MEMBROS DA TDI

Filipe Gomes de Lima - UFRJ

Graduando em Física pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduando em Engenharia Mecânica, Técnico em Estruturas Navais pela FAETEC atuo a 8 anos na industria naval tendo trabalhado para empresas estrangeiras e nacionais do ramo de construção e reparo de navios e plataformas, tendo participado da construção e reparos de navios dos tipos PSV,AHTS,MPSV.PLSV.CSV,OSRV,VLCC,FPSO.

Patrick Menezes Lourenço - UFRJ

Biólogo clínico, atua em consultoria, ensino e treinamentos em análises clínicas. Formação técnica em Análises Clínicas pela SEEDUC-RJ (1998), GRADUAÇÃO em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Castelo Branco - UCB (2005), Especialização em Análises Clínicas & Diagnósticos in vitro pela UFRJ (2006) , e em Gestão Pedagógica Integrada (Administração, Supervisão e Orientação Escolar) pela UCAM (2014), MESTRADO em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela UERJ (2013). Mestrado em Teologia pela OPEM-RJ com dissertação defendida sobre: A Origem das espécies: criação x evolução - um novo paradigma na argumentação dos fatos (2006). Doutorado em Teologia Científica Eclesiástica pelo Seminário Internacional de Teologia, SITe com tese defendida sobre : A origem das espécies: Biologia Evolutiva x Bíblia Sagrada (2008). Tem experiência na área de medicina laboratorial. Doutorando no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis /UFRJ e Professor de cursos de graduação e pós-graduação.

Thiago Edu Pinto Pereira - Mackenzie

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Tem experiência na área de Teologia.

Moab Torres de Andrade - UFC

Area de Atuação: Agronomia
Graduado em Agronomia (2015), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada). Atualmente cursa mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa: Fisiologia, Bioquímica e Biotecnologia Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia Pós-colheita de Frutos e Hortaliças, Anatomia e Morfologia

Josemar da SIlva Damasceno - UFRN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação de Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Desde o início da graduação desenvolveu pesquisas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do GEMP (Grupo de Estudos Mídia e Poder) da Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Linguística, com ênfase em paradigmas sociais, estudos culturais, Sociologia da religião, pesquisa acerca dos meios de comunicação de massa e violência. Desde a graduação desenvolveu atividades de docência em Sociologia, História, Filosofia e Ética. Em 2013 concluiu os estudos no Instituto de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, CTB RHEMA, Brasil. Atualmente, além da docência nas Ciências Sociais, desempenha a função pastoral nas áreas de família, mentoria de jovens em apologética (fundamentações racionais e teológicas à fé cristã) e Ministério de Música.

RODRIGO MENEGHETTI PONTES - UEM

Químico, Mestre e Doutor em Química. Graduação em química (2001) e doutorado em química (2006) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professor adjunto A do Departamento de Química da UEM da área de Físico-Química. Leciona disciplinas para os cursos de graduação e pós graduação da UEM. Atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Química da UEM, desenvolvendo pesquisas na área de Físico-Química Orgânica, com interesse particular em interruptores e sistemas de armazenamento de dados moleculares.

Bruna Rossener Fauze Mascarenhas - UAM

Cursando Medicina na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em São Paulo, SP.

Paul A Nelson - The University of Chicago

Paul Nelson é um filósofo de Biologia que tem se envolvido internacionalmente no debate sobre o Design Inteligente há mais de duas décadas. Seu avô paterno, Byron C. Nelson (1894–1972), teólogo e autor, foi um dissidente influente da evolução darwinista na metade do século 20. Após receber seu bacharelado em Filosofia, com especialização em Biologia Evolucionária, pela Universidade de Pittsburgh, Nelson ingressou na Universidade de Chicago, onde se doutorou em 1998, em Filosofia de Biologia e Teoria Evolucionária. Atualmente ele é um dos fellows do Discovery Institute, e Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Artes – Ciência e Religião na Universidade Biola. Inicialmente foi um auxiliar do Professor Phillip Johnson, da Universidade da Califórnia-Berkeley, autor do best-seller livro crítico, Darwin no banco dos réus, Nelson foi um dos organizadores da Conferência Mere Creation [Mera Criação] (1996), onde a comunidade de pesquisa do design inteligente moderna foi formada. Os interesses de pesquisa de Nelson incluem a relação entre a biologia do desenvolvimento e o nosso conhecimento da história da vida, a teoria do design inteligente, e a interação entre a ciência e teologia. Frequentemente ele dá palestras em faculdades e universidades nos Estados Unidos e Europa, tem falado em rádios nacionais públicas dos Estados Unidos e Itália, e escrito para publicações da Grande Mídia, tão variada como o Oslo Dagbladet e o Christian Research Journal. Os artigos acadêmicos de Nelson têm aparecido em publicações científicas como o Biology & Philosophy, Zygon, Rhetoric and Public Affairs, e Touchstone, além de capítulos nas antologias Mere Creation (Intervarsity Press), Signs of Intelligence (Brazos), Intelligent Design Creationism and Its Critics (MIT Press), e Darwin, Design, and Public Education (Michigan State University Press). Sua monografia pendente de publicação, On Common Descent [Sobre a Descendência Comum], avalia criticamente a teoria da descendência comum. Ele é membro da Society for Developmental Biology (SDB) e da International Society for the History, Philosophy.

Rihelei Cinara da Silva Zuanazzi - FAL

Empresária e Estudante de Ciências Contábeis na Faculdade América Latina Ijuí-RS

Cleusa Camillo Atique - USP-RIBEIRÃO

Licenciada em Ciencias Biológicas pela FFCLRib. Preto- USP (1969). Mestre em Genética pelo Depto de Genética e Matemática da Fac. Medicina de Ribeirão Preto- USP( 1974).
Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo, Brasil (1977) Ex diretora das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) e Coordenadora do Centro de Ciencias da Saúde(FIJ-SP), Brasil Docente de Citologia, Genética e Metodologia da Pesquisa das FIJaú-SP-Brasil

Maria Cristina Marcucci Ribeiro - UNICAMP

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. Realizou estágio sênior na Universidad de Murcia. É professora de cursos de graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) desde 1998, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia e Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, na mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (HPLC) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. É membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA. Atualmente vem orientando alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso sobre análises fisico-químicas e microbiológicas de alimentos, plantas medicinais e fitoterápicos. Participa da rede INCT-if (CNPq) na área de Produtos Naturais. Tem colaborações com pesquisadores internacionais como o Institute of Organic Chemistry with Centre of Phytochemistry (BAC, Sofia, Bulgaria), Universidade de Beijing (China) e Universidade de Marchè (Ancona, Itália). É membro do grupo de trabalho em espectrometria de massas do Laboratorio Thomson (IQ-Unicamp). Tem uma patente (PI 0105471-6 B1) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 08/04/2014, a qual se encontra em processo de licenciamento. http://lattes.cnpq.br/3785872046836692

Luis Alberto Ponce Soto - UNSA PERU

Possui graduação em Biologia - Universidad Nacional de San Agustin (1998), Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Pós-Doutorado (2005-2009) Quimica de Proteínas. Atualmente é Professor da Unidade de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Biológicas e Agropecuárias da Universidade Nacional de San Agustin de Arequipa - Perú e membro do grupo de pesquisa do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia de Arequipa - Perú (IBBA). Tem vasta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Toxinología e Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fosfolipase A2, HPLC, neurotoxina, veneno e miotoxina. Co-oriento alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atuo como Editor Convidado para el Journal BioMed Research International 2013. Edição Especial: "Understanding the Molecular Mechanism and Structure-Function: Relationship of the Toxicity of PLA2 and K49 Homologs in Snake Venom". Atua como revisor em cerca de 10 Journal´s científicos Internacionais. Publicou artigos de impacto científico na área de Bioquimica e Farmacología com uma produção científica com mais de 38 artigos indexados, com índice H13 (01/01/2016).
http://lattes.cnpq.br/0040528546762254

Miriam Morata Novaes - UNICAMP

Arquiteta, mestre em ciência da religião e pesquisadora de arquitetura sustentável e hortas urbanas

Giannina Invernizzi Teroel -

Jornalista. Produtora Executiva e apresentadora do programa Origens - TV Novo Tempo.

ALESSANDRO PENIDO DE FREITAS - USP

Area de Atuação: Engenharia Naval
Graduado em engenharia naval pela Escola Politécnica da USP. Graduado em ciências navais pela Escola Naval. Especialização em armamento naval pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.

Eduardo Telles de Menezes Stewien - HAM

Em 1993, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP. Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição, obtendo em 1998 o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Realizou a Especialização em Artroscopia e Cirurgia do Joelho na mesma instituição(1988). Em 1999, tornou-se membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho(SBCJ) e Especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte(SBMEE) e Associação Médica Brasileira(AMB). Em 2004, defendeu o Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela FCMSCSP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia do joelho, ligamento cruzado anterior, traumatismos do esporte e artroscopia. Em 2007, a SBCJ o certificou como chefe do Serviço de Cirurgia do Joelho(SCJ) no Hospital Adventista de Manaus(HAM), que se torna o primeiro centro formador de novos cirurgiões de joelho na região Norte do Brasil. Em 2012, tornou-se Coordenador Médico do Comitê Organizador Local COL/FIFA Venue Medical Officer(VMO) para a cidade de Manaus durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Em 2013, foi renovada a autorização pela SBCJ do SCJ no HAM. Participou da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 como VMO observador.Em 2014, coordenou como VMO na Arena da Amazônia uma equipe multidisciplinar de saúde de 120 profissionais nos 4 jogos da Copa do Mundo 2014 em Manaus. Trabalhou como médico no Special Olympics Los Angeles 2015. Foi escolhido com Gerente Médico de Manaus para o Futebol dos Jogos Olímpicos Rio2016 Venue Medical Manager (VMM) e comandou a equipe de saúde na Arena da Amazônia para 6 jogos de futebol masculino e feminino. Iniciou em setembro de 2017 na Universidade do Texas em San Antonio no Departamento de Ortopedia um Research Fellowship com os Drs. Stephen Burkhart e Michael Wirth.

Isabella Araujo Bonifacio - UMESP

Graduação em andamento em Gestão da Tecnologia da Informação - Universidade Metodista de São Paulo

Brenda Cardoso Oliveira Da Silva - IBMR

Graduanda em Biomedicina (Formação em 2019) pela IBMR, Técnico em Administração (2014) pela FAETEC. Curso de Extensão em Biologia e Genética Forense, Mini Curso em Microscopia voltada ao Diagnóstico.

Lucas Pecchio Amantéa - FATEC Itu

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2015) pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC Itu. Atuando há quatro anos em serviços voltados à administração de Banco de Dados no interior de São Paulo.

Matheus Pereira Ferreira Ventura - UFRJ

Area de Atuação: Desenho industrial
Técnico em Eletrotécnica pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), graduando no curso de Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ).

Rosana Maria Alberici Oliveira - UNICAMP

Graduada, mestre e doutrora em Química. Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989), Mestre em Química Analítica (1992) e Doutora em Ciências (1996) pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou seu Pós-doutoramento (1997-2000) no Instituto de Química da UNICAMP. Entre os anos de 2000 e 2008, se dedicou à área de ensino, tendo lecionado em diversas Instituições Particulares de Ensino Superior. Como pesquisadora visitante atuou no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO 2012/2013) e na School of Chemistry and Biochemistry - Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech, GA, USA, 2013/2014). Atualmente é Pesquisadora-colaboradora no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas do Instituto de Química da UNICAMP, onde desenvolve pesquisas aplicadas a área da lipidomica, em especial óleos vegetais e biodiesel. Tem experiência na área de Química Analítica, em especial na Técnica de Espectrometria de Massas Ambiente.

Bruno Neiva Moreno - IFRN

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) com ênfase em Banco de Dados. Atualmente trabalha como professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, lotado no campus Currais Novos. Sua pesquisa está voltada para mineração de dados em redes sociais baseadas em localização. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de redes sociais e mineração de dados de trajetórias. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6104940306447079

Leonardo Mendes Oliveira - FAP

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio do Pará (2015). Cursando especialização em Gestão Tributária e Contábil pela Faculdade Faci-DeVry Belém-PA.

Stanley Nivaldo Dos Santos - UNIVEM

Administrador de empresas e líder evangélico. Graduando em teologia pela faculdade UNIVEM. Cursos de inteligencia emocional e treinamentos de PNL.

ALINE HELEN CORREA GARCIA - Mackenzie

Sou bióloga, doutoranda em Distúrbios do desenvolvimento

Adriana Bonato de Almeida - Fadileste

Formada em Licenciatura em Matemática pela Fadileste. Atuou por um ano e meio na área acadêmica e no momento é Assistente Administrativa pela Prefeitura Municipal de Macaé.

Luis Henrique Caetano - UFAL

Area de Atuação: Pesquisador/Professor/Analista em ciência da computação
É natural de Belo Horizonte - MG e alfabetizado em Londres - Inglaterra -, onde morou durante 5 anos, dos 7 aos 12 anos de idade. Ao retornar para o Brasil, se formou em Análise de Sistemas e fez Mestrado em Modelagem Computacional pela UFAL, onde escreveu sua tese na área da Biologia Computacional, propondo um Sistema de Identifica para Análise e Comparação do DNA Mitocondrial Forense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro-RJ, ocupando o cargo de Arquiteto Corporativo na DATAPREV. Pode-se dizer que Luis Henrique Caetano é um adepto do TDI desde os 7 anos de idade, quando ouviu pela primeira vez, em sala de aula, no colégio primário, a respeito da teoria mirabolante proposta por Charles Darwin pois, não fazia o menor sentido que toda aquela riqueza biológica viva. ao seu redor, fosse o produto de um mero acaso do universo. Passou a ter o primeiro contato com a Sociedade Brasileira de TDI em Novembro de 2017, numa palestra ministrada pelo seu Presidente, Marcos Eberlin, na PUC/RJ. Desde então, passou a ser um pesquisador, defensor e disseminador assíduo do TDI incluindo, na sua leitura diária, nomes como Michel Behe, Jonhatan Wells, Stephen Meyer.

Gisele Alves de Assis Siqueira - FEP/UFMG

Area de Atuação: Economia e Gestão em Serviços de Saúde
Graduada em Administração de Empresas(2001) pela Faculdade Pitágoras BH/MG, pós graduada Lato Sensu em negócios(2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais e cursando Mestrado em Gestão e Economia em Serviços de Saúde(2017) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto/Portugal.

Cristhiano Daniel Fritzen - Udesc

Médico Veterinário formado pela Universidade do Estado Santa Catarina (Udesc) em 2006 e especialista em Apicultura pela Universidade de Taubaté (UNITAU - SP) em 2014. Bacharelando em teologia pelo Instituto Bíblico Batista do Sétimo Dia (curso livre). Atua como médico veterinário da Prefeitura de Irati - PR e como meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão).

Bruno Felipe Macedo - UFRN

Advogado há 06 anos, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com pós graduação em Direito Tributário pela Faculdade Damásio de Jesus.