MEMBROS DA TDI

Iodoly Martins da Silva - UFRO

Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UFRO) e Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Unigran MS.

Heberth Batista Ventura - IPC

• Bacharelando em Teologia Avançada pelo Instituto Pietista de Cultura ( Centro de Estudos Teológicos e de Ciências Humanas)

Almir dos Santos Trindade - UFOP

Engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1989 e Pós Graduado (Latu Senso) em Engenharia Sanitária e Ambiental pela PUC-MG.Diretor das empresas do Grupo Antares Reciclagem.

Fernando Szarnobay Canutto - Mackenzie

Bacharel em Direito (2009) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com cursos pós graduação em Direito Societário na FGV/SP, Operações de M&A no CEU/SP, Direito Societário e Operações de M&A nos EUA NA Vanderbilt University/TN e Direito Corporativo no IBMEC/RJ.


Alison Nascimento Farias - Unesp

Area de Atuação: Educação e Educação Física
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio do Ceará (2009).Com Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2012). Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho ( UNESP-RIO CLARO). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF/UNESP). Professor Efetivo da secretaria municipal de Maracanaú/CE.

Manuel Minteguiaga - UdelaR

Químico e Licenciado em Química pela Universidade da República (UdelaR, Uruguai) com período sanduíche na UNESP (São José do Rio Preto, SP). Doutorando na área de Química de Produtos Naturais na UdelaR con períodos sanduíches na PUCRS (Porto Alegre, RS), UNT (Tucumán, Argentina) e UNNE (Corrientes, Argentina). Encarregado técnico da Plataforma Analítica de Cromatografía Gasosa-Espectrometria de Massas (GC-MS) no Instituto de Investigaciones Biológicas ´Clemente Estable´ e docente G1 do Departamento de Química Orgânica da UdelaR (Montevideo, Uruguai). É autor de 8 artigos em publicações internacionais e mais de 30 apresentações em congressos.

Eduardo Morgado Schmidt - UNICENTRO

Graduado em química pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2008), atuou como professor e laboratorista da Faculdade Guairacá - PR (2009). Mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2011). Certificado como Exactive Series Installer-Orbitrap, ThermoFisher Scientific-Bremen Alemanha (2014). É doutorando pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente atua como químico de aplicação do setor de pós vendas da empresa Nova Analítica LTDA.

Marcos roberto galvão batista - UNESA

Graduando em Direito na Universidade Estacio de Sá , UNESA. Auto-ditata nos campos na filosofia e matematica , e defensor da teoria do design inteligente no campo academico.

Enrique Viana Arce - Fatec

Area de Atuação: História e Filosofia
Bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1986), Mestrado em Integração da América Latina pelo PROLAM da Universidade de São Paulo (1993) , Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professor Pleno II, da Faculdade de Tecnologia de Americana, Fatec - AM, nas áreas de, Sociedade,Tecnologia e Inovação, Sociologia das Organizações e Metodologia Científica. Professor Pesquisador em Regime de Jornada Integral (RJI) da Faculdade de Tecnologia de Americana, nos campos da Ética, Filosofia da tecnologia, Tecnologia social, Agroecologia, Empreendedorismo social, Gestão comunitária e Logística reversa. http://lattes.cnpq.br/5396861379744044

Esequias dos Santos Sousa - iteba

Professor. Doutorado em Psicanálise Clinica, Mestre em Teologia com Especialização em Filosofia. Licenciado em Filosofia. Formação em Psicanálise Clinica e Bacharel em Teologia.
J´a atuou como Avaliador INEP/MEC, no Centro Evangélico Universitário Faculdade Isaac Newton, Seminario Batista da Bahia e Escola Superior de Teologia. Foi COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO e
COORDENADOR DE PESQUISA E EXTENSÃO.


Marcelo Alves Vargas - FURG

Biólogo, licenciado e bacharel formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em Ciências Fisiológicas, também formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e doutor em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e atua nas disciplinas de Biologia Celular, Embriologia e Histologia em diferentes cursos. Sua linha de pesquisa envolve os efeitos da radiação UV no sistema visual e a ação fotodinâmica de HPAs induzidos pela radiação UV nos animais.

Rivanildo João da Silva - Unasp

Estudou teologia na instituição de ensino UNASP - Universidade Adventista de São Paulo, Estudou Arqueologia na Faculdade e Seminário Teológico Nacional "EAD" em Minas.

Leonardo da Silva - PUC Minas

Area de Atuação: Ciências Contábeis
Formado em Ciências Contábeis pela PUC Minas. Especialização pela PUC Minas.

Mauricio Belarmino de Oliveira - STHG

Area de Atuação: Teologia
Estuda Teologia no Seminário Teológico Harland Graham.

JOANNES PAULO PEREIRA - UPE

Area de Atuação: Tecnologia da Informação
Graduado em Tecnologia da Informação, Graduando em Administração de Empresa, Graduando em Teologia, Pós Graduado em Gestão de Saúde, e MBA em Controladoria. Atua na área de Tecnologia da Informação e Tecnologia Embarcada em equipamentos médicos e cirurgico.

Cristina Beloni Alencar - USP

Jornalista, bacharel em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu, pós graduada em Comunicação Empresarial pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, iniciação científica na USP - ECA, Escola de Comunicação e Artes, pelo CEBELA (Centro de Estudos Latinos Americanos), pesquisadora associada ao ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e ao FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, Teóloga pela Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil. Formada em teologia pelo Instituto Betel, bacharel em Teologia com ênfase em Arqueologia Bíblica, pelo Instituto Gamaliel. Foi coordenadora de redação da Revista Eclésia e trabalha hoje para uma ONG internacional que estende a mão aos cristãos perseguidos. Atualmente é mestrando em Missões Transculturais. Iniciou suas pesquisas bíblicas assim que se converteu ao Cristianismo. É autora do livro Derrubando Mitos - Jornalismo Investigativo Bíblico (Gênesis).

Virgínia Toni Duarte - Mackenzie

Area de Atuação: Química
Técnica em química (2014) pela Escola SENAI Mario Amato e Licenciada em química (2017) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente estudante de bacharel em química com atribuições tecnológicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Flavio Sequeira Fernandes - UFRJ

Graduado em Ciências Biológicas pela Federação das Faculdades Celso Lisboa -Rj Mestrado em Zoologia (tese em taxonomia de peixes) pela UFRJ - Museu Nacional do RJ (2008) Especialização em Planejamento Ambiental - Educaçao Ambiental pela UFF (1991)

Gabriella de Almeida Oliveira Evangelista - UFBA

Area de Atuação: Farmácia e Bioquímica
Formada na Universidade Federal da Bahia no curso de Farmácia, com especialização em Bioquímica, mestranda em Biotecnologia em fase final pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuando atualmente na área de análises laboratoriais como servidora pública estadual concursada no Instituto Couto Maia, especializado em infectologia. Anteriormente atuou como Bioquímica supervisora técnica e de atendimento no Laboratório LEME, Como também pela Fundação José Silveira (Hospital Santo Amaro) e IBIT( especializado em tuberculose). Iniciou na profissão de Bioquímica no Laboratório Spalazanni e posteriormente no laboratório Labaclen ( atual Sabin). Ampla experiência laboratorial nos setores de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Uroanálise, além de atuar como auditora de qualidade com Certificação ISO 9001 e PALC.

Marcos N Eberlin - MACKENZIE, PURDUE e UNICAMP

Area de Atuação: Química e Bioquímica
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Foi professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordenou por 25 anos o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). Hojé é docente e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordena o Núcleo de Pesquisas Mackenzie em ciência, Fé e Sociedade - Discovery Mackenzie. É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi também vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Já orientou cerca de 200 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais. Já publicou perto de 1000 artigos científicos (2018) com cerca de 20 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. É autor do livro Fomos Planejados: A Maior Descoberta Científica de Todos os Tempos, lançado em 2018 pela Editora Mackenzie. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Vívian Franceschini dos Santos - UNIP

Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Paulista – UNIP – Campinas. Estágio no Setor de Fisiologia Vegetal – Departamento de Biologia Vegetal – Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas.

Gabriel Barbosa - UFBA

Area de Atuação: Filosofia
Graduando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com superior incompleto em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado.

AIRTON FERREIRA DE ALMEIDA - ufrn

Area de Atuação: ciência e tecnologia
Teólogo formado e cursando ciência e tecnologia na UFRN. Líder de projeto em escola onde é fomentado o livre pensar sobre ciência e fé.

Elton Fernandes dos Santos - UNEMAT

Area de Atuação: Engenharia Elétrica
Graduando em engenharia elétrica pela pela Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (2014/2). atualmente é pesquisador na área de inteligência artificial e aprendizado de máquinas.

Clarissa Luiza Justino de Lima - TU Delft - Holanda

Tecnóloga em Telecomunicações pela UNICAMP (2011), Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela UNIFAL-MG (2014). Atualmente doutoranda em Engenharia Civil pela Delft University of Technology, na Holanda.

Luciano Vieira de Gois - Luís Rosa

Graduado em Gestão em Logística pela Faculdade Prof Luís Rosa em Jundiaí - São Paulo ( 2009 ). Autodidata em Teologia, filosofia, astronomia e história do pensamento cristão.

RICARDO SOARES MORAES - UFAL

Area de Atuação: Jurídica
Graduado em Direito pela UFAL 2003, Advogado desde 2004, Conselheiro Seccional da OAB/AL 2015-2018/2019-2021. Conheci efetivamente a TDI em 2016, no evento do Consciência Cristã, em Campina Grande/PB. Desde então, tenho me interessado pelo tema adquirindo literatura, estudando e sempre que possível assistindo palestras e fazendo cursos.

Benedito Guimarães Aguiar Neto - MACKENZIE

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1982), doutorado em Engenharia Elétrica pela Technische Universität Berlin, Alemanha (1987) e pós-doutorado pela University of Washington, EUA (2008). É Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UFPB de 1989 a 1993 e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB e UFCG de 1997 a 2005. Atualmente é Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, atuando nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Foi Tutor do Grupo PET do Curso de Engenharia Elétrica de 1992 a 2006 e editor da Revista de Ensino de Engenharia da ABENGE, de 1999 a 2004 e Presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e do Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. É membro da Comissão Assessora do ENADE (Engenharias-Grupo II), membro da Comissão de Especialistas de Engenharia MEC/CONFEA, Avaliador Institucional do INEP. É membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, desde março de 2011. É ainda Presidente do Conselho Fiscal do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e Presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, Vice-Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e Diretor Acadêmico da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Doutor Honoris Causa (2013) pelo Gondon College, USA ; Professor Emérito da Universidade Federal de Campina Grande (2013), Cidadão Campinense outorgado pela Câmara Municipal de Campina Grande, Estado da Paraíba. Suas áreas de interesse incluem: Codificação de Voz, Reconhecimento de Fala e de Locutor, Análise, Modelagem e Classificação de Vozes Patológicas, Melhoramento de Voz Degradada por Ruído Acústico e Educação em Engenharia.

Valdir Lage - USU

Area de Atuação: Biologia e Ambiental
Formado em biologia pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, em 1978, com pós graduação na área de controle ambiental pela Universidade Técnica de Dresden, Alemanha.
Foco nas áreas de controle ambiental, saúde e segurança e desenvolvimento de projetos diversos de preservação e conservação ambiental.
Grande interesse em avançar em conhecimentos específicos referentes à origem do universo e do homem como possível resultado da criação, seja esta divina ou mesmo a partir de outros indivíduos.

Claumir Gomes de Sousa - UNINASSAU

Area de Atuação: Teologia e Psicologia
Bacharelado em Teologia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2015), bacharelando em Psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau (2021).
CV: http://lattes.cnpq.br/2970212719082596