MEMBROS DA TDI

Áquila da Silva Bernardes - UNEB

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Vinícius Lacerda Gonzaga - Unileste

Graduado em Engenharia Civil no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE.

Antonio Luís dos Santos Lima - IME

Graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), Mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2000) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor do Instituto Militar de Engenharia e Coordenador do Projeto Materiais Sensíveis para Defesa (CAPES). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia a gás e líquida, espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, análises em alimentos irradiados e derivados de petróleo.

Marcio Martins - IFMT

Area de Atuação: Ciência da Educação
Doutorando em Ciência da Educação, UNC, graduado em educação Física e MKT, atualmente acadêmico de Psicologia, Unic, filiado a SBNP ( Sociedade Brasileira de Neuropsicologia). Docente do IFMT ( Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de MT), coordenador do NQV( núcleo de qualidade de vida), poeta, escritor e cronista da Bananada de Einstein em jornais e sites nacionais.

Rômulo Eustaquio Araujo de Aguiar - UFC

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente sou Policial Militar e assessor de mídias sociais. Na busca de respostas aos meus questionamentos sobre Deus, me declararei ateu. Porem, após a conclusão do curso de Matemática, e com maior conhecimento sobre o funcionamento matemático da Natureza, passei a considerar a possibilidade da existência de um criador, e hoje estudo a TDI. Continuo minha busca por mais peças nesse quebra-cabeça.

Éverton de Almeida Alves Barbosa - UFV

Bacharel e mestre em Bioquímica pela UFV, onde cursa o doutorado em Bioquímica Aplicada, e na qual desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Infectologia Molecular Animal - LIMA. Atua nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, Biologia estrutural e Biofísica de Proteínas com enfoque em expressão e purificação de proteínas recombinantes, interação proteína-proteína, avaliação biológica de novos compostos com potencial terapêutico. Possui experiência em atividades de ensino tendo atuado como monitor e tutor lecionando disciplinas de Anatomia Humana e Bioquímica Fundamental teórica e prática.
http://lattes.cnpq.br/8213971591502885

Marcos N Eberlin - UNICAMP

Area de Atuação: Química
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Orientou cerca de 180 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais, e seu grupo de pesquisa é um dos mais numerosos do Brasil, com cerca de 50 pesquisadores. Já publicou cerca de 800 artigos científicos (2016) com perto de 17 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Thomas Diniz Papa - UFRN

Acadêmico do curso de Medicina da UFRN (4º período-2016.2). Membro da ala acadêmica da Agência de Desenvolvimento para povos não alcançados. Coautor do livro "Transformando comunidades não alcançadas: estratégias em missão integral". Experiência em vários projetos sociais voluntários, como professor de língua inglesa, suporte para população em situação de rua, trabalho de liderança com jovens e adolescentes através do Centro de Treinamento Intensivo de Líderes. Atuação como Monitor de Fisiologia (2016) no Centro de Biociências da UFRN. http://lattes.cnpq.br/7103269230992508

CESAR LOPES PEREIRA DO AMARAL - UNESP

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química na Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP) no Campus de Presidente Prudente (FCT). Criador de uma Rede de Células denominada Hebrom. Professor de Química, Física e Ciências no Colégio Objetivo na Cidade de Panorama.

Valdir Felício Langwinski - UNINTER

Naturologia - Consultório de terapias naturais complementares desde 1989. Cursando Teologia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Yalle Cleo Chaves da Silva Faria - UCSal

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica do Salvador (2006), pós graduada em Emergência pela Universidade Castelo Branco (2011), pós graduada em Enfermagem Obstétrica pela FAMPER (2014)

Rodrigo Moreira Ribeiro - UENF

Rodrigo Moreira Ribeiro possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2015). Possui doutorado sanduíche pela North Dakota State University, ND, Estados Unidos, onde atuou no programa de melhoramento genético de cevada. Participou do lançamento das cultivares de arroz irrigado BRSMG Rubelita e BRSMG Predileta para o Estado de Minas Gerais. Participou ativamente do lançamento da cultivar UENF 14 e do híbrido UENF UEM 01, ambos de milho pipoca, adaptados para o Norte e Noroeste Fluminense. Atua em parceria com professores/pesquisadores no Programa de Melhoramento Genético Vegetal da UENF, com enfoque em métodos clássicos de melhoramento associados a marcadores moleculares. Tem experiência com seleção recorrente com famílias de meios-completos e irmãos-completos, produção de famílias endogâmicas, dialelo, topcross, desenvolvimento e multiplicação de linhagens. Atualmente é pós-doutorando atuante no melhoramento de fruteiras, com enfoque no programa de melhoramento genético da goiabeira.

MICHELE PERRONE FILHO - UNINOVE

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho (2012). Especialista em Comunicação em Redes Sociais e Especialista em Docência para o Ensino Profissionalizante. (Especialização em Design Instrucional em andamento) Atualmente sou professor na UNINOVE - Universidade Nove de Julho, na graduação e já ministrei nos cursos técnicos também. Atuo paralelamente como Analista de Educação a Distância (EAD), na Universidade Nove de Julho. http://lattes.cnpq.br/2489152007896265


Josué Cardoso dos Santos - UNESP

Matemático e físico de formação, astrônomo por profissão, possui graduação (2012) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Física na área de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital pela mesma instituição (2014), atuando na área de astronomia dinâmica, engenharia aeroespacial e òrbitas para missões científicas ao redor de corpos celestes naturais como satélites planetárias e asteroides. Atualmente realiza os cursos de Doutorado em Física e Bacharelado em Física pela UNESP. Durante este período recebeu/recebe suporte financeiro dos seguintes orgãos: FAPESP, CNPq, CAPES e PROEX/UNESP. Têm experiência nas áreas de Dinâmica Orbital de corpos celestes naturais e artificiais, Mecânica Celeste, Estabilidade Rotacional de Satélites Artificiais, Engenharia Aeroespacial e Matematica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Missões Espaciais, Problema de Três Corpos, Perturbações Orbitais, Órbitas Congeladas, Órbitas Polares, Satélites Artificiais, Satélites Planetários, Sistemas Hamiltonianos, Força de Pressão de Radiação Solar, Força de Gradiente de Gravidade, Teoria de Perturbações. As pesquisas são realizadas junto ao Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP, campus de Guaratinguetá, do qual é membro desde Abril/2009. Ocupa desde Setembro/2013 a posição de NPoC (representante/delegado) do Brasil junto ao Space Generation Advisory Council (SGAC) in support of the United Nations programme on space applications com sede em Viena, Austria. Colaborador nas ativividades de pesquisa realizadas em nas seguintes instituições: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/SJC) e Observatório Nacional (ON/RJ).

Jefferson de Almeida Batista -

Graduando em Enfermagem.

Valéria Alves Faria - UEMG

Area de Atuação: Biologia
Graduanda em Ciências Biológicas - licenciatura (2017) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - campus de Passos.

LUIZ CARLOS RAMOS - UFES

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Trabalha na Empresa de Correios e Telégrafos desde 1983, atualmente na Gerencia de Engenharia - ES.

Raimundo Ribeiro Passos - UFPI-UFAM

Graduado, mestre e doutor em Físico-Química. Graduação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1997), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: energia alternativa, célula a combustível, células solares e eletrocatálise. Orienta alunos de PIBIC/PIBITI/Mestrado/Doutorado.

Josemar da SIlva Damasceno - UFRN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação de Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Desde o início da graduação desenvolveu pesquisas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do GEMP (Grupo de Estudos Mídia e Poder) da Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Linguística, com ênfase em paradigmas sociais, estudos culturais, Sociologia da religião, pesquisa acerca dos meios de comunicação de massa e violência. Desde a graduação desenvolveu atividades de docência em Sociologia, História, Filosofia e Ética. Em 2013 concluiu os estudos no Instituto de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, CTB RHEMA, Brasil. Atualmente, além da docência nas Ciências Sociais, desempenha a função pastoral nas áreas de família, mentoria de jovens em apologética (fundamentações racionais e teológicas à fé cristã) e Ministério de Música.

Alex araujo - Jocum

Casado com Luciana e pai de duas lindas meninas, Luiza e Lays. Formado em Teologia. Sirvo como Pastor na Comunidade Cristã Missionária em São Vicente, litoral de São Paulo.

Rebeca Santos - UFF

Graduada em Licenciatura em Química (2015) pela Universidade Federal Fluminense - UFF e mestranda em Química (2015) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense- PPGQ . Esta desenvolvendo suas pesquisas no Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGEOR), financiado pela Petrobras. Seu projeto de mestrado tem por título "Determinação de biomarcadores em amostras de sedimentos por GC-MS" que visa criar uma nova metodologia de análise de biomarcadores para auxiliar indústrias petroquímicas na prospecção de Petróleo e na detecção de derramamento de óleo.Durante o período da iniciação científica trabalhou no projeto intitulado "Obtenção de óxido de grafeno funcionalizado com aminas para captura e separação de CO2", com bolsa do CNPq de 2014/2 a Setembro de 2015 e bolsista PIBID durante um ano atuando no Colégio Estadual Manuel de Abreu localizado em Niterói/RJ. Seu trabalho de iniciação a docência com "Oficina Temática sobre a Química da Fotografia" foi o segundo melhor dentre os trabalhos na XII Mostra de Iniciação à Docência - UFF. Atualmente é Professora titular no Centro Educacional de Niterói uma das instituições mais renomadas de ensino Experimental na cidade de Niterói - RJ http://lattes.cnpq.br/3834795487971249

PAULO AUGUSTO DA COSTA PINTO - UNEB - DTCS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1976), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, - Sócio e Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Solo e Revisor da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, Nutrição de plantas com ênfase em Mangueira, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção orgânica de alimentos, matéria orgânica, ácidos húmicos e fúlvicos, extratos naturais de algas marinhas, mangueira Tommy Atkins, qualidade pós-colheita de frutos e hortaliças, adubação, fertilidade do solo e nutrição de plantas. Pós-doutorado concluido em 2009 na Universidade de Santiago de Compostela, Escola Politécnica Superior de Lugo, Espanha, cooperando no Proyecto: Recursos marinos. Elaboración de un abono a base de algas y restos de pescado. Gestão de resíduos orgânicos. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?idK4783064D7

Joselito Ferreira Melo Junior - UNIPE

Graduando em Ciência da Computação pelo Centro Universitário UNIPÊ, com graduação incompleta em Automação Industrial IFPB e Profissional pelo SENAI-PB em eletroeletrônica, com experiência no ensino técnico de Automação e Mecatrônica. Atualmente é pesquisador no projeto de desenvolvimento de dispositivos inteligente usando plataformas microcontroladas.

Jerusa Simone Garcia - UNIFAL-MG

Química. Bacharel em Química, Mestre em Agronomia e Doutora e pós-Doutora em Química. Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), Mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado e pós doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: metaloproteínas, eletroforese bidimensional, absorção atômica e espectrometria de massas. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia - CBB da FAPEMIG. É membro da Rede Mineira de Química apoiada pela FAPEMIG. Atualmente está na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (2013 a 2015)

Ewerton Gabriel Pereira da Silva - UFPE

Area de Atuação: Fonoaudiologia
Graduado em Fonoaudiologia (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Thiago de Oliveira Pitaluga - UEG

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2008), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela UNIDERP (2013), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP (2015). Atua como Professor Efetivo (Concursado) da Universidade Estadual de Goiás - CCET (Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo) Professor Adjunto do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) e como Psicólogo na equipe multidisciplinar do Núcleo de Assistência Psicopedagógica ao Discente (NAPED) do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. É Psicólogo Clínico da Equipe Essência Psiquiatria e Bem Estar. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde, Educação e suas tecnologias com ênfase em Pesquisa Básica e Aplicada, Aprendizagem, Psicoterapia, Processos Psicológicos Básicos e Análise do Comportamento.

Yuri E Corilo - UNICAMP

Bacharel, mestre e (pos)doutor em Química. Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e mestre e Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pós doutorado no National High Magnetic Field Laboratory, Florida State University, Tallahassee, EUA. Visiting Assistant Scholar/Scientist e atualmente Research Faculty Member do Future Fuels Institute, Florida State University, Tallahassee, EUA.

Jamila Mafra Sena de Santana - UNIVALI

Advogada. Graduada em Direito(2015) pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Especialista em Docência no Ensino Superior(2016) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e Acadêmica do Curso de Física (licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. CV http://lattes.cnpq.br/5821659421250275

Thais Lino da Silva - Unicamp

Graduação em Química Industrial - Faculdades Integradas Maria Imaculada (2012), com estágio na área de produção de sais inorgânicos e trabalho de conclusão de curso em análise de alimentos. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula pela rede pública de ensino, na área de controle de qualidade fisico-química no setor farmacêutico. De janeiro à maio 2016 atuou como bolsista de treinamento técnico (TT-3 FAPESP) de projeto PIPE com a colaboração do laboratório ThoMSon de espectrometria de massas da Unicamp, trabalhando com análises de óleos essenciais de Artemísia annua por GC/MS.

Cesar Augusto de Assis Queiroz Feliciano - UFPB

Graduando em Geografia - bacharelado - na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua nos campos da Geofísica e Paleontologia.