MEMBROS DA TDI

PAULO CEZAR BARBOSA - UNIFOR

Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará - Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará - Professor Adjunto IV do Departamento de Física da UFC. Aposentado e Professor Titular do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?idK4767244E1

Mateus Gulart Campos - UNICAMP

Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem experiência na área de Química e Bioquímica, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: NMR, C-13 NMR, Síntese Orgânica, Química de Proteínas, Purificação, Análise e Sequenciamento de Peptídeos e Proteínas, Cromatografia e Espectrometria de Massas. Por vários anos foi Líder de Negócios na área de Espectrometria de Massas da Applied Biosystems, Life Technologies e AB SCIEX

Davi Charles Gomes - MACKENZIE

Graduado e Mestre em Teologia Sistemática e Hermenêutica pelo Theological Seminary of the Reformed Episcopal Church/Philadelphia Theological Seminary – 1990, graduado em Planejamento, Gestão Pública e Comunitária pela University of Massachusetts – 1994 e Doutor (Ph.D.) em Estudos Históricos, Teológicos e Apologética pelo Westminster Theological Seminary em 2000.Pastor presbiteriano há mais de vinte e seis anos, desenvolveu ministérios diversos, incluindo plantio e pastoreio de igrejas no Brasil e nos Estados Unidos, docência em cursos de Pós-Graduação e funções executivas. É pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana, em formação.Tem ocupado posições como membro e liderança em comissões da Igreja Presbiteriana do Brasil e organizações cristãs internacionais. Dirigiu o Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, de 2004 a 2013, ensinando e orientando nas áreas de Teologia e Filosofia, com ênfase em questões de: Teologia, Reforma Protestante, Cultura e Fé, Epistemologia e Confessionalidade. Assumiu a Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie em junho de 2013.

Alcione Giovanella - FBP

Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira - FBP e Tecnólogo em Processamento de Dados.
Empresário no ramo de TI e missionário na Convenção Nacional das Igrejas de Deus. Membro fundador da Rede Trôade. Conselheiro Educacional na cidade de Condor/RS e palestrante da Rede Educacional.

Francisco Nilvan Alves do Nascimento - UNICATOLICA

Area de Atuação: Psicologia
Graduando em psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá.

Rodolfo Nascimento de Oliveira - UFAM

Graduado em Química (licenciatura) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM- e Mestrando em Química de Produtos Naturais pela mesma universidade. Técnico em Química Industrial pelo CEFET-Química (Nilópolis -RJ). Atualmente realizo também curso de especialização em Teologia Ministerial pela Faculdade Batista do Sul do Brasil.

Elessandro Verício - UNINTER

Graduado em Educação Física. Especialista em Saúde e Bem Estar e Pós Graduando em Fisioterapia Esportiva

Marcio Luiz do Prado - Unisantos

Pós graduado em traumato-ortopedia pela UGF e Pos Graduando pela Unyleya

Sandro Cardoso Mendes - FTSA

Graduando em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA - Londrina-PR (2015 a 2018) - Designer Gráfico pelo SENAI Félix Guisard - Taubaté-SP (1999) e Adobe Education ConnectED (2012). Fez os cursos Origens da Vida no Contexto Cósmico, desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (2017), AstroTech: The Science and Technology behind Astronomical Discovery por Universidade de Edimburgo (2017), Understanding Einstein: The Special Theory of Relativity por universidade de Stanford (2017), Philosophy, Science and Religion: Science and Philosophy por Universidade de Edimburgo (2017) ambos pela plataforma Coursera, e, Christianity Through Its Scriptures pela HarvardX (2016) pela plataforma edX. Curso básico de Astronomia pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional/MCTIC 2015 e Sistema Solar pela mesma entidade com término em novembro de 2017.

Kayro Souza Schembek - IFMT

Cursando engenharia de controle e automação no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Participa do grupo PET AutoNet. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados com a Identificação de Sistemas e Modelos Matemáticos de fenômenos.

Jessé Welber Salomão Ramalho - UNIP

Cursando bacharel em Ciências Biológicas (2019) na universidade paulista UNIP do campus de Jundiaí-SP. Estágio de 3 meses (Setembro a Dezembro de 2016) atuando em diversas áreas na Associação Mata Ciliar. Participei do II Curso de Verão de Micologia no Instituto de Botânica de São Paulo (Janeiro de 2017). Realizando atualmente uma Iniciação Científica Pela Universidade Paulista (UNIP) sobre a presença de diatomáceas na seja do Japi.

Thiago Edu Pinto Pereira - Mackenzie

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Tem experiência na área de Teologia.

Josué Cardoso dos Santos - UNESP

Matemático e físico de formação, astrônomo por profissão, possui graduação (2012) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Física na área de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital pela mesma instituição (2014), atuando na área de astronomia dinâmica, engenharia aeroespacial e òrbitas para missões científicas ao redor de corpos celestes naturais como satélites planetárias e asteroides. Atualmente realiza os cursos de Doutorado em Física e Bacharelado em Física pela UNESP. Durante este período recebeu/recebe suporte financeiro dos seguintes orgãos: FAPESP, CNPq, CAPES e PROEX/UNESP. Têm experiência nas áreas de Dinâmica Orbital de corpos celestes naturais e artificiais, Mecânica Celeste, Estabilidade Rotacional de Satélites Artificiais, Engenharia Aeroespacial e Matematica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Missões Espaciais, Problema de Três Corpos, Perturbações Orbitais, Órbitas Congeladas, Órbitas Polares, Satélites Artificiais, Satélites Planetários, Sistemas Hamiltonianos, Força de Pressão de Radiação Solar, Força de Gradiente de Gravidade, Teoria de Perturbações. As pesquisas são realizadas junto ao Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da UNESP, campus de Guaratinguetá, do qual é membro desde Abril/2009. Ocupa desde Setembro/2013 a posição de NPoC (representante/delegado) do Brasil junto ao Space Generation Advisory Council (SGAC) in support of the United Nations programme on space applications com sede em Viena, Austria. Colaborador nas ativividades de pesquisa realizadas em nas seguintes instituições: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/UNIFESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/SJC) e Observatório Nacional (ON/RJ).

Fabio Neves dos Santos - UNICAMP

Doutorando em Química no IQ-UNICAMP (2013) onde desenvolve novas metodologias de caracterização dos principais fitopatógenos do cacaueiro (Teobroma cacao L.) e da sua expressão de metabólitos em genótipos resistentes e suscetíveis através de técnicas de espectrometria de massas. Mestre em Química Analítica aplicada em um processo industrial de obtenção do MVC/PVC-BRASKEM, Pólo Industrial da Bahia (UFBA, 2013). Bacharel em Química (UFBA, 2011). Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia ( IFBA, 2008). Atualmente, tem atuado em projetos de pesquisa relacionados à caracterização de espécies dos principais fitopatógenos do cacaueiro (Phytophthora, Ceratocystis e Moniliophthora perniciosa), caracterização da expressão de metabólitos voláteis e não-voláteis de genótipos do cacaueiro, caracterização de óleos vegetais e de biocombustíveis, planejamento fatorial de experimentos, otimização multivariada, análise multivariada de dados.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro - UNICAMP

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. Realizou estágio sênior na Universidad de Murcia. É professora de cursos de graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) desde 1998, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia e Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, na mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (HPLC) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. É membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA. Atualmente vem orientando alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso sobre análises fisico-químicas e microbiológicas de alimentos, plantas medicinais e fitoterápicos. Participa da rede INCT-if (CNPq) na área de Produtos Naturais. Tem colaborações com pesquisadores internacionais como o Institute of Organic Chemistry with Centre of Phytochemistry (BAC, Sofia, Bulgaria), Universidade de Beijing (China) e Universidade de Marchè (Ancona, Itália). É membro do grupo de trabalho em espectrometria de massas do Laboratorio Thomson (IQ-Unicamp). Tem uma patente (PI 0105471-6 B1) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 08/04/2014, a qual se encontra em processo de licenciamento. http://lattes.cnpq.br/3785872046836692

Thiago de Oliveira Pitaluga - UEG

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2008), Pós Graduação Lato-Sensu em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela UNIDERP (2013), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP (2015). Atua como Professor Efetivo (Concursado) da Universidade Estadual de Goiás - CCET (Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo) Professor Adjunto do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) e como Psicólogo na equipe multidisciplinar do Núcleo de Assistência Psicopedagógica ao Discente (NAPED) do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. É Psicólogo Clínico da Equipe Essência Psiquiatria e Bem Estar. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Saúde, Educação e suas tecnologias com ênfase em Pesquisa Básica e Aplicada, Aprendizagem, Psicoterapia, Processos Psicológicos Básicos e Análise do Comportamento.

Déborah Praciano de Castro - UFC

Bióloga, Licenciada em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (IFC), Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora colaboradora do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF- UFC), desde 2010. Orientadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ecologia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD-UFPI). As principais atividades de pesquisa que realiza estão incluídas nas áreas de Ecologia e herpetologia, com ênfase em ecologia de comunidades e biogeografia de anuros da Caatinga e Brejos de Altitude Nordestinos. Paralelamente à estes estudos, desenvolve atividades de pesquisa em educação, com ênfase em formação de professores.

Álvaro Henrique Gomes Ferreira - PUC-GO

Estudante de Engenharia Civil da PUC-GO.

Magdiel Matos Benedito - UFV

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Franklin Cirino Ribeiro - PIT

Sou graduado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Faculdade Pitágoras. Sou atuante em minha formação.

Fernando Antonio Cabral - UNICAMP

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1993, respectivamente). Atualmente é professor associado (MS5.2) da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas. Foi chefe de departamento por três mandatos. Foi membro da sub-comissão de graduação do departamento de engenharia por vários anos e membro da sub-comissão de pós-graduação do programa de Engenharia de Alimentos. Atualmente é membro da comissão de docência do programa de pós-graduação em engenharia de alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processos de Separação e Equilíbrio de fases, atuando principalmente nos seguintes temas: extração e fracionamento de produtos naturais por tecnologia supercrítica, equilíbrio de fases a alta pressão, uso de equações de estado, modelagem termodinâmica.

Daniela de Luna Martins - UFRJ

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), tendo realizado o mestrado (2005) e o doutorado (2010) na área de Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química desta universidade. Tem experiência na área de química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, processos catalíticos, emprego de metodologias alternativas como o ultrassom e as micro-ondas em síntese orgânica, nanocatálise (nanopartículas de metais de transição em acoplamentos C-C) e reações multicomponentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7211566541475026

Ewerton de Quadros - UTFPR

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2015).

Eduardo Meneses - UFPI

Médico,graduado pela Universidade Federal da Paraíba e cirurgião pediatra com residência médica pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente integra a unidade de Cirurgia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí,como cirurgião e preceptor do internato e residências médicas. Defensor crítico da evidência de um projeto inteligente como justificativa para a complexidade da biologia e da própria vida.

José Cácio Mascarenhas Lima - IFMA

Graduando do Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA / Campus Zé Doca. É secretário escola da Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz, pertencendo ao quadro de funcionário efetivos da rede municipal de Zé Doca. Tem interesse por Química, Comunicação, Libras, Surdez, Educação. http://lattes.cnpq.br/1341112491907636

Hugo Dias Hoffmann Santos - UNIVAG

Graduação em Ciências Biológicas pelo UNIVAG Centro Universitário (2006), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Epidemiologista e Professor do Curso de Medicina do UNIVAG Centro Universitário. Tem experiência em: Controle de Infecção Hospitalar, Micologia Médica, Epidemiologia e Análises Estatísticas.

Áquila da Silva Bernardes - UNEB

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

José Barbosa Duarte Junior - UNIOESTE

Graduação em Agronomia pela UNIOESTE (2000), Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela UENF (2006), atualmente é Professor Associado A e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - PPGA/UNIOESTE. Tem experiência com pesquisas em Manejo de Culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, canola, etc. e estudos avançados de sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária.

Marcelo Souza Baço - PHENIX

Filósofo, formado pela Faculdade Phênix Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Pós graduado (especialização) em Filosofia e Ensino da Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor das áreas de teologia e filosofia da Escola Teológica Batista Livre.

Samara Eberlin - UNICAMP

Area de Atuação: Farmácia
Farmacêutica pela UNIMED, Mestre em Fisiopatologia Médica e Doutora em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Gerente de Pesquisa e Tecnologia na KOLderma Instituto de Pesquisas Clínicas, responsável pelo laboratório de segurança e eficácia pré-clínicos - Skin vitro. Desenvolve estratégias farmacológicas para desenvolvimento de ativos cosméticos e dermatológicos utilizando métodos alternativos para avaliação de eficácia e segurança. Metodista de Piracicaba (UNIMEP).