MEMBROS DA TDI

Bruno Batista Freire - UECE

Area de Atuação: EDUCAÇÃO/GEOGRAFIA
Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, com especialização em educação. Lecioneou geografia em escolas particulares de Fortaleza por mais de 10 anos. Tem discutido, trazendo evidências TDistas em escolas e simpósios nos últimos 5 anos. Tem alguns estudos qu o ajudam a fundamentar e realizar implicações para a TDI.

Caio Teixeira Silveira - FG

Graduando em Biomedicina pela Faculdade Guanambi - Guanambi - BA

Marcela Batalha Neves - USF

Area de Atuação: Biomedicina
Cursando Biomedicina na Universidade São Francisco - Campus Bragança Paulista.

Valdemar Katayama Kjaer - UNIR

Médico Oftalmologista. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Médico oftalmologista do Governo do Estado de Rondônia. Responsável pelo setor de Oculoplástica do Centro Especializado em Oftalmologia - CEOF - em Porto Velho, Rondônia. Atuação preponderante em cirurgia plástica ocular, vias lacrimais, órbita não-oncológica e cirurgia refrativa com excimer laser. Voluntário colaborador da Liga de Ensino e Pesquisa em Oftalmologia de Rondõnia (LEPO). Preceptor voluntário de oftalmologia do curso de medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ex instrutor especialista em oftalmologia do curso de medicina da Faculdade São Lucas. Ex colaborador do Hospital Dr. Marcello Candia de Porto Velho (Obras Assistenciais Santa Marcelina)

Celso Taques Saldanha - UnB

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasilia - UnB, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Cuiabá (2007), Tìtulo de Especialista em Alergia e Imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia/ASBAI e Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria/SBP. Atua com ênfase em ambulatório de Alergia e Pediatria, doenças imunoalérgicas, e em pesquisas de enfermidades respiratórias e alérgicas, e enfermidades asmáticas em crianças associados com fatores ambientais. http://lattes.cnpq.br/0172164042999824

Victor Alberto Bueno Coelho - UNIARA

Graduando em Direito pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

Celso Piovesana - USP

Area de Atuação: Engenharia Mecânica
Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - USP (1971), Especialização em Consultoria Industrial pela UNICAMP (1972) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Anhanguera de Campinas - FAC3, de novembro de 2010 a junho de 2016 e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica de janeiro de 2015 à junho de 2016. Professor e orientador de Estágio Supervisionado dos cursos de Engenharia de Automação, de Produção e Elétrica da FAC3. Foi bolsista de Iniciação Cientifica da FAPESP, pelo departamento de Física de São Carlos de 1968 a 1971. Professor instrutor do Departamento de Economia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da UNICAMP, onde participou, dentre outros, dos cursos do Centro de Treinamento e Assessoria Empresarial, em convênio com o Centro Brasileiro de Assessoria Empresarial (CEBRAE,hoje SEBRAE) e com a Secretaria de Planejamento do governo do Estado de São Paulo, de 1972 à 1976. Atuou como consultor industrial atendendo centenas de empresas. Foi industrial e comerciante atacadista. Ocupou cargos de gerenciamento em industrias de médio e grande porte. Foi Secretário Executivo da FUNCAMP/UNICAMP, em 1999. Dirigiu escola de ensino fundamental. Foi professor de instituição de ensino superior tais como: PUC-Campinas, UNOESTE, Instituição Toledo de Ensino e Instituto Educacional Jaguary. Atua como professor da graduação e da pós-graduação da FAC3 desde agosto de 2008 e graduação da FAV desde março de 2017.

Milane Correia - UESB

Bióloga. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde desenvolveu estudos relacionados a ontogênese (morfologia e morfometria) e histologia de larvas de peixes. Em 2013 concluiu o mestrado em Zoologia Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Realizou pesquisas na área de ictiologia, monitoramento ambiental e histopatologia de peixes.

Muriel Medeiros - Claretiano

Area de Atuação: Teologia e História
Bacharel em teologia (faceten). Estuda o aborto. Licenciado em História (claretiano). Acadêmico da 8 fase de Direito (ESUCRI).

Leandro de Lima Bezerra - UNICAP

Graduação em andamento em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil e em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

THIAGO ARAUJO DIAS MONTEIRO - unaerp

Formado em administração de empresas pela Unaerp e pós graduado em finanças pela UNIP e estudante de direito.

Francisco Carlos Madio Sanchez - UnG

Area de Atuação: Arquitetura
Arquiteto, Técnico em Segurança do Trabalho e professor.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro - UNICAMP

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. Realizou estágio sênior na Universidad de Murcia. É professora de cursos de graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) desde 1998, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia e Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, na mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (HPLC) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. É membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA. Atualmente vem orientando alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso sobre análises fisico-químicas e microbiológicas de alimentos, plantas medicinais e fitoterápicos. Participa da rede INCT-if (CNPq) na área de Produtos Naturais. Tem colaborações com pesquisadores internacionais como o Institute of Organic Chemistry with Centre of Phytochemistry (BAC, Sofia, Bulgaria), Universidade de Beijing (China) e Universidade de Marchè (Ancona, Itália). É membro do grupo de trabalho em espectrometria de massas do Laboratorio Thomson (IQ-Unicamp). Tem uma patente (PI 0105471-6 B1) concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 08/04/2014, a qual se encontra em processo de licenciamento. http://lattes.cnpq.br/3785872046836692

José Glauco Ribeiro Tostes - UENF

Químico. Graduado pela UFRJ, mestre pelo IME e doutor e pos-doutor em Química pela UNICAMP. Graduação em química industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1966). Mestrado em Química pelo IME (1976). Doutorado em Química pela UNICAMP (1982). Pós-doutorado em Química (UNICAMP, 1987-88). Prof. Titular da UENF/RJ. Área de pesquisa 1: ciência ambiental/ambiente e sociedade; linha de pesquisa: ambiente, capitalismo e complexidade de Prigogine. Área de pesquisa 2: química teórica; linha de pesquisa: modelagem ab initio de hiperconjugação generalizada em álcoois cíclicos.

Johannes Gerson Janzen - UFMS

Engenheiro, Mestre e Doutor e pós-Doutor pelo MIT. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2000), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006), com período sanduíche no Instituto de Hidromecânica da Universidade de Karlsruhe. Fez pós-doutorado no MIT (2013/2014). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Fenômenos de Transporte, Hidráulica Ambiental e Eficiência Energética em Hidráulica e Saneamento.

Antonio Fernando Gonzaga - UFS

Fez parte de ordens esotéricas, cristãs e budistas da adolescência à fase adulta enquanto cursava biologia. Estudou os achados apócrifos (principalmente de Nag Hammadi), rosacrucismo clássico (portanto cristão, e passando também por três ordens rosacruzes diferentes) e budismo (tendo sido budista bastante estudioso por mais de dez anos e praticado meditação por bem mais tempo). Atualmente convertido ao cristianismo e estudante de teologia. Passei por três fases distintas de pensamento: (1) cético agnóstico, no período ocultista (2) cético empírico, porém ateísta militante e esquerdista, no período universitário e metade do período budista, e (3) já por quase dez anos teísta convicto e politicamente da direita, conservador.

Gladston de Oliveira Reis - PUC-RS

Graduado em Engenharia Elétrica (2011) com ênfase em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . PUCPR Empresário/proprietário da One Serviços de Comunicação Multimídia Especializado em topologia de redes lógicas, implantação e adequação de sistemas de software, manutenção e projetos de redes de grande porte, cabeada/metálica, wireless, óptica, desenvolvimento de software.

Tony Rios - USP

Area de Atuação: Direito
Pós Graduação em Segurança Publica- 2015 - Claretiano, Extensão em Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas - 2015 -Conselho Nacional de Justiça CNJ - Universidade de São Paulo - USP, Bacharel em Direito – Centro Universitário de Guaxupé - UNIFEG Guaxupé MG - 2009, Especialização em Física - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - 1996, Especialização em Matemática - Fundação de Ensino Superior de Passos- FESP Passos – MG - 1995, Graduação Física - Fundação Universitária Oeste de Minas FUOM - 1991,Curso Técnico em Eletrotécnica - Escola Estadual Milton Campos BH - MG- 1985. Teoria do Designe Inteligente CFL - 2018, Professor de Física e Eletricidade, Especialista em Manutenção em Sistemas de Potência em Extra alta Tensão, Pesquisador em Fontes Alternativas de Energia, Advogado, Atualmente Oficial de Justiça TJSP

Cesar Kaiyo Nakajune - ESPM

Area de Atuação: Engenharia Eletrônica e Inteligência Artificial
Engenheiro Elétrico, MBA Marketing e gestão de clientes, cursando Master em Inteligência artificial e Data Science na ESPM (gostaria de aplicar Data Science em Design Inteligente).

Raphael Guilherme de Araújo - Mackenzie

Area de Atuação: Teologia
Formado em teologia pelo Mackenzie (2017) e pós graduando em teologia bíblica e missão pela Faculdade Teológica Batista Brasileira.

Mayara Lustosa de Oliveira - UNICAMP

Bióloga. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Graduada em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Goiás. Estagiou no Laboratorio de Comportamento Celular por um ano, onde atuou como bolsista do Programa de iniciação científica (CNPq/UFG). Foi estagiária do NETESB (Núcleo de Estudos em Tecnologia para Socialização do conhecimento em Biologia) em associação com a empresa Brasil Online - Tecnologia Educacional, onde auxiliou na construção de aulas interativas da disciplina de Biologia para estudantes do Ensino Regular. Participou também da Sala Verde (Espaço Samambaia - Ministério do Meio Ambiente), atuando em temas como socialização do conhecimento e educação ambiental. Realizou atividades de monitoria na disciplina de Biologia Celular para graduandos de Biologia na UFG durante dois semestres. Atualmente faz Doutorado em Biologia Celular e Estrutural na Unicamp. Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de Biologia Celular (por meio de Tecnologias Educacionais) educação inclusiva e educação ambiental.

ROBSON PACHECO DE SOUZA - UFRJ

Graduado Administração de Empresas - FIB (1971/75), e em Engenharia Econômica e Adm. Industrial na UFRJ (1975/76). Especialização na ESG - ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (2011) em CLMN - LOGÍSTICA E MOBILIZAÇÃO NACIONAL. Foi Presidente da ABAMEC - Associação Bras. dos Analistas do Mercado de Capitais (Rio) e Vice-Presidente do CODIMEC - Comite Divulgação do Mercado de Capitais (antigo órgão consultivo da Presidência da República). Auditor de fusão & aquisição de instituições financeiras e analista de Investimentos. Visitou, analisou e projetou as 500 das maiores empresas que, compõem os principais segmentos da economia brasileira. Exerceu o magistério durante 10 anos como professor de graduação e pós-graduação em Administração Financeira, Análise de Balanços, Mercado de Capitais e pesquisador em Teoria do Investimento. Escreveu centena de artigos sobre economia brasileira nos principais jornais e periódicos do país (Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, O Estadão, Jornal do Commércio, Correio Brasiliense, Última Hora, O Dia, O Povo, Jornal Ação, Correio da Manhã, Jornal do Codimec, entre outros; Revistas: Suma Econômica, Abamec, Banco Hoje, Veja, entre outras) como também, proferiu inúmeras palestras e foi moderador em mesas-redondas, seminários e congressos. Nos últimos anos tem focado nas atividades da Nova Economia e, em especial, em nos modelos logísticos para os segmentos de Petróleo & Gás, ao tempo que, vem promovendo estudos nas relações logísticas inseridas nos processos de Gestão de Risco. Pesquisa e realiza produção textual em literatura, arte, filosofia e teologia. Atualmente, desenvolve pesquisa exegética para a confecção de um livro sobre as profecias do Apocalipse e, vem publicando como organizador, três livros sobre o tema Design Inteligente (2013/2016). Desde 2012 desenvolve, em conjunto, com o Eng, Paulo Bancovsky (ex-Presidente da ANE - Academia Nacional de Engenharia), pesquisa científica, visando à nova modelagem Logística para exploração e produção nas bacias do Pré-Sal, com publicação prevista para 2015.

Tiago Nogueira de Souza - FTSA

Area de Atuação: Pastor e Historiador
Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Campinas (FTBC) em 2011, pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), em 2016 e Faculdade Teológica Sul-Americana (FTSA) em 2017.
Licenciando em História e Pedagogia pela UNIJALES. Professor de História

Luis Henrique Caetano - UFAL

Area de Atuação: Pesquisador/Professor/Analista em ciência da computação
É natural de Belo Horizonte - MG e alfabetizado em Londres - Inglaterra -, onde morou durante 5 anos, dos 7 aos 12 anos de idade. Ao retornar para o Brasil, se formou em Análise de Sistemas e fez Mestrado em Modelagem Computacional pela UFAL, onde escreveu sua tese na área da Biologia Computacional, propondo um Sistema de Identifica para Análise e Comparação do DNA Mitocondrial Forense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro-RJ, ocupando o cargo de Arquiteto Corporativo na DATAPREV. Pode-se dizer que Luis Henrique Caetano é um adepto do TDI desde os 7 anos de idade, quando ouviu pela primeira vez, em sala de aula, no colégio primário, a respeito da teoria mirabolante proposta por Charles Darwin pois, não fazia o menor sentido que toda aquela riqueza biológica viva. ao seu redor, fosse o produto de um mero acaso do universo. Passou a ter o primeiro contato com a Sociedade Brasileira de TDI em Novembro de 2017, numa palestra ministrada pelo seu Presidente, Marcos Eberlin, na PUC/RJ. Desde então, passou a ser um pesquisador, defensor e disseminador assíduo do TDI incluindo, na sua leitura diária, nomes como Michel Behe, Jonhatan Wells, Stephen Meyer.

Rebeca Santos - UFF

Area de Atuação: Professora de Química
Graduada em Licenciatura em Química (2015) pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Mestre em Química (2017) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense- PPGQ . Desenvolveu suas pesquisas no Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGEOR), financiado pela Petrobras. Seu projeto de mestrado visou criar uma nova metodologia de análise de biomarcadores para auxiliar indústrias petroquímicas na prospecção de Petróleo e na detecção de derramamento de óleo pela técnica de Espectrometria de Massas. Durante o período da iniciação científica trabalhou no projeto intitulado "Obtenção de óxido de grafeno funcionalizado com aminas para captura e separação de CO2", com bolsa do CNPq de 2014/2 a Setembro de 2015 e bolsista PIBID durante um ano atuando no Colégio Estadual Manuel de Abreu localizado em Niterói/RJ. Seu trabalho de iniciação a docência com "Oficina Temática sobre a Química da Fotografia" foi o segundo melhor dentre os trabalhos na XII Mostra de Iniciação à Docência - UFF. Atualmente é Professora titular no Centro Educacional de Niterói uma das instituições mais renomadas de ensino Experimental na cidade de Niterói - RJ e no Colégio Pluz.

Weliton Augusto Gomes - Uniandrade

Area de Atuação: Biologia
Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Santos de Andrade (UNIANDRADE) em Curitiba-PR. Professor de Ciências para a Educação Adventista da Associação Central Paranaense e palestrante do Ministério Decifrando o Gênesis. Entusiasta em assuntos relacionados à biologia evolutiva, paleontologia, evolução humana e comportamento social animal.

Fernanda Ramos Martins - uniasselvi

Formanda em ciências biológicas pela Uniasselvi - Leonardo da Vinci, da cidade de Porto Alegre/ RS. Atualmente atuo como monitora de inclusão no município de Esteio/RS.

RODRIGO MOURA DA SILVA - IFPB

Area de Atuação: Matemática e Engenharia
Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Licenciatura em Matemática, com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campona Grande na área de concentração de fenômenos de transporte e métodos numéricos. Atualmente doutorando em Engenharia de Processos na UFCG na área de concentração de desenvolvimento de processos, trabalhando com o tema transferência de calor em sistemas particulados. Sou entusiasta de estudos de física como atividade complementar e da teoria do design inteligente.

Fabricio Luís Lovato - UFSM

Area de Atuação: Biologia
Bacharel (2014) e Licenciado (2016) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharelando em Teologia pelo Instituto Bíblico Batista do Sétimo Dia (2016- ). Mestre em Bioquímica Toxicológica (2015) pela UFSM. Doutorando em Educação em Ciências pela UFSM (2016- ). Desenvolveu atividades de pesquisa sobre os mecanismos envolvidos no papel protetor do disseleneto de difenila frente à toxicidade induzida por metilmercúrio, no Laboratório de Bioquímica Toxicológica - UFSM (2014-2015). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES, 2011), e do Programa de Educação Tutorial (PET - Biologia - MEC/SESu, 2011-2013). Desenvolveu atividades de pesquisa sobre as propriedades antioxidantes do flavonoide Quercetina sobre danos causados no sistema reprodutivo masculino pela contaminação com bifenilas policloradas (PCBs), no Laboratório de Biogenômica (2011-2013). Atualmente, é professor de Ciências e Biologia e realiza pesquisas sobre a temática de Mídias Audiovisuais de Entretenimento e Ensino de Ciências. http://lattes.cnpq.br/8943577436722902

Fernando Correa Pinto - SETEB, IRSP

Area de Atuação: Professor de teologia
Filho de Deus, cristão reformado, salvo pela graça. Marido de Suzana e pai de João, Timóteo e Lucas. Professor de Teologia.
Possui Mestrado em Teologia - Seminário Teológico Evangélico Bíblico RN (2014), Pós Graduado em Marketing pelo Centro Universitário Leonardo Davici RS, (2015), Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), é Doutorando pelo Seminário Teológico Evangélico Bíblico RN . Trabalhou como missionário no Nordeste Brasileiro, foi professor do Centro Metodista de Educação do Nordeste até 2015. Atualmente é professor do Seminário Betel Brasileiro de Santo André, Centro de Educação teológico Fidelidade em São Bernardo do Campo, Instituto Bíblico Santo Evangelho e serve a Deus na Igreja Casa de Oração em São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Teologia com concentração em missiologia e é autor do livro com o titulo "O Missionário e desafio contemporâneo" publicado pela editora Átrio.