MEMBROS DA TDI

Paulo Henrique do Nascimento - UFLA

Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras com profundo interesse em defender a TDI.

Isaias Gama Lopes - UNEB

Area de Atuação: Ciências Contábeis
Graduando em Ciências Contábeis

Thais S Eberlin - UNICAMP

Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora de Ciências no Colégio Visconde de Porto Seguro em Valinhos - SP. Especialização em neurologia do aprendizado pela UNICAMP.

Lorena Gonçalves Barbosa - FAM

Sou estudante de Enfermagem na Faculdade das Américas.

Luciano de Medeiros Dantas - UFCG

Area de Atuação: Anatomia Vegetal
Biólogo Licenciado pelo Centro de Educação e Saúde - UFCG em Cuité-PB, atualmente professor de Biologia e Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4644408133590089

Thiago Pessoa - UFPE

Graduado em Ciência da Computação (2012) e pós graduado em Gestão de Projetos - GTI pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando em BPM pelo Centro de Informatica (CIN-UFPE). Gerente de Projetos de TI e membro do PMI (Project Management Institute).

Pitagoras Graça Martins - UFC

Area de Atuação: Ciência da Computação
Mestrado em Engenharia de Teleinformática com ênfase em sistemas distribuídos pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2006). Coordenador de Pós Graduação Latu Senso do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil (2015-atualmente).Coordenador do Curso de Redes de Computadores do Centro Universitário Estácio do Ceará, Brasil (2015-atualmente), Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Possuo interesses nas áreas de Educação (EAD, aprendizagem cooperativa), gerência de projetos, engenharia de software, sistemas distribuídos, desenvolvimento de sistemas e educação a distância. Atuo como professor pesquisador e orientador nas áreas de educação, educação a distância, alta disponibilidade, sistemas distribuídos, e RFid e inteligência artificial, havendo orientado nessas áreas mais de 60 trabalhos de especialização.

Isaias Maia Ramos - UEPG

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ( 2017 - andamento). Professor licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Exerceu atividade como bolsista: - Apoio Técnico (FUNCAP) no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2016). - Iniciação Científica (IC-CAPES) (2013-2016): Observatório da Educação (OBEDUC/UECE/UFOP/UNIFESP) (2013-2016) - Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES): Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) (2012-2013) Experiência profissional: Técnico de Laboratório de Imunohistoquímica (Patologia/Oncologia) (2009-2012).
Áreas de interesse: Artes e Ciências Formação de Professores Ensino de Ciências e Biologia Práticas Educativas em Saúde Educação Inclusiva (LIBRAS)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6226024667935664

Josué Cardoso dos Santos - UNESP

Matemático e físico de formação, astrônomo por profissão, possui graduação (2012) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Física na área de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital pela mesma instituição (2014), atuando na área de astronomia dinâmica, engenharia aeroespacial e òrbitas para missões científicas ao redor de corpos celestes naturais como satélites planetárias e asteroides. Atualmente realiza os cursos de Doutorado em Física e Bacharelado em Física pela UNESP. Durante este período recebeu/recebe suporte financeiro dos seguintes orgãos: FAPESP, CNPq, CAPES e PROEX/UNESP. Têm experiência nas áreas de Dinâmica Orbital de corpos celestes naturais e artificiais, Mecânica Celeste, Estabilidade Rotacional de Satélites Artificiais, Engenharia Aeroespacial e Matematica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Missões Espaciais, Problema de Três Corpos, Perturbações Orbitais, Órbitas Congeladas, Órbitas Polares, Satélites Artificiais, Satélites Planetários, Sistemas Hamiltonianos, Força de Pressão de Radiação Solar, Força de Gradiente de Gravidade, Teoria de Perturbações. As pesquisas são realizadas junto ao Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP, campus de Guaratinguetá, do qual é membro desde Abril/2009. Ocupa desde Setembro/2013 a posição de NPoC (representante/delegado) do Brasil junto ao Space Generation Advisory Council (SGAC) in support of the United Nations programme on space applications com sede em Viena, Austria. Colaborador nas ativividades de pesquisa realizadas em nas seguintes instituições: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/SJC) e Observatório Nacional (ON/RJ).

Ednaldo Nogueira Mascarenhas - UNEB

Area de Atuação: Educação
Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se especializou também pela mesma instituição em Organização, Sistemas e Métodos e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), obteve o título de mestre em Gestão Integrada de Organizações tendo como tema de dissertação “Organizações Virtuais – um modelo emergente de organização”, onde obteve a nota máxima com Louvor. Doutorando em Administração de Organizações Complexas, pela Universidade Aberta de Lisboa em conjunto com a UNEB. Árbitro Judicial com formação e registro no Instituto Nacional de Mediação de Arbitragem. Atualmente Conselheiro Instituidor e ex-Diretor Técnico, ex-Diretor Administrativo e Financeiro e ex-Presidente da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico Social – FAPES. Membro Efetivo da Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia (FALA,BAHIA) e da Academia de Cultura da Bahia. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso na Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, Faculdade do Santíssimo Sacramento e Faculdade Estácio de Sá. Ex-Coordenador de curso de Preparação para Oficiais Superiores da Policia Militar do Estado da Bahia. Ex-Coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia-UNEB (Campus I), Palestrante sobre Organizações Virtuais nas instituições: UNEB, Faculdade Estácio de Sá e Faculdade Santíssimo Sacramento. Autor do livro editado em e-book intitulado Organizações Virtuais – um modelo de organização da pós-modernidade, publicado no próprio site:www.profednaldomascarenhas.com.br.











ATUAÇÕES PROFISSIONAIS

A. Atuou na Schlumberger Surenco S/A, subsidiária da Petrobrás, com o cargo de Computador (responsável por cálculos matemáticos baseados nas teorias e pelo sistema manual).



B: Atuou no extinto Banco do Estado da Bahia-BANEB onde procedeu o seguinte:

1 desenvolvimento, implantação e acompanhamento do Sistema de Cheque Especial- Chequemate

2 participação na equipe formada por mais 4 (quatro) componentes, do desenvolvimento, implantação e acompanhamento de todas as agências da capital do Sistema Automatizado em substituição ao sistema manual de atendimento em conta corrente, passando o Banco para aera digital.


C: Atuou na Góes-Cohabita Construções e Habitações do Nordeste como Gerente de Organização, seguido do cargo de Gerente de Recursos Humanos.


D: Atuou como Gerente de Planejamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia - PRODEB, onde criou:

1 sistemas de controle de custos e receitas de projetos:

2 programas de treinamento através da área de Desenvolvimento de Pessoal
3 desenvolvedor de novas áreas de atuação com vistas ao desenvolvimento futuro da organização.


E: Atuou no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia- TJBA, em diversas áreas e diversos cargos, tendo como registros principais:

1 criação do modelo conceptual, implantação e acompanhamento, com mais três membros de equipe, do Sistema de Arrecadação das Taxas Cartorárias-DAJ, que vige até então

2 criação do modelo conceptual e elaboração da estrutura organizacional e procedimentos operacionais e sua respectiva implantação e acompanhamento dos Juizados de Pequenas Causas, hoje Juizados Especiais Cíveis

3 participação na elaboração dos procedimentos dos Juizados Especiais Criminais

4 Supervisor do Núcleo dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Interior do Estado

5 criação dos procedimentos operacionais dos Núcleos Regionais, órgãos responsáveis pelo recebimento, estocagem e distribuição de materiais para distribuição por entre as Comarcas do Interior

6 elaboração, juntamente com equipe do Tribunal de Justiça, do Manual de Procedimentos do Núcleo de Atendimento Judiciário – NAJ, com o respectivo treinamento do pessoal, implantação e acompanhamento do referido órgão

7 elaboração do projeto conceptual e da estrutura organizacional e procedimentos operacionais, com a respectiva implantação e acompanhamento da Ouvidoria Judicial.



Enquanto professor, até 2016, lecionou na graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino, as seguintes disciplinas:

1. Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia – FAEBA – Graduação
Curso de Economia
Contabilidade Geral


2. Fundação Visconde de Cairú – Graduação
Curso de Ciências Contábeis
Organização, Sistemas e Métodos


3. Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Graduação

Curso de Administração:
Organização, Sistemas e Métodos
Desenvolvimento Organizacional
Planejamento Estratégico

Curso de Ciências Contábeis:
Organização, Sistemas e Métodos

Curso de Análise de Sistemas:
Desenvolvimento Tecnológico
Organização, Sistemas e Métodos


Pós-Graduação
Curso: Gestão Publica Estadual
Desenvolvimento Tecnológico
Cultura Organizacional



4. Faculdade do Santíssimo Sacramento (Alagoinhas)
Graduação
Curso de Administração
Planejamento Estratégico
Organização, Sistemas e Métodos
Desenvolvimento Tecnológico

Curso de Análise de Sistemas
Desenvolvimento Tecnológico


Pós-Graduação
Curso: Gestão de Pessoas
Cultura Organizacional
Planejamento Estratégico

5. FTC-Faculdade de Tecnologia e Ciências – Graduação
Curso de Administração
Organização, Sistemas e Métodos


CONTATOS
Tel : 71 99637 0110
E-mail :profednaldo@gmail.com
Site : http://www.profednaldomascarenhas.com.br

Ladislau Rodrigues de Jesus - unopar

Area de Atuação: História e Teologia
Graduação em História pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR. É Pastor na cidade de Piracicaba SP.

Silvio Oscar Noguera Servin - UNICAMP

Médico. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1994), com experiência em área cirúrgica, com ênfase em cirurgia geral e plastica reparadora e estética com título de especialista pelo MEC e Conselho Nacional de Residência Médica (UNICAMP). Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Mestre em Cirurgia pela Unicamp (2006) e Doutor em cirurgia pela Unicamp (2011).

ANDRE GONÇALVES AGUIAR - CEULP/ULBRA

Cursando Bacharelado em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Palmas Tocantins.

Samuel Pinheiro Tavares - Ulbra

Area de Atuação: Teologia
Estudante de teologia na ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul.

Hulda Noemi Chambi Mamani - UNICAMP

Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Peruana Unión (1996), Mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Pós-doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2012). Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, principalmente nos seguintes temas: Materiais Biodegradáveis, Microencapsulação e Desidratação Osmótica.

Willian Henrique Vilela Casa Grandi - Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Area de Atuação: Economia
Cursando Economia, mas tenho uma grande paixão pela ciência.

FÁBIO DIAS CARNEIRO - UGF

Area de Atuação: Tecnologia da Informação
Bacharel em Ciência da Computação pela UGF e pós-graduado em Banco de Dados pela PUC-RIO. Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação pela DATAPREV.

Andréia de Melo Porcari - UNICAMP

Graduada e mestre em Química pela UNICAMP. Atualmente Doutoranda em Química Analítica na Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Química pela UNICAMP (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica. Atuou profissionalmente em desenvolvimento e validação de métodos analíticos na indústria Farmacêutica. Seu interesse em pesquisa engloba áreas como o desenvolvimento de métodos bioanalíticos por LC-MS/MS, a utilização de técnicas de ambient MS para caracterização de amostras biológicas e o desenvolvimento de metodologias de análise de lipídios.

Sérgio Geremias de Santana - FACOL

Area de Atuação: Educação e Saúde
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana-PE. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FACOL e Bel. em Teologia pela ESTEADEB. Escritor de três livros ainda não publicados e declarado amante das Artes, da Ciência e da Teologia.

Paulo Ricardo - Unopar

Area de Atuação: Educação Física
Cursando educação fisica pela unopar. Estudo autodidata inglês, teologia, filosofia e biologia.

José Antenor Stockmann Cotrim - Famerp

Area de Atuação: Medicina
Médico, diretor clínico da UBS em Bofete SP, especialidade em Urologia e cirurgia geral, filiado a SBU

Felipe Moreira De Almeida - FESB

Area de Atuação: Biologia
Graduando em Ciências Biológicas,Alvo profissional é buscar ser influência, defendendo a TDI e promovendo o seu debate frente a TE.

Pedro Henrique Cruzeiro Rabelo - FGV

Area de Atuação: Administração
Graduado em Administração (2011) pela Universidade FUMEC e MBA em Mercado de Capitais (2013) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV . Se especializou no comportamento das pessoas em diferentes cenários econômico. Possui uma empresa de educação financeira - WM Manhattan. Um curioso sobre a Teologia à partir da visão espírita e a formação do Universo e os fractais em todo o sistema infinito.

Edmilson Lima - UFPR

Area de Atuação: Engenharia Mecânica e de Produção
Mestre em Engenharia Mecânica diplomado pela UFPR. Consultor e professor universitário nas áreas de Engenharia de Produção e afins. Vivência Profissional em Pesquisa de Desenvolvimento de Produtos e Processos. Projetos e Treinamento Corporativo para Electrolux, Wal-Mart Brasil, Rede Globo. Coordenador Industrial na Pro Ensino Brasil.

Sófocles Rondinelli - IFRN

Pastor, músico e graduando de licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Adriene Kelly Gois Oliveira - UERN

Area de Atuação: Química
Graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e mestranda em Ciências Naturais. também na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
http://lattes.cnpq.br/6774150052615032

Rubens Dantas Cartaxo - UFRN

Area de Atuação: Pedagogia
Graduado em Pedagogia e pós graduado em Design Instrucional. Atuo como formador de professores na Abordagem Educacional por Princípios através da AECEP (associação de escolas cristãs de educação por princípios) e como editor de materiais didáticos de apoio pedagógico para o ensino regular e programas de contra-turno.

THEODORA SAMPAIO REIS DE OLIVEIRA - UNIFASS

Graduada em Direito pela Faculdade UNIFASS (2013) Advogada especialista em Direito e planejamento tributário-Pela Faculdade Baiana de Direito (2014), graduada em Administração de empresas, pela Faculdade Luzwell -São Paulo 1999, Contabilista (1997) Sp, especialista em Educação e Meio Ambiente pela FAP (2007), cursou três créditos de mestrado de filosofia UFBA- filósofa da OINA Organização Internacional Nova Acrópole- BRASIL Lider Coach SBC. http://lattes.cnpq.br/5571447148578110

Rosemeri Schneider - UEM

Graduada em Administração pela UEM com especialização em Estatística (UEM) e extensão universitária em Consultoria Empresarial pela UnB. Mestrado em Administração com ênfase em Gestão de Negócios pela UEM. Ex-professora da FAP. Atualmente Bancária e Instrutora, Tutora e Mentora de cursos. Secretária do NUMAR-SCB.

Marciel de Oliveira Rocha - UNICAMP

Possui licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós graduação MBA em Tecnologia da Informação aplicada a Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (2008), especialização em Assessoria de Evangelização da Juventude pela Unisal (2010) e especialização em Ensino Religioso pela Universidade Católica Virtual de Brasília (2013).