguetá, do qual é membro desde Abril/2009. Ocupa desde Setembro/2013 a posição de NPoC (representante/delegado) do Brasil junto ao Space Generation Advisory Council (SGAC) in support of the United Nations programme on space applications com sede em Viena, Austria. Colaborador nas ativividades de pesquisa realizadas em nas seguintes instituições: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/SJC) e Observatório Nacional (ON/RJ).

Ednaldo Nogueira Mascarenhas - UNEB

Area de Atuação: Educação
Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se especializou também pela mesma instituição em Organização, Sistemas e Métodos e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), obteve o título de mestre em Gestão Integrada de Organizações tendo como tema de dissertação “Organizações Virtuais – um modelo emergente de organização”, onde obteve a nota máxima com Louvor. Doutorando em Administração de Organizações Complexas, pela Universidade Aberta de Lisboa em conjunto com a UNEB. Árbitro Judicial com formação e registro no Instituto Nacional de Mediação de Arbitragem. Atualmente Conselheiro Instituidor e ex-Diretor Técnico, ex-Diretor Administrativo e Financeiro e ex-Presidente da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico Social – FAPES. Membro Efetivo da Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia (FALA,BAHIA) e da Academia de Cultura da Bahia. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso na Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, Faculdade do Santíssimo Sacramento e Faculdade Estácio de Sá. Ex-Coordenador de curso de Preparação para Oficiais Superiores da Policia Militar do Estado da Bahia. Ex-Coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia-UNEB (Campus I), Palestrante sobre Organizações Virtuais nas instituições: UNEB, Faculdade Estácio de Sá e Faculdade Santíssimo Sacramento. Autor do livro editado em e-book intitulado Organizações Virtuais – um modelo de organização da pós-modernidade, publicado no próprio site:www.profednaldomascarenhas.com.br.











ATUAÇÕES PROFISSIONAIS

A. Atuou na Schlumberger Surenco S/A, subsidiária da Petrobrás, com o cargo de Computador (responsável por cálculos matemáticos baseados nas teorias e pelo sistema manual).



B: Atuou no extinto Banco do Estado da Bahia-BANEB onde procedeu o seguinte:

1 desenvolvimento, implantação e acompanhamento do Sistema de Cheque Especial- Chequemate

2 participação na equipe formada por mais 4 (quatro) componentes, do desenvolvimento, implantação e acompanhamento de todas as agências da capital do Sistema Automatizado em substituição ao sistema manual de atendimento em conta corrente, passando o Banco para aera digital.


C: Atuou na Góes-Cohabita Construções e Habitações do Nordeste como Gerente de Organização, seguido do cargo de Gerente de Recursos Humanos.


D: Atuou como Gerente de Planejamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - PRODEB, onde criou:

1 sistemas de controle de custos e receitas de projetos:

2 programas de treinamento através da área de Desenvolvimento de Pessoal
3 desenvolvedor de novas áreas de atuação com vistas ao desenvolvimento futuro da organização.


E: Atuou no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia- TJBA, em diversas áreas e diversos cargos, tendo como registros principais:

1 criação do modelo conceptual, implantação e acompanhamento, com mais três membros de equipe, do Sistema de Arrecadação das Taxas Cartorárias-DAJ, que vige até então

2 criação do modelo conceptual e elaboração da estrutura organizacional e procedimentos operacionais e sua respectiva implantação e acompanhamento dos Juizados de Pequenas Causas, hoje Juizados Especiais Cíveis

3 participação na elaboração dos procedimentos dos Juizados Especiais Criminais

4 Supervisor do Núcleo dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Interior do Estado

5 criação dos procedimentos operacionais dos Núcleos Regionais, órgãos responsáveis pelo recebimento, estocagem e distribuição de materiais para distribuição por entre as Comarcas do Interior

6 elaboração, juntamente com equipe do Tribunal de Justiça, do Manual de Procedimentos do Núcleo de Atendimento Judiciário – NAJ, com o respectivo treinamento do pessoal, implantação e acompanhamento do referido órgão

7 elaboração do projeto conceptual e da estrutura organizacional e procedimentos operacionais, com a respectiva implantação e acompanhamento da Ouvidoria Judicial.



Enquanto professor, até 2016, lecionou na graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino, as seguintes disciplinas:

1. Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia – FAEBA – Graduação
Curso de Economia
Contabilidade Geral


2. Fundação Visconde de Cairú – Graduação
Curso de Ciências Contábeis
Organização, Sistemas e Métodos


3. Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Graduação

Curso de Administração:
Organização, Sistemas e Métodos
Desenvolvimento Organizacional
Planejamento Estratégico

Curso de Ciências Contábeis:
Organização, Sistemas e Métodos

Curso de Análise de Sistemas:
Desenvolvimento Tecnológico
Organização, Sistemas e Métodos


Pós-Graduação
Curso: Gestão Publica Estadual
Desenvolvimento Tecnológico
Cultura Organizacional



4. Faculdade do Santíssimo Sacramento (Alagoinhas)
Graduação
Curso de Administração
Planejamento Estratégico
Organização, Sistemas e Métodos
Desenvolvimento Tecnológico

Curso de Análise de Sistemas
Desenvolvimento Tecnológico


Pós-Graduação
Curso: Gestão de Pessoas
Cultura Organizacional
Planejamento Estratégico

5. FTC-Faculdade de Tecnologia e Ciências – Graduação
Curso de Administração
Organização, Sistemas e Métodos


CONTATOS
Tel : 71 99637 0110
E-mail :profednaldo@gmail.com
Site : http://www.profednaldomascarenhas.com.br

Ladislau Rodrigues de Jesus - unopar

Area de Atuação: História e Teologia
Graduação em História pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR. É Pastor na cidade de Piracicaba SP.

Silvio Oscar Noguera Servin - UNICAMP

Médico. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1994), com experiência em área cirúrgica, com ênfase em cirurgia geral e plastica reparadora e estética com título de especialista pelo MEC e Conselho Nacional de Residência Médica (UNICAMP). Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Mestre em Cirurgia pela Unicamp (2006) e Doutor em cirurgia pela Unicamp (2011).

ANDRE GONÇALVES AGUIAR - CEULP/ULBRA

Cursando Bacharelado em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Palmas Tocantins.

Samuel Pinheiro Tavares - Ulbra

Area de Atuação: Teologia
Estudante de teologia na ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul.

Hulda Noemi Chambi Mamani - UNICAMP

Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Peruana Unión (1996), Mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2012). Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, principalmente nos seguintes temas: Materiais Biodegradáveis, Microencapsulação e Desidratação Osmótica.