MEMBROS DA TDI

Luis Alberto Ponce Soto - UNSA PERU

Possui graduação em Biologia - Universidad Nacional de San Agustin (1998), Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Pós-Doutorado (2005-2009) Quimica de Proteínas. Atualmente é Professor da Unidade de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Biológicas e Agropecuárias da Universidade Nacional de San Agustin de Arequipa - Perú e membro do grupo de pesquisa do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia de Arequipa - Perú (IBBA). Tem vasta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Toxinología e Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fosfolipase A2, HPLC, neurotoxina, veneno e miotoxina. Co-oriento alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Atuo como Editor Convidado para el Journal BioMed Research International 2013. Edição Especial: "Understanding the Molecular Mechanism and Structure-Function: Relationship of the Toxicity of PLA2 and K49 Homologs in Snake Venom". Atua como revisor em cerca de 10 Journal´s científicos Internacionais. Publicou artigos de impacto científico na área de Bioquimica e Farmacología com uma produção científica com mais de 38 artigos indexados, com índice H13 (01/01/2016).
http://lattes.cnpq.br/0040528546762254

Marcela Calixto dos Santos - UEL/USP

Area de Atuação: Educação e Pedagogia
Pedagoga (2011) e Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente Douturanda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Linha de pesquisa na área da Filosofia da Educação (Pragmatismo Clássico e Naturalismo Filosófico).

Valéria Barros de Freitas - PACA

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UNINOVE. Iniciação Científica no Laboratório de Bioquímica, Instituto de Química da USP, "Planejamento e Síntese de quinolínas, potencialmente ativos em Leishmaniose", 2006. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Orientador: Mario Jose Politi. Atualmente é professora de Ciências na PACA - Pan American Christian Academy.

Gabriel Silva Ramos Zani - USP

Area de Atuação: História
Bacharelado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Foi Colunista da Revista Feed & Food (circulação nacional). Foi Palestrante no EPEGH de 2014 e de 2016 (Encontro de Pesquisa na Graduação de História), promovido e organizado pelo Departamento de História (FFLCH/USP). Atualmente, ao mesmo tempo em que exerce atividades na área de Ensino de História, é também escritor de artigos de temática histórica e teológica, os quais - futuramente - irão compor o livro de sua autoria: "Você conhece o Caminho?"

José Eduardo Rodrigues de Araújo - UNITAU

Possui graduaçao em Medicina pela Universidade de Taubaté no ano de 2014, Pós graduação Lato Sensu em Nutrologia pela Associaçao Brasileira de nutrologia em 2016 e curso de educação continuada em Bioquimica e Metabolismo pela HealthMetrix 2017.

Adriana Santos Soprano - UNESP-UNICAMP

Bióloga pela UNESP e Doutora em Biologia pela UNICAMP. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Doutora em Genética e Biologia Molecular, na área de Genética Vegetal e Melhoramento, pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente realiza pós doutorado no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). Possui experiência em Biologia Molecular de Plantas e Microorganismos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Análise da expressão gênica na interação planta-patógeno Xanthomonas citri-citros; análise estrutural e funcional de proteínas; transformação de citros. Possui Habilitação Profissional de Técnico em Processamento de Dados.

Samuel Eber Silva - UCF-EUA

Farmacêutico. Bacharelado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil e Doutor pela Universidade de Ciências da Filadélfia, EUA. Desde Setembro de 2011, dirige as operações de Pesquisa & Inovação na empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos em Itapira, São Paulo, Brasil. Nesta posição ele é o responsável por fornecer liderança estratégica e científica para todas as atividades dentro da divisão de P & I, comanda as divisões terapêuticas de excelência e lidera diversos projetos de inovação, com a colaboração estreita de inúmeras instituições de pesquisa brasileiras. Dr. Samuel Silva tem muitos anos de experiência na pesquisa farmacêutica e no campo do desenvolvimento. Com passagem em várias empresas farmacêuticas norte-americanas que variaram de pequenas empresas de Capital de Riscos (Venture Capital), até a mais recentemente, como o gerente de Pesquisa & Desenvolvimento na Johnson & Johnson, EUA.

Eduardo Telles de Menezes Stewien - HAM

Em 1993, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP. Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição, obtendo em 1998 o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Realizou a Especialização em Artroscopia e Cirurgia do Joelho na mesma instituição(1988). Em 1999, tornou-se membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho(SBCJ) e Especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte(SBMEE) e Associação Médica Brasileira(AMB). Em 2004, defendeu o Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela FCMSCSP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia do joelho, ligamento cruzado anterior, traumatismos do esporte e artroscopia. Em 2007, a SBCJ o certificou como chefe do Serviço de Cirurgia do Joelho(SCJ) no Hospital Adventista de Manaus(HAM), que se torna o primeiro centro formador de novos cirurgiões de joelho na região Norte do Brasil. Em 2012, tornou-se Coordenador Médico do Comitê Organizador Local COL/FIFA Venue Medical Officer(VMO) para a cidade de Manaus durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Em 2013, foi renovada a autorização pela SBCJ do SCJ no HAM. Participou da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 como VMO observador.Em 2014, coordenou como VMO na Arena da Amazônia uma equipe multidisciplinar de saúde de 120 profissionais nos 4 jogos da Copa do Mundo 2014 em Manaus. Trabalhou como médico no Special Olympics Los Angeles 2015. Foi escolhido com Gerente Médico de Manaus para o Futebol dos Jogos Olímpicos Rio2016 Venue Medical Manager (VMM) e comandou a equipe de saúde na Arena da Amazônia para 6 jogos de futebol masculino e feminino. Iniciou em setembro de 2017 na Universidade do Texas em San Antonio no Departamento de Ortopedia um Research Fellowship com os Drs. Stephen Burkhart e Michael Wirth.

Emil e Lutz - UFTM

Nascido em 1947 na cidade de Vevey na Suíça, estudou análise de finanças, trabalhou como analista de finanças e numa empresa de Engenharia civil. Aos 30 anos emigrou para o Brasil e tornou-se agricultor orgânico e Brasileiro. A sua empresa - a PLANETA VERDE - foi a primeira a nível mundial a produzir um açúcar orgânico. No ano passado (2016) fundou a FELIFLORA, a primeira empresa a nível mundial a produzir um floral com certificação orgânica. De 2 e 3 de Setembro de 2011 apresentou o AMOTRON: no IV ENCONTRO INTERNACIONAL De Pesquisas Institucionais e Medicina Tropical e Altas Diluições, (encontro na UFTM em Minas Gerais.). O AMOTRON é uma nova partícula no universo, o complemento natural do Bóson de Higgs (que explica a existência da matéria), o AMOTRON é "o K-byte" do universo que gera toda a evolução. Incentivado pelos participantes do encontro acima mencionados, pelos membros da UFTM e da IDESUFRAN escreveu um livro sobre o AMOTRON em 2014 :AMOTRONS E O MARAVILHOSO UNIVERSO DE DEUS, Editora Opção ISBN: 978-85-8305-020-9.

Emerson Martins - UFG

Pós-Graduações Stricto Sensu: Mestre em Geografia – Universidade Federal de Goiás. Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Pós-Graduações Lato Sensu - Educação Ambiental e Formação de Professores – PUC-GO - Estudos Socioambientais – UFG. Vinculo de pesquisa Institucional: Universidade Federal de Goiás, UFG – Instituto de pesquisas Socioambientais, IESA. Membro do Projeto de Pesquisa: Novas determinações produtivas, regionais e urbanas na área do cerrado brasileiro: uma avaliação sobre os efeitos das obras de infraestrutura rodoferroviária na integração regional - 55/2013 (Capes/Ministério da Integração), Pesquisador. Membro de Grupo de Pesquisa, Espaço, Sujeito e Existência – Projetos e Missões Nacionais e internacionais – Pesquisador. Membro do Grupo de Pesquisa, Território e Fluxos - Pesquisador.

Calebe Elias Ribeiro Brim - UFPR

Possui graduação em Sistemas de informação pela Universidade da Região de Joinville(2013) e mestrado em Bioinformatics pela Universidade Federal do Paraná (UFPR- 2015). Atualmente é Pesquisador Mestrando da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mass Spectrometry, AI, Feature Extraction

Priscila Paganini Pessoa - Elim

Area de Atuação: Pedagogia e Teologia
Formada em Pedagogia e Teologia.

Júlio César Francisco - PUC - Campinas

Area de Atuação: Biologia
Cursou Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado - pela PUC - Campinas - 2009. É Especialista em Circulação Extracorpórea - Pela SBCEC (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA)e pela ALAP - ASSOCIAÇÃO LATINO - AMERICANA DE PERFUSÃO. Especialista em ECMO pela ELSO - EXTRACORPOREAL LIFE SUPPORT ORGANIZATION. Instrutor do time de Educação da ELSO no Brasil pela ELSO LATAN. Atualmente atua na Equipe de cirurgia cardíaca da Clínica Cardio Cirúrgica Campinas como Especialista na máquina Coração Pulmão, que substitui estes órgãos durante a cirurgia cardíaca e especialista em ECMO que é uma vertente da Circulação Extracorpórea de longa duração. Cursou o IBICAMP - Instituto Bíblico de Campinas. Cursando o Seminário Nazareno Campinas. Atua como pastor de Jovens e adolescentes na Igreja do Nazareno Country Ville em Campinas, SP.

Luciene Oliveira da Costa Santos - PUC/SP

Doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP (março/2017), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e
graduação em Letras Português e Francês Licenciatura Plena pela mesma instituição (2003). Tem experiência nas áreas de Leitura, Produção
Textual, Língua Portuguesa e Literatura. Atuou como professora na Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou as disciplinas Literatura
Francesa, no período de 2005 a 2007, e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em 2012. Foi tutora do curso a distância de 2010 a 2013.
Atuou como professora de Língua Portuguesa em instituições privadas. http://lattes.cnpq.br/1284734395553717

Ismael Ferreira da Rocha - Uninter

Cursando Licenciatura em Filosofia pela Universidade Internacional -Uninter-

Ricardo Dantas do Nascimento - UNASP

Graduado em enfermagem (1997), pelo UNASP campus São Paulo e pós graduado em enfermagem do trabalho (2011) pelo instituto INTESP. Atuei como enfermeiro no hospital Paulistano em SP (97- 2000), no hospital Samaritano de Campinas (2000 - 2004), Enfermeiro no setor de emergências do Hospital Vera Cruz Campinas (2004 - 2010) e no PS Municipal da cidade de Hortolândia (2000 - 2005). Enfermeiro do Hospital Municipal de Paulínia (2005 - 2010) e gerente de enfermagem do PS do Hospital Municipal de Paulínia (2010 - 2012). Consultoria de saúde na cidade de Luanda - Angola de 2013 a 2015.

Bruno Augusto de Carvalho - UNIP

Graduado em fisioterapia (2013) pela Universidade Paulista - UNIP e pós-graduando em gerontologia (2016) pela Universidade Estácio. Fez o curso de especialização em docência do ensino superior na Universidade Estácio (2015). É autor do artigo "Influência do uso do Nintendo® Wii TM na destreza e na força de preensão manuais: estudo de caso na distrofia muscular de Becker" publicado pela revista ConScintiae Saúde. http://lattes.cnpq.br/8093377883567705


Gustavo Amato Gaiotto - Unicamp

Graduado no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Metodista de Piracicaba. Experiência em ensino médio, ensino fundamental, cursinho prévestibular e aulas particulares, atuando como professor de Química e de Física. Casado, 40 anos e residente em Campinas SP. Durante a graduação, atuou em áreas de pesquisa desenvolvendo três iniciações científicas com bolsas das agências CNPq e FAPESP. Atualmente trabalha na rede pública estadual e em duas escolas particulares de Campinas.

GLAUCO CÉSAR DE MENDONÇA - MACKENZIE

PROFESSOR DE TEOLOGIA HÁ 23 ANOS, MESTRE EM TEOLOGIA BÍBLICA, DOUTORANDO EM MINISTÉRIO CRISTÃO, TERAPEUTA FAMILIAR E PASTOR DA IGREJA DE CRISTO EM SAMAMBAIA - DF.

Marco Antonio Soares de Souza - USS

Area de Atuação: Química
Graduado em Engenharia Química, pela UFRRJ Mestre em Química Orgânica pela UFRRJ Doutor em Química Orgânica pela UFRRJ. Mais de vinte e sete anos de experiência acumulada em Produtos Naturais, Educação em Química, Síntese Orgânica, Elucidação Estrutural de Compostos Orgânicos e Modelagem Molecular. Venho atuando, basicamente, em Pesquisa, Magistério, Gestão e Avaliação do Ensino Superior. Exerci funções de Coordenador de Curso de Graduação, Diretor de Centro e Pró-Reitor de Ensino na Universidade Severino Sombra entre os anos de 2000 a 2005, reassumindo a função de Pró-Reitor de Ensino de Graduação em maio de 2009. Acumulei, de outubro de 2010 a setembro de 2011, as funções de Vice-Reitor e Pró-Reitor de Ensino de Graduação nesta mesma IES. De setembro de 2010 a julho de 2012, exerci a função de Vice-Reitor na USS. De julho de 2012, até a presente data, exerço a função de Reitor na Universidade de Vassouras (antiga USS). Avaliador do INEP/MEC desde 2010 e Elaborador de itens para o ENADE em 2011. Avaliador do ARCU-SUL desde 2018.

Rosana Maria Alberici Oliveira - UNICAMP

Graduada, mestre e doutrora em Química. Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989), Mestre em Química Analítica (1992) e Doutora em Ciências (1996) pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou seu Pós-doutoramento (1997-2000) no Instituto de Química da UNICAMP. Entre os anos de 2000 e 2008, se dedicou à área de ensino, tendo lecionado em diversas Instituições Particulares de Ensino Superior. Como pesquisadora visitante atuou no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO 2012/2013) e na School of Chemistry and Biochemistry - Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech, GA, USA, 2013/2014). Atualmente é Pesquisadora-colaboradora no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas do Instituto de Química da UNICAMP, onde desenvolve pesquisas aplicadas a área da lipidomica, em especial óleos vegetais e biodiesel. Tem experiência na área de Química Analítica, em especial na Técnica de Espectrometria de Massas Ambiente.

Emanuele Moura - UNIFOR

Area de Atuação: Publicitária
Estudante (não exercendo) de Publicidade pela UNIFOR.

Rodrigo Augusto de Oliveira Silva - UFPI

Técnico em Análises Clínicas (2012) pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde - Escola Técnica do SUS. Graduando desde 2014 no Curso Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí. Áreas de Pesquisas: Micologia médica, Resíduos Hospitalares e Tecnologias da Educação.

Zenaldo Fernandes Marinho - Nassau

Area de Atuação: Psicologia
Graduando em psicologia da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande na Paraíba.

Gabriel Henrique Conde Brígido - UCL

Area de Atuação: Educação Física
Acadêmico de Licenciatura em Educação Física pela UCL.

Gilliard de Oliveira Passos - IFES

Area de Atuação: Química
Defensor da teoria do design inteligente, graduando em Química no instituto federal IFES.

Roseline Nascimento de Ardiles - USP

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) com Bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES na Universidade do Algarve -UAlg-PT. Mestre em Educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-graduada com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro dos Grupo de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da UAlg PT e Humanização dos Cuidados em Saúde do IPUSP. Experiência em Formação de Professores, Coordenadora e Professora de Curso de Graduação e de Pós-Graduação, Orientadora Educacional, Professora Conteudista e autora de material didático para Educação a Distancia (EaD) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional com ênfase nos processos neurocognitivos do desenvolvimento humano e didáticoavaliativo do ensinoaprendizagem.

Felipe da Rocha Paes - UFAL

Formação em Engenharia Civil e atualmente é fiscal de obras na UFAL.

Douglas Salmazo Rocha MoralesUSP - USP

Area de Atuação: Medicina
Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1988-1993), Estágio de Adaptação em Serviço no Hospital Geral do Exército - 1994. Especialização (residência médica) em Otorrinolaringologia pela EPM-UNIFESP, credenciada pelo MEC (1995-1998). Mestrado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço - UNIFESP-EPM (1998-99). Doutorado em Ciências da Saúde - UNIFESP-EPM ( 2000-2005). Assistente Médico do Hospital São Camilo (1988-atualmente). Assistente Médico do Hospital Universitário da USP (2002-atualmente).

José Aparecido Pimenta Junior - Unicamp

Area de Atuação: Químico
Formado em Química com Atribuições Tecnológicas pela UNICAMP, com sólida experiência nas áreas de Qualidade, Garantia da Qualidade, Laboratório, Produção e Processo. Atuou por 12 anos no Sistema Petrobras como Técnico em Processos e Químico de Petróleo. Como Químico desenvolveu projetos nas áreas de manutenção e automação de analisadores online e adaptação e melhora de performance de métodos e equipamentos. Atualmente é responsável por desenvolvimento de novos equipamentos e projetos de inovação na Kaiowá do Brasil. Atua também na gestão do processo de fabricação e projetos de melhoria contínua.