MEMBROS DA TDI

Alcione Giovanella - FBP

Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira - FBP e Tecnólogo em Processamento de Dados.
Empresário no ramo de TI e missionário na Convenção Nacional das Igrejas de Deus. Membro fundador da Rede Trôade. Conselheiro Educacional na cidade de Condor/RS e palestrante da Rede Educacional.

Celso Graciano de Almeida Junior - FSMA

Area de Atuação: Robótica, Mecatrônica e Automação.
Graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de instalações no mar pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (Macaé - RJ). É Supervisor de Projetos de Automação Pleno da Metroval Controle de Fluidos desde 2008 atuando nas áreas de Exploração & Produção de Petróleo e diversos seguimentos industriais.

Rodolfo Nascimento de Oliveira - UFAM

Graduado em Química (licenciatura) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM- e Mestrando em Química de Produtos Naturais pela mesma universidade. Técnico em Química Industrial pelo CEFET-Química (Nilópolis -RJ). Atualmente realizo também curso de especialização em Teologia Ministerial pela Faculdade Batista do Sul do Brasil.

JOSADAQUE BAIA COSTA - UFPA

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Cametá -Pa. ESpecializando em metodologias para o ensino de biologia, pela UNIASSELVI

Marcio Luiz do Prado - Unisantos

Pós graduado em traumato-ortopedia pela UGF e Pos Graduando pela Unyleya

Solange Capaverde - UFRGS

Graduada em Química e Física, Especialização em Físico-Química e em Informática, Mestrado em Educação, Doutorado em Informática na Educação, Pós-Doutorado em Tecnologias Informatizadas na Saúde. Docente do Departamento de Física da UFSM. Pesquisadora em TI.

Kayro Souza Schembek - IFMT

Cursando engenharia de controle e automação no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Participa do grupo PET AutoNet. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados com a Identificação de Sistemas e Modelos Matemáticos de fenômenos.

Charles Araujo de Souza - Unesp

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando em Economia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: P&D e Produtividade.

Thiago Edu Pinto Pereira - Mackenzie

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Tem experiência na área de Teologia.

Josué Cardoso dos Santos - UNESP

Matemático e físico de formação, astrônomo por profissão, possui graduação (2012) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Física na área de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital pela mesma instituição (2014), atuando na área de astronomia dinâmica, engenharia aeroespacial e òrbitas para missões científicas ao redor de corpos celestes naturais como satélites planetárias e asteroides. Atualmente realiza os cursos de Doutorado em Física e Bacharelado em Física pela UNESP. Durante este período recebeu/recebe suporte financeiro dos seguintes orgãos: FAPESP, CNPq, CAPES e PROEX/UNESP. Têm experiência nas áreas de Dinâmica Orbital de corpos celestes naturais e artificiais, Mecânica Celeste, Estabilidade Rotacional de Satélites Artificiais, Engenharia Aeroespacial e Matematica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Missões Espaciais, Problema de Três Corpos, Perturbações Orbitais, Órbitas Congeladas, Órbitas Polares, Satélites Artificiais, Satélites Planetários, Sistemas Hamiltonianos, Força de Pressão de Radiação Solar, Força de Gradiente de Gravidade, Teoria de Perturbações. As pesquisas são realizadas junto ao Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP, campus de Guaratinguetá, do qual é membro desde Abril/2009. Ocupa desde Setembro/2013 a posição de NPoC (representante/delegado) do Brasil junto ao Space Generation Advisory Council (SGAC) in support of the United Nations programme on space applications com sede em Viena, Austria. Colaborador nas ativividades de pesquisa realizadas em nas seguintes instituições: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/SJC) e Observatório Nacional (ON/RJ).

Fabio Neves dos Santos - UNICAMP

Doutorando em Química no IQ-UNICAMP (2013) onde desenvolve novas metodologias de caracterização dos principais fitopatógenos do cacaueiro (Teobroma cacao L.) e da sua expressão de metabólitos em genótipos resistentes e suscetíveis através de técnicas de espectrometria de massas. Mestre em Química Analítica aplicada em um processo industrial de obtenção do MVC/PVC-BRASKEM, Pólo Industrial da Bahia (UFBA, 2013). Bacharel em Química (UFBA, 2011). Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia ( IFBA, 2008). Atualmente, tem atuado em projetos de pesquisa relacionados à caracterização de espécies dos principais fitopatógenos do cacaueiro (Phytophthora, Ceratocystis e Moniliophthora perniciosa), caracterização da expressão de metabólitos voláteis e não-voláteis de genótipos do cacaueiro, caracterização de óleos vegetais e de biocombustíveis, planejamento fatorial de experimentos, otimização multivariada, análise multivariada de dados.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro - UNICAMP

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. Realizou estágio sênior na Universidad de Murcia. É professora de cursos de graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) desde 1998, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia e Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, na mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (HPLC) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. É membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA. Atualmente vem orientando alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso sobre análises fisico-químicas e microbiológicas de alimentos, plantas medicinais e fitoterápicos. Participa da rede INCT-if (CNPq) na área de Produtos Naturais. Tem colaborações com pesquisadores internacionais como o Institute of Organic Chemistry with Centre of Phytochemistry (BAC, Sofia, Bulgaria), Universidade de Beijing (China) e Universidade de Marchè (Ancona, Itália). É membro do grupo de trabalho em espectrometria de massas do Laboratorio Thomson (IQ-Unicamp). Tem uma patente (PI 0105471-6 B1) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 08/04/2014, a qual se encontra em processo de licenciamento. http://lattes.cnpq.br/3785872046836692

Thiago de Oliveira Pitaluga - UEG

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2008), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela UNIDERP (2013), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP (2015). Atua como Professor Efetivo (Concursado) da Universidade Estadual de Goiás - CCET (Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo) Professor Adjunto do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) e como Psicólogo na equipe multidisciplinar do Núcleo de Assistência Psicopedagógica ao Discente (NAPED) do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. É Psicólogo Clínico da Equipe Essência Psiquiatria e Bem Estar. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde, Educação e suas tecnologias com ênfase em Pesquisa Básica e Aplicada, Aprendizagem, Psicoterapia, Processos Psicológicos Básicos e Análise do Comportamento.

Déborah Praciano de Castro - UFC

Bióloga, Licenciada em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (IFC), Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora colaboradora do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF- UFC), desde 2010. Orientadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ecologia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD-UFPI). As principais atividades de pesquisa que realiza estão incluídas nas áreas de Ecologia e herpetologia, com ênfase em ecologia de comunidades e biogeografia de anuros da Caatinga e Brejos de Altitude Nordestinos. Paralelamente à estes estudos, desenvolve atividades de pesquisa em educação, com ênfase em formação de professores.

Álvaro Henrique Gomes Ferreira - PUC-GO

Estudante de Engenharia Civil da PUC-GO.

Magdiel Matos Benedito - UFV

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Franklin Cirino Ribeiro - PIT

Sou graduado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Faculdade Pitágoras. Sou atuante em minha formação.

Paulo Diego Da Cruz Pedrosa - FIMCA

Area de Atuação: Biomedicina
Biomédico, graduado nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho, atua também como militar do Estado.

Fernando Antonio Cabral - UNICAMP

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1993, respectivamente). Atualmente é professor associado (MS5.2) da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas. Foi chefe de departamento por três mandatos. Foi membro da sub-comissão de graduação do departamento de engenharia por vários anos e membro da sub-comissão de pós-graduação do programa de Engenharia de Alimentos. Atualmente é membro da comissão de docência do programa de pós-graduação em engenharia de alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processos de Separação e Equilíbrio de fases, atuando principalmente nos seguintes temas: extração e fracionamento de produtos naturais por tecnologia supercrítica, equilíbrio de fases a alta pressão, uso de equações de estado, modelagem termodinâmica.

Daniela de Luna Martins - UFRJ

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), tendo realizado o mestrado (2005) e o doutorado (2010) na área de Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química desta universidade. Tem experiência na área de química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, processos catalíticos, emprego de metodologias alternativas como o ultrassom e as micro-ondas em síntese orgânica, nanocatálise (nanopartículas de metais de transição em acoplamentos C-C) e reações multicomponentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7211566541475026

Ewerton de Quadros - UTFPR

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2015).

Emil e Lutz - UFTM

Nascido em 1947 na cidade de Vevey na Suíça, estudou análise de finanças, trabalhou como analista de finanças e numa empresa de Engenharia civil. Aos 30 anos emigrou para o Brasil e tornou-se agricultor orgânico e Brasileiro. A sua empresa - a PLANETA VERDE - foi a primeira a nível mundial a produzir um açúcar orgânico. No ano passado (2016) fundou a FELIFLORA, a primeira empresa a nível mundial a produzir um floral com certificação orgânica. De 2 e 3 de Setembro de 2011 apresentou o AMOTRON: no IV ENCONTRO INTERNACIONAL De Pesquisas Institucionais e Medicina Tropical e Altas Diluições, (encontro na UFTM em Minas Gerais.). O AMOTRON é uma nova partícula no universo, o complemento natural do Bóson de Higgs (que explica a existência da matéria), o AMOTRON é "o K-byte" do universo que gera toda a evolução. Incentivado pelos participantes do encontro acima mencionados, pelos membros da UFTM e da IDESUFRAN escreveu um livro sobre o AMOTRON em 2014 :AMOTRONS E O MARAVILHOSO UNIVERSO DE DEUS, Editora Opção ISBN: 978-85-8305-020-9.

José Cácio Mascarenhas Lima - IFMA

Graduando do Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA / Campus Zé Doca. É secretário escola da Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz, pertencendo ao quadro de funcionário efetivos da rede municipal de Zé Doca. Tem interesse por Química, Comunicação, Libras, Surdez, Educação. http://lattes.cnpq.br/1341112491907636

Hugo Dias Hoffmann Santos - UNIVAG

Graduação em Ciências Biológicas pelo UNIVAG Centro Universitário (2006), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Epidemiologista e Professor do Curso de Medicina do UNIVAG Centro Universitário. Tem experiência em: Controle de Infecção Hospitalar, Micologia Médica, Epidemiologia e Análises Estatísticas.

Cristhiano Daniel Fritzen - Udesc

Médico Veterinário formado pela Universidade do Estado Santa Catarina (Udesc) em 2006 e especialista em Apicultura pela Universidade de Taubaté (UNITAU - SP) em 2014. Bacharelando em teologia pelo Instituto Bíblico Batista do Sétimo Dia (curso livre). Atua como médico veterinário da Prefeitura de Irati - PR e como meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão).

José Barbosa Duarte Junior - UNIOESTE

Graduação em Agronomia pela UNIOESTE (2000), Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela UENF (2006), atualmente é Professor Associado A e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - PPGA/UNIOESTE. Tem experiência com pesquisas em Manejo de Culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, canola, etc. e estudos avançados de sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária.

Marcelo Souza Baço - PHENIX

Filósofo, formado pela Faculdade Phênix Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Pós graduado (especialização) em Filosofia e Ensino da Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor das áreas de teologia e filosofia da Escola Teológica Batista Livre.

Samara Eberlin - UNICAMP

Area de Atuação: Farmácia
Farmacêutica pela UNIMED, Mestre em Fisiopatologia Médica e Doutora em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Gerente de Pesquisa e Tecnologia na KOLderma Instituto de Pesquisas Clínicas, responsável pelo laboratório de segurança e eficácia pré-clínicos - Skin vitro. Desenvolve estratégias farmacológicas para desenvolvimento de ativos cosméticos e dermatológicos utilizando métodos alternativos para avaliação de eficácia e segurança. Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Renato Ribeiro Maldonado - SENAI

Area de Atuação: Engenharia biomédica
Formado como Tecnólogo e Engenheiro de controle e automação pelas faculdades SENAI e FISP. Experiência por mais de 12 anos na área de engenharia clínica e biomédica. Atualmente trabalha com manutenção acelerador de particulas ionizantes para tratamento de câncer.

Iasmim Lopes de Lima - UFPE

Possui graduação em Biomedicina pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2016).Foi monitora da disciplina de Genética Humana 1 para os cursos de Farmácia e Nutrição da UFPE (2013). Realizou estágio voluntário no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE) atuando na área de Identificação e Caracterização de compostos bioativos (2014-2016). Foi aluna bolsista de Iniciação científica (PIBIC/FACEPE) no LIKA (UFPE) (2015-2016) e realizou estágio curricular em Análises Clínicas no Hospital das Clínicas (HC/UFPE) (2016). Atualmente, é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial C do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, atuando nas seguintes áreas: Proteômica e Biomarcadores do câncer colorretal.