MEMBROS DA TDI

Paulo dos Santos Rodrigues Junior - UNICENTRO

Area de Atuação: Administração Pública
Graduando no curso Bacharelato em Administração Pública pela UNICENTRO de Guarapuava. Autodidata na busca de conhecimento apologético cristão, iniciou lendo o livro Não tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu e tem continuado a busca nas mais variadas fontes disponíveis.

Vívian Franceschini dos Santos - UNIP

Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Paulista – UNIP – Campinas. Estágio no Setor de Fisiologia Vegetal – Departamento de Biologia Vegetal – Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas.

Roberto Cardoso - UFF

Médico com especialização em pediatria, medicina ocupacional e atuação em medicina de família. Formação incompleta em teologia pelo seminário teológico batista brasileiro.

Roselilian Candeia Rodrigues - Pitágoras

Area de Atuação: Biologia
Formada em Ciências Biológicas pela Unilinhares-ES, no ano de 2003. Pós graduada em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo (USP) - Campus São Carlos-SP, em 2006. Bacharel em Educação Cristã pelo Seminário Equatorial em 1992. Atualmente, docente na disciplina de Biologia na Escola de tempo integral (CEEFMTI Bartouvino Costa) Linhares-ES, desde 2017. Docente efetiva no governo do estado do Espírito Santo desde 2010.

Sérgio Storti - USP

Area de Atuação: Jornalismo
Brasileiro jornalista, publicitário, construtor, graduado em Jornalismo pela FAAP, pós graduado e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professor em Arte Publicitária e Comunicação Visual Gráfica. Jornalista universal, com especialização em Economia.
Pesquisador e estudioso em História, Antropologia, Filosofia, Teologia, Política, Comunicação, Propaganda Política e Hegemonia.
Escritor.
Desenvolvendo projeto de livro sobre filosofia da criação da vida, do universo e do seu sentido e significados.

JADER OLIVEIRA DONATO - UNIFG

Area de Atuação: ANÁLISES CLÍNICAS (Bioquímica) DOCÊNCIA SUPERIOR
Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal da Bahia (1995) - Análises Clínicas e Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1997). Especialista em Análises Clínicas pela SBAC - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (2010). Atualmente é professor assistente da Faculdade Guanambi e Gerente da Qualidade do Laboratório Newlab Ltda. Tem experiência em Microbiologia de Águas e Alimentos, Controle de Qualidade em Indústria Farmacêutica. Também é Auditor Líder e Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade. http://lattes.cnpq.br/8203010372666668.

Lidia Pereira - Uenf

Area de Atuação: Bioquímica de Proteínas
Realizou iniciação científica no laboratório de fisiologia e bioquímica de microrganismo, graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela UENF. Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas - UENF, realizou Capacitação Técnico no Laboratório de Melhoramento e genética vegetal, curso de proteomica pelo centro brasileiro e argentino de biotecnologia e atualmente é Doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas. Tem experiência nos temas: Peptídeos antimicrobianos, purificação de proteínas, mecanismo de ação de AMPs,

JOSE ABRAMO MARCHESE - UTFPR

Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 1994. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo em 1992, tornou-se especialista em Ecofisiologia de Trigo pelo INTA/CIMMYT (Argentina), com bolsa do International Fund for Agricultural Development, IFAD, Itália, em 1993. Concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na UNICAMP em 1999, e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela UNESP (Botucatu), em 2006. Durante o ano de 2005, cursou doutoramento sanduíche com bolsa do CNPq no Natural Products Utilization Research/USDA e National Center for Natural Products Research/OLEMISS (USA). Em 2001, foi professor visitante na Purdue University (USA). Cursou pós-doutorado no Agriculture Research Organization, State of Israel, em fisiologia molecular de metabólitos especializados/secundários (terpenos) (2012-2013). Foi membro da American Society of Plant Biologists, International Society for Horticultural Science e Associação Brasileira de Horticultura. Atualmente, é membro ativo da Society for Experimental Biology e da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, pela qual presidiu o XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e 1ª Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas, realizados em Foz do Iguaçú, de 28/09 a 02/10 de 2015. É responsável pelas disciplinas de "Fisiologia de Plantas Cultivadas I" e "Metabolismo Secundário e Defesa Vegetal" nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Agronomia (PPGAG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e "Bioquímica e Fisiologia do Estresse" no PPGAG - Irrigação e Drenagem da UNESP de Botucatu-SP. Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na UTFPR, também foi membro titular do Conselho Departamental de Ciências Agrárias membro do Colegiado do Curso de Agronomia membro titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e membro suplente do Conselho Universitário da UTFPR. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR e da UNESP em Botucatu-SP. É avaliador institucional e de cursos do INEP/SESu/MEC (não está atuando). Colabora como editor associado da Revista Brasileira de Plantas Medicinais e Referee das revistas Photosynthetica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Ciência Rural, Horticultura Brasileira, Horticultura Argentina, Industrial Crops and Products, entre outras. Investiga nas áreas de ecofisiologia de plantas (fotossíntese relações hídricas fisiologia da floração, fisiologia do estresse), fisiologia molecular, indução de resistência em plantas e prospecção de moléculas bioativas (metabólitos especializados). Especialista em Design Inteligente em Ciências naturais pelo Discovery Institute - Seattle, WA, USA (CSC Seminar on Intelligent Design in the Natural Sciences - 2016). Cursou Teologia, nível básico, pela ETM - Escola de Treinamento Ministerial - 2011.

Victor Giovanni Pina de Mello - Unialfa

Graduação em Física pela UFG, Especialização em Docência no Ensino Superior pelo COC, Mestrado em Física pela UFG e atualmente faz doutorado na mesma instituição. Professor das matérias de Física para os cursos de Engenharia na Universidade Alves Faria de Goiânia. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central e pastor auxiliar da Segunda Igreja Presbiteriana de Goiânia.

Viviane Amaral Porto - UFAL

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, bolsista de iniciação à docência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES na mesma instituição de ensino e monitora da disciplina de Anatomia Vegetal no setor de Botânica, divisão de Anatomia Vegetal. Possui experiência na área de botânica, com ênfase em anatomia vegetal.

Jonas Magalhães Costa - FIP-Moc

Area de Atuação: Engenharia Elétrica
Cursando engenharia elétrica desde 2015 na Faculdade pitagoras em Montes Claros - MG.

Daniel Martins Mendes - PUC-GO

Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

Carlos Rodrigo Tavares da Cunha - UNIFOR

Area de Atuação: Engenharia Civil
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza - CE.

Banny Silva Barbosa - UFAM

Graduada e mestre e doutoranda em Química. Graduação e mestrado pela Universidade Federal do Amazonas, com desenvolvimento da dissertação no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é doutoranda em Química na Universidade Estadual de Campinas. Atua com enfase em biodiesel, oleaginosas amazônicas, ácidos graxos poliinsaturados, cromatografia gasosa, lipídeos, peixes amazônicos, química ecológica, química biológica, espectrometria de massas e espectroscopia de ressonância magnética nuclear.

Danielly de Oliveira Guimarães - UFPA

Area de Atuação: Biologia
Professora de ciências da Escola Presbiteriana do Coqueiro. Trabalha como pós doutoranda do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia, Universidade Federal do Pará. Mestrado em Biologia Ambiental. Doutorado em Biologia Ambiental Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência em pesquisa com qualidade de água e uso de plantas medicinais por comunidades ribeirinhas.

Ricardo B Marques - UFC

Area de Atuação: Neurociência, Neurobiologia, Biologia, Paleontologia
Biólogo, bacharel e licenciado pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (M.S./UFC). Paleontólogo, cadastrado no Directory of Palaeontologists of the World, com pesquisas em paleoicnologia de vertebrados e paleoherpetologia. Zoólogo, cadastrado no World Directory of Primatologists, pesquisas em sistemática e ecologia animal, anatomia comparada, herpetologia e etologia. Neurobiólogo, membro da International Mind, Brain and Education Society (IMBES), da Global Association for Interpersonal Neurobiology Studies (GAINS), da International Neuropsychoanalysis Society (NPSA) e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Foi professor de Biologia Geral, Sistemática Animal e Zoologia (UFC) e de Biologia Celular e Molecular e Biofísica (FATECI). Membro da American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB). Foi Diretor Científico do Instituto Cearense de Ciências Naturais (ICCN). Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus. Atualmente leciona Neurociência, Neurobiologia dos Transtornos Mentais, Psicopatologia I e II, Neuroeducação em cursos de Pós-Graduação, e faz atendimento clínico como neuropsicoterapeuta. Analista de Inteligência e Contra-Inteligência (Membro ABRAIC) e consultor em Gestão do Conhecimento (membro SBGC), Inteligência Competitiva, Gestão e Inovação. Formação em Astrobiologia pela University of Edinburgh (UK).

Eduardo Costa de Figueiredo - UNIFAL-MG

Farmacêutico pela Universidade Federal de Alfenas, com doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professor Adjunto III da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência em Farmácia e Química com ênfase em polímeros de impressão molecular e materiais de acesso restrito em preparo de amostras, análise de fármacos, toxicantes e metabólitos em amostras biológicas e ambientais, separações e mecanização.

Anderson Carvalho dos Santos - UFG

Area de Atuação: Filosofia
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente cursa Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e também atua como Técnico em Assuntos Educacionais na mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Filosofia, Educação e Fundamentos dos Processos Educativos.

Maria Isabella Barbosa da Costa Felipe - AESGA

Area de Atuação: Educação
Professora do Ensino Superior (área de comunicação), Coordenadora Pedagógica em escola de educação básica particular.

Luismar Montalvão - Unitins

Area de Atuação: Pedagogia
Formado em pedagogia pela UNITINS.

Lucas Azevedo Nogueira de Carvalho - FAMP

Area de Atuação: Fisioterapia e Medicina
Fisioterapeuta (2005) pela UNIRV em Rio Verde - GO, professor de biologia no ensino médio e ciências biológicas no ensino do fundamental Colégio Ágape COC Mineiros GO, desde 2009. Professor do curso de Fisioterapia na FAMP - Faculdade Morgana Potrich, desde 2008. Acadêmico de Medicina na FAMP desde 2015.
http://lattes.cnpq.br/7998834348516399

Anderson Santos da Silva - Unilagos

Area de Atuação: Psicopedagogia
Graduado em Administração de Empresas pela Unilagos. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Unilagos. Pós-Graduado em Psicopedagogia pela Unilagos Preparando-se para cursar o Mestrado em Educação ano 2018 com a Orientadora e Doutoranda em Antropologia pela UFF, Profª. Tânia de Souza Fernandes.

Israel Costa - UNASP

Area de Atuação: Estudante
Graduando em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo - UNASP. Formação em Técnico de Edificações pelo Instituto Técnico de Barueri- ITB

Luciano da Fonseca Lins - UPE

Area de Atuação: Psicologia
Professor pós doutor da Universidade de Pernambuco. Líder do grupo de pesquisa do CNPq ciência da consciência e espiritualidade, vinculado ao mestrado inovação e práticas em saúde mental, coordenador do laboratório ciência e espiritualidade e professor do curso de psicologia da Universidade de Pernambuco.

VINICIOS SANTOS OSOWSKI - UFMT

Graduando em psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Jonas Soares da Silva - Unasp

Graduado em História (1997) pela Faculdade Olindense de Formação de Professores e Teologia (2009) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP e é aluno de Mestrado em Ciências das Religiões (2017) pela UNIDA de Vitória - ES . Fez o curso de especialização em Design Inteligente no Discovery Institute Brazil (2017). http://lattes.cnpq.br/1810745661152854 

Samuel Silas - UNIRON

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.

Camila de Lima Cruz - Unipar

Area de Atuação: Fisiterapia
Formada em Fisioterapia Na Universidade Paranaense em 2003 e em Fisiologia do Exercício - UEM - 2006. Membro Pró-vida integração Cósmica desde 2008 com cursos clínicos da área de fisioterapia clínica.

Douglas Barbosa Ferreira - Uniamdrade

Area de Atuação: Professor de Matemática
Professor de Matemática leciona para o ciclo fundamental e médio. Atua numa escola cristã em Curitiba Batista Shalon, na qual usa a metodologia de abordagem por princípios cristão. Defende a origem do universo através de uma síntese entre as duas teorias. Seus estudos em matemática mostram que a evolução foi usada por uma mente inteligente para criar as coisas. Como Copérnico afirmava, entende que a matemática é o alfabeto da criação. Pretende desenvolver estudos na área da matemática com o intuito de pesquisar se os números nos revela criação ou evolução ou nenhuma das duas.

EDUARDO AGUIAR DE MIRANDA - FESPSP

Bacharelando em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) com graduação nas áreas de Sociologia, Antropologia e Política. Teólogo pela Faculdade Teológica Betesda em São Paulo (FTB). Eduardo Miranda Coordena o Projeto Socioeducativo Farol do Colégio Batista Brasileiro onde também leciona Ética e Cidadania e é Professor de Teologia Sistemática no Seminário Teológico ICTUS em São Paulo.