MEMBROS DA TDI

Diogo Francisco de Campos Carvalho - Uninter

Graduado no Centro de Treinamento Biblico Rhema Brasil. Graduando em Teologia pela faculdade uninter. Graduando em enfermagem pela Uncincor - Universidade Vale do Rio Verde. Técnico em enfermagem pela escola impacto de saúde.

Luiz Fernando Lopes - UNICAMP

Químico pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Química M.B.A. Executivo International pela USP - Universidade de São Paulo / FIA-FEA Judge Inst. Management pela University of Cambridge - Inglaterra e Ecole de Management de Lyon - Lyon, França e Vanderbilt University - Owen Scholl of Business - (TN)/USA.Diretor Geral (Country Manager) atuando nos mercados de Instrumentação Analítica, Química, Petroquímica, Farmacêutica, Clínica, Alimentos e Cosméticos, no Brasil e na América do Sul em empresas líderes em seus setores como a ThermoFisher, Waters, Natura, ABB, Croda e Perkin Elmer.

Marcos N Eberlin - UNICAMP

Area de Atuação: Química e Bioquímica
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Orientou cerca de 180 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais, e seu grupo de pesquisa é um dos mais numerosos do Brasil, com cerca de 50 pesquisadores. Já publicou perto de 1000 artigos científicos (2016) com cerca de 20 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Kauana Hercule Gois - UNESPAR

Brasileira, contadora, atuante na área desde 2009, graduada pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em 2012. Curso básico em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná (IBADEP).

Tabea Cristina Janzen Geraldo de Souza - UFMS

Médica. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Residência médica em otorrinolaringologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Título de especialista da ABORL (2009).Tem experiência em atendimento clínico e cirúrgico otorrinolaringológico, infantil e adulto.

Luciano Sobreira Amui - UNITRI

Area de Atuação: Direito
Advogado. Especialista em direito tributário pelo IBET-PUCSP. Especialista em direito público pelo IEPC-PUCGO. Docente universitário. Inconformado com a necessidade das pessoas buscarem outras explicações para aquilo que é evidente e cristalino.

Pedro Junior Ribeiro Machado - UFMS

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, formação em licenciatura. Trabalhos em escolas públicas com o PIBID e trabalhos com pesquisa na área de botânica.

Eduardo Meurer - UEM-UNICAMP

Químico, graduado pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Química pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Doutor em Química Analítica pela Purdue University (USA). Docente no mestrado de Ciências Médicas da Universidade São Francisco – USF. Diretor Científico e Coordenador de Bioequivalência no Labmass Laboratory, pesquisador responsável PIPE-Fapesp-Labmass, em colaboração com o Instituto de Química da UNICAMP e projetos de Metabolômica, Proteômica, Fármacos, Newborn Screening no CIPOI/Unicamp. Tem vasta experiência na área de Química com interface com a Medicina e Bioquímica, com ênfase em técnicas Modernas em Espectrometria de Massas, atuando principalmente em LC-MS/MS e LC-HRMS em matrizes biológicas, com aproximadamente 50 artigos publicados. Consultor do CIPOI - FCM – UNICAMP em análises clínicas

Andre Kuhl - UDESC

Graduação em Engenharia Mecânica (2011) e Mestrado em Engenharia Mecânica (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Têm experiência na área de projetos e modelamento de polímeros com ênfase em simulação numérica em elementos finitos. Foi pesquisador na empresa Vettore com o objetivo de modelar o comportamento viscoelastoplástico não linear de tubulações de polietileno de alta densidade (PEAD). Também, lecionou no Instituto Federal de Santa Catarina nos cursos técnico em mecânica e superior em tecnologia em mecatrônica industrial.

David Gabriel de Barros Franco - PUC-PR

Engenheiro de Produção (2008/2012) e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (2013/2015) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (2015/2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, subáreas: Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Produtivos (software ARENA) Processos Decisórios Análise e Previsão de Séries Temporais Sistemas Inteligentes (Redes Neurais Artificiais) Programação Matemática e Otimização (Programação Linear, Inteira, Mista e Não-Linear Otimização Global: Algoritmos Genéticos, Simulated Annealing, Busca Tabu, Direct Search, Multiobjective Optimization, Swarm Optimization, entre outras técnicas) e Mineração de Dados (Data Mining e Big Data). Especialista no software MATLAB.

Rosângela Guimarães Flores - Unipampa

Area de Atuação: Ciências de Alimentos
Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pampa. Durante o curso trabalhou em pesquisas com alimentos de origem animal e levantamento de dados sobre o consumo de leite. Fez estágio em análises de alimentos, realizado no Laboratório de Análises Físico-Química de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina na cidade de Florianópolis-SC.

Cleiton de Lima Ricardo - UFPE

Area de Atuação: Matemática e Teologia
Graduação (2012) e Mestrado (2014) em Matemática pela UFPB. Bacharel em Teologia pelo Seminário teológico evangélico da Paraíba (STEP-JUVEP ) e atualmente é doutorando em matemática pela universidade federal de Pernambuco, onde também é parte do quadro de professores efetivos.

Eduardo Cláudio Sá dos Santos - UERJ

Area de Atuação: Engenharia Química
Graduado em Engenharia Química (1994) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ pós-graduado em Administração Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (1999) e mestrando em Finanças: Controladoria e Auditoria (2004) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi.

Ricardo Yuiti Tota Honda - Unisanta

Graduando em Engenharia mecânica pela UNISANTA. Experiência em liderança de equipes, montagem, desmontagem e fabricação. Conhecimentos de cálculos em projetos, elaboração de catálogos técnicos testes de resistência em máquinas e equipamentos, leitura e interpretação de desenhos técnicos, medição, alinhamento, nivelamento e ajustes em equipamentos.

Cristina Teixeira dos Santos - UPM

Especialização em Six Sigma e Lean Six Sigma - Black Belt pela Werkema Consultoria, Pós Graduada em Controladoria na Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado, Graduada em Tecnologia de Sistemas da Informação na Universidade São Marcos e Graduando em Bacharel em Teologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora da Kurse (Cursos EAD) e da Neural Consulting - Consultoria de Negócios e Processos Empresariais, Estudante de Inteligência Artificial e Algorítimos e Industria 4.0.

Heider Rodrigo Ferreira Silva - UFV

Possui graduação em Agronomia pelo Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária (2012), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa UFV (2014) e atualmente doutorando pela mesma instituição. Desenvolvendo trabalhos na área de Nutrição Mineral de Plantas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em disgnóstico do estado de nitrogênio.

Camila Silva Lima - Ifce

É estudante de tecnologia em alimentos no instituto federal do Ceará (IFCE), já foi estágia na CBL alimentos e na calian consultoria e atualmente é bolsista de pesquisa no IFCE.

Marcio Fraiberg Machado - PUC-RS

Doutor em Educação pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS. Pós-graduado em Biotecnologia pela UFLA-MG (Universidade Federal de Lavras). Graduado em História pela UFSC-SC (Universidade Federal de Santa Catarina) e em Biologia pela UNOESTE-SP (Universidade do Oeste Paulista). Autor de livros didáticos de Ciências para o Fundamental II e Biologia (EM) pela CPB (Casa Publicadora Brasileira). Autor de livros nas áreas de Educação e ganhador do prêmio Certificate of award - Project, pela The American Psychological Association. Capacitador para a área de Ciências Naturais e Biologia para a Educação Adventista. Professor de Ciências Biológicas aplicadas à Enfermagem no IAP-Faculdade
Coordenador de grupos de pesquisa em Educação, Ciência, Sociedade, Cultura e Religião.

Thalita rangueri de barros - Unesp

Area de Atuação: Engenharia ambiental
Formada em engenharia ambiental em 2013 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), ingressou em mestrado em 2014 na Unicamp como aluno especial - interrompido. Pôs graduação em ADM estratégica pela FIA- USP. Durante o período acadêmico, atuou por 4,5 anos em pesquisas sobre rejeitos reinseridos na cadeia de produção, como forma alternativa para reduzir os contaminantes das indústrias. Quer contribuir com debates que reúnam os conceitos e lógicas aprendidos no meio acadêmico, com o entendimento mais completo sobre a inteligência de criação para todas as coisas.

Wender Alves da Silva - UnB

Químico, bacharel pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre e Doutor em Química Orgânica (UnB). Estágio de doutorado na Universidad de Talca - Chile. Professor Doutor e pesquisador do Instituto de Química, UnB - LaPSCA – Laboratório de Planejamento e Síntese de Compostos Ativos. Desenvolve pesquisas em Síntese Orgânica, Imunossupressores, Drug Design e Modelagem Molecular, Espectroscopia de Massas, Síntese de Alcaloides, Peptoides, Micro-ondas, Reações Multicomponentes. Diversas publicações em periódicos internacionais.

Gislaine Alves da Paz - FNC

Possui graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Nossa Cidade (2015). Semi- finalista da Olimpíada Nacional de História do Brasil ( 8º ONHB- 2011)- Unicamp. Escritora cristã. Blogueira. Graduanda em Bacharel de curso livre de Teologia pelo Instituto Teológico Navarro.

Marcos Romano - UNICAMP

Médico-psiquiatra pela UNICAMP, ex-professor de Psiquiatria da PUC-Campinas, especialista em Dependência Química pela UNIFESP/EPM, com artigos publicados na área de Políticas Públicas para Álcool e Drogas. É psiquiatra clínico há vinte anos, e é um dos primeiros especialistas do Brasil em diagnosticar e tratar o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) em adultos, tendo recebido formação em TDAH em cursos com especialistas dos EUA, e no Brasil. Frequentemente é convidado a palestrar e fornecer treinamento a colegas médicos sobre TDAH. É autor de capítulos nos livros: Aconselhamento em Dependência Química (Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira - São Paulo : Roca, 2004), e TDAH [transtorno do deficit de atenção/hiperatividade] e ao longo da vida (Mario Rodrigues Louzã Neto e colaboradores. - Porto Alegre : Artmed, 2010).

JOSE ABRAMO MARCHESE - UTFPR

Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 1994. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo em 1992, tornou-se especialista em Ecofisiologia de Trigo pelo INTA/CIMMYT (Argentina), com bolsa do International Fund for Agricultural Development, IFAD, Itália, em 1993. Concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na UNICAMP em 1999, e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela UNESP (Botucatu), em 2006. Durante o ano de 2005, cursou doutoramento sanduíche com bolsa do CNPq no Natural Products Utilization Research/USDA e National Center for Natural Products Research/OLEMISS (USA). Em 2001, foi professor visitante na Purdue University (USA). Cursou pós-doutorado no Agriculture Research Organization, State of Israel, em fisiologia molecular de metabólitos especializados/secundários (terpenos) (2012-2013). Foi membro da American Society of Plant Biologists, International Society for Horticultural Science e Associação Brasileira de Horticultura. Atualmente, é membro ativo da Society for Experimental Biology e da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, pela qual presidiu o XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e 1ª Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas, realizados em Foz do Iguaçú, de 28/09 a 02/10 de 2015. É responsável pelas disciplinas de "Fisiologia de Plantas Cultivadas I" e "Metabolismo Secundário e Defesa Vegetal" nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Agronomia (PPGAG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e "Bioquímica e Fisiologia do Estresse" no PPGAG - Irrigação e Drenagem da UNESP de Botucatu-SP. Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na UTFPR, também foi membro titular do Conselho Departamental de Ciências Agrárias membro do Colegiado do Curso de Agronomia membro titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e membro suplente do Conselho Universitário da UTFPR. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR e da UNESP em Botucatu-SP. É avaliador institucional e de cursos do INEP/SESu/MEC (não está atuando). Colabora como editor associado da Revista Brasileira de Plantas Medicinais e Referee das revistas Photosynthetica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Ciência Rural, Horticultura Brasileira, Horticultura Argentina, Industrial Crops and Products, entre outras. Investiga nas áreas de ecofisiologia de plantas (fotossíntese relações hídricas fisiologia da floração, fisiologia do estresse), fisiologia molecular, indução de resistência em plantas e prospecção de moléculas bioativas (metabólitos especializados). Especialista em Design Inteligente em Ciências naturais pelo Discovery Institute - Seattle, WA, USA (CSC Seminar on Intelligent Design in the Natural Sciences - 2016). Cursou Teologia, nível básico, pela ETM - Escola de Treinamento Ministerial - 2011.

SILDENIR ALVES RIBEIRO - UFRJ

Area de Atuação: Ciência da Computação
Professor de informática e computação no CEFET/RJ. Cursos de Automação Industrial, Sistemas de Informação e Engenharia Eletronica. Possui graduação em Ciência da Computação pela UNIC - Universida de de Cuiabá. É especialista em administração de sistemas pela UFLA - Universidade de Lavras. Possui mestrado em Informática pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Possui doutorado pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em engenharia de softwate, processo de software, desenvolvimento de software, governança de TI e aqnális e modelagem de sistemas.

sodre neto - unasp

Formado em Teologia pelo UNASP. Pós-graduação ciência da religião. Cursou várias disciplinas de geologia e paleontologia. Ampla experiência em apologética científica.

Rosane Sousa de Andrade - UFRN

Area de Atuação: Enfermagem
Enfermeira graduada pela Universidade Fedetal do RN com especialização lato sensu em saúde pública pela FACISA/PB e Estomaterapia pela USP/SP. Mestrado acadêmico pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRN.

Aparecida Penha Silva - Puc-sp

Bacharel e Licenciada em Ciências com habilitação em Química ( UNG - 1991). Especialização Latu Sensu em Química- Enzimas Imobilizadas ( Unicastelo- 1996). Especialização em Impactos Ambientais em Áreas Urbanas ( USP- 2006). Mestre em História da Ciência- Aspectos do trabalho de Marie Curie ( PUC-SP)

Luan Augusto Silva Bueno - USF

Area de Atuação: Engenharia Química
Cursando engenharia química e buscando na ciência a verdadeira prova para expressão de sua fé.

ALEXANDRE HENRIQUE RIBAS - CuFAG

Area de Atuação: Engenharia Elétrica
Graduando em Engenharia Elétrica (2015) pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz em Cascavel PR, Auto didata em Física e Matemática (2013).

Ruana Silva - FAI

Graduando em História pela FAI (Faculdade de Itaituba), PA.