MEMBROS DA TDI

Bruno Daniel Santos Silva - FIT

Graduado em Sistemas de informação pela faculdade impacta de tecnologia (2015), 3o. semestre do curso de teologia do Victory Bible Institute, líder de células, estudante e curioso. Aficionado pela Teoria de design inteligente.

Francisco Ernani Barros Moreira - FBUNI

Area de Atuação: Letras, Direito e Teologia
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2017). Pós-graduação Lato Senso em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e em Teologia Histórica e Dogmática pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Atualmente é Professor - Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Professor de Escolas Particulares e Preparatórios para Concursos Públicos, Professor do Instituto Pietista de Cultura - Seminário Teológico, e Ass. Administrativo do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará. Estuda Linguística, Direito, Teologia e Ciência da Religião.

THEODORA SAMPAIO REIS DE OLIVEIRA - UNIFASS

Graduada em Direito pela Faculdade UNIFASS (2013) Advogada especialista em Direito e planejamento tributário-Pela Faculdade Baiana de Direito (2014), graduada em Administração de empresas, pela Faculdade Luzwell -São Paulo 1999, Contabilista (1997) Sp, especialista em Educação e Meio Ambiente pela FAP (2007), cursou três créditos de mestrado de filosofia UFBA- filósofa da OINA Organização Internacional Nova Acrópole- BRASIL Lider Coach SBC. http://lattes.cnpq.br/5571447148578110

Letícia Brandão Mohallem - FMIt

Acadêmica do 3ºano da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Saulo Chambela da Silveira - FAFIA

Biólogo. Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA). Atualmente é professor permanente pela SEDU-ES. Também possui matrícula no Estado do Rio de Janeiro, onde lecionou de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental. Pós-graduação em Educação Ambiental e Recursos Naturais.

Rafael Farias Cavalheiro - Uninove

Formado na graduação de Farmácia e bioquímica na UNINOVE - Universidade nove de julho (2016) e em técnico de farmácia pela colégio Tableau (2007)

Fábio Nascimento Fagundes - UFMT

Matemático e Mestre e Doutor em Física. Bacharelado em Matemática e mestrado em Física na Universidade Federal do Espírito Santo, e doutorado em Física na Universidade Federal de Viçosa-MG. É professor adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso campus Sinop-MT. Desenvolve pesquisas na área de Física-Matemática com ênfase em análise de singularidades e aplicações.

Pedro da Silva Alexandrino Filho - FCM-CG

Graduação em andamento em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - FCM-CG.

Luciana Fonseca Pelinser - UniAnchieta

Graduada em Pedagogia pela UniAnchieta. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Psicologia Multifocal, Aperfeiçoamento em Dislexia, Tdah e dificuldades de aprendizagem (ABD), Profissional coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Seminarista pelo Seminário Teológico Nazareno do Brasil.

Sérgio Nery Loschiavo - UNIMESP

Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Metodista de São Paulo (2016)

Max Miranda Fernandes - UC

Graduando do curso de Medicina na Universidade de Coimbra - FMUC.

Brenda Cardoso Oliveira Da Silva - IBMR

Graduanda em Biomedicina (Formação em 2019) pela IBMR, Técnico em Administração (2014) pela FAETEC. Curso de Extensão em Biologia e Genética Forense, Mini Curso em Microscopia voltada ao Diagnóstico.

Cleonice Cândida Lopes - Faro

Formada em direito pela FARO.

Ewerton Gabriel Pereira da Silva - UFPE

Area de Atuação: Fonoaudiologia
Graduado em Fonoaudiologia (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Marco César de Abreu - UFRJ

Formado como Técnico de Segurança no Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) , Estudante de Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Teologia no Seminário Teológico Betel do Rio de Janeiro. Atualmente atuo na área de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Petróleo Brasileiro S.A (PETROBRAS) nas expertise de atendimento dos seguintes requisitos legais: NRs, ABNT, NORMAM, CONAMA (306), ANP (Resolução 43 SGSO), LSA Code, OHSAS 18001 e ISO 14001.


REBECA HELOISE DE OLIVEIRA - FAAST

Graduanda em pedagogia pela Faculdade Astorga - FAAST.

Liliane Canopf - UTFPR

Possui graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (2013). É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa em Administração e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, Formação em Administração, Teoria da Atividade, Mediação da Emoção, Prática e Subjetividade.
CV: http://lattes.cnpq.br/2258231016603094

Charles Araujo de Souza - Unesp

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando em Economia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: P&D e Produtividade.

Viviane Amaral Porto - UFAL

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, bolsista de iniciação à docência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES na mesma instituição de ensino e monitora da disciplina de Anatomia Vegetal no setor de Botânica, divisão de Anatomia Vegetal. Possui experiência na área de botânica, com ênfase em anatomia vegetal.

Rodrigo Mello Gomes - UFG

Area de Atuação: Biologia
Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de Goiás. Possui doutorado e mestrado em ciências biológicas (área de concentração biologia celular e molecular) pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: histofisiologia endócrina, fisiologia do sistema nervoso autônomo, metabolismo energético, obesidade, diabetes e exercício físico. Publicou 19 artigos em periódicos especializados e 78 trabalhos em anais de eventos. Orientou e/ou co-orientou dissertações, monografias e bolsistas de IC. Participou de bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação. É revisor de periódicos científicos internacionais. Participou de diversos eventos científicos nacionais e internacionais e participou da organização de dois eventos internacionais "International Symposium on Metabolic Programming and Stress" e "Meeting of Ibero-American DOHaD Chapter - Developmental Origins of Health and Disease".

Aline Maria A Martins - UFC-UNICAMP

Formada em Ciências Biológicas com Doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO/UFC na área do Proteômica Funcional da Inflamação na Progressão do Câncer (concessão de bolsa de estudos GD/CNPq). Doutorado foi desenvolvido no Departamento de Cirurgia (Instituto do Fígado, Centro deTransplante do Hospital universitário Walter Cantídeo (HUWC/UFC), sob supervisão do Dr. Odorico Moraes (MD) e Dr. Huygens Garcia (MD), com trabalho experimental na Universidade de Siena (UNISI) Itália, sob a supervisão do Dr. Luca Bini (concessão de bolsa de estudos PDEE/Capes). Hoje em dia, trabalha com Pesquisa Translacional, mais especificamente na aplicação da espectrometria de massas aplicada à área clínica e noseventos moleculares envolvidos no microambiente do tumoral (cirrose) e a progressão do carcinoma hepatocelular (HCC). Desenvolveu trabalho de Post-doc (concessão bolsa de estudos PDJ/CNPq) na área de prospecção de biomarcadores no plasma de pacientes com HCC por espectrometria de massas, no Hospital Universitário (HUWC /UFC), Universidade Católica de Brasília (UCB - sob a supervisão do Dr. Octavio Franco) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora Visitante na Patologia Molecular (Faculdade de Medicina) da Universidade de Brasília e como pesquisadora na área de espectrometria de massas no Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas (UnB). Professora colaboradora do Departamento de Cirurgia - UFC e do Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas – UNICAMP. Editora Internacional: Frontiers in Oncology, Frontiers in Chemical Biology (Nature Publishing Group). Conselho Editorial Internacional: CRCP – Case Report in Clinical Pathology, Sciedu Press; Journal of Gastroenterology, Pancreatology and Liver Diseases, Grupo Symbiosis, Gastroenterology & Hepatology: Open Access Journal, Grupo MedCrave. Como revisora: Annals of Transplantation; Frontiers in Microbiology.http://lattes.cnpq.br/6579451653397387

Carlos Fernandes Franco Júnior - UMC

http://lattes.cnpq.br/5603531266223934. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP, 1992), mestre em Economia Agrária pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP, 1985) e Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP, 1980) , todos pela Universidade de São Paulo (USP), onde começou sua carreira como professor e pesquisador em tempo integral (1982 - 1987). Coach, pesquisador, consultor, ex-diretor, ex-coordenador (no ensino superior), professor em Administração, notadamente nas áreas de Administração Geral, Coaching, Estratégia e , Agribusiness, . Autor do livro e-Business (4a. edição, pela Editora Atlas), e de outros diversos em co-autoria (Editoras Vozes, Saraiva, Saint Paul e Atlas).

Vitor de Freitas - Unisuam

Consultor de telecomunicações, técnico em eletrônica industrial com 19 anos de atuação na área de tecnologia.Graduação tecnológica em redes de computadores pela Unisuam RJ. Especialista em sistemas de voz sobre IP.

Antonio Luís dos Santos Lima - IME

Graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), Mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2000) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor do Instituto Militar de Engenharia e Coordenador do Projeto Materiais Sensíveis para Defesa (CAPES). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia a gás e líquida, espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, análises em alimentos irradiados e derivados de petróleo.

Claudio Lima de Aguiar - EEL

Graduado em Engenharia Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena (1996) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998), ambas da Universidade de São Paulo e doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Doutor na Universidade de São Paulo/ESALQ, onde é Coordenador do Laboratório Hugot de Tecnologia em Sucro-derivados. Tem experiência na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia dos Alimentos, atuando e desenvolvendo projetos de pesquisa, especialmente, na cadeia produtiva do açúcar, reações químicas com sacarose, processos químicos do açúcar cristal e desenvolvimento tecnológico.

Félix Ferrà - UFRJ

Area de Atuação: Filosofia, Teologia e Química
ETFQ-RJ - Técnico em Química - 1981-1984. UFRJ - Química Pura - Instituto de Química - 1985
FRNL - Química Industrial - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa - 1985-1989. MSBRJ - Canto Gregoriano / Estudos Monásticos - Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - 1989-1991. ETCBB - Filosofia Medieval e Eclesiástica - Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil - 1992-1997. UCAM - Pós-graduação em Educação / Docência do Ensino Superior - 2002-2003

Marcos N Eberlin - UNICAMP

Area de Atuação: Química e Bioquímica
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área . Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). É hoje presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL), É editor associado do periódico Jounal of Mass Spectrometry (JMS) da Willey. Orientou cerca de 180 mestres, doutores e pós-doutores, que hoje se espalham pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais, e seu grupo de pesquisa é um dos mais numerosos do Brasil, com cerca de 50 pesquisadores. Já publicou perto de 1000 artigos científicos (2016) com cerca de 20 mil citações em áreas científicas diversas como a Química, Física, Bioquímica, Biologia, Forense, Farmacêutica, Alimentos, Veterinária, Ciências Médicas e de Materiais. http://lattes.cnpq.br/9866858833240787

Pedro Junior Ribeiro Machado - UFMS

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, formação em licenciatura. Trabalhos em escolas públicas com o PIBID e trabalhos com pesquisa na área de botânica.

Rodrigo Penna Firme Pedrosa - PUC RIO

Formado em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências Ambientais e Florestais e Ph.D. em Antropologia (Indiana University, Bloomington, USA). Através de abordagens da Antropologia Ambiental, notadamente da Ecologia Política, minhas pesquisas e ensino têm se voltado para a análise das dimensões políticas e socioculturais das mudanças ambientais ligadas à conservação e/ou degradação da natureza, do (des)envolvimento local e do combate à pobreza no meio rural. Mais recentemente tenho pesquisado as relações entre Fé, Religião e Ecologia no Brasil. Apesar dos meus interesses variados e formação também em ciências da natureza, dentro da divisão proposta pela Sociedade Brasileira de Design Inteligente, sou cada vez mais atuante na ala das implicações. Sou professor de graduação e pós-graduação do departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Sou coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Geografia (mestrado e doutorado) da referida instituição. Também coordeno o programa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) do departamento de Geografia e Meio Ambiente (PUC RIO). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?idK4795091D2

Eduardo Meurer - UEM-UNICAMP

Químico, graduado pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Química pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Doutor em Química Analítica pela Purdue University (USA). Docente no mestrado de Ciências Médicas da Universidade São Francisco – USF. Diretor Científico e Coordenador de Bioequivalência no Labmass Laboratory, pesquisador responsável PIPE-Fapesp-Labmass, em colaboração com o Instituto de Química da UNICAMP e projetos de Metabolômica, Proteômica, Fármacos, Newborn Screening no CIPOI/Unicamp. Tem vasta experiência na área de Química com interface com a Medicina e Bioquímica, com ênfase em técnicas Modernas em Espectrometria de Massas, atuando principalmente em LC-MS/MS e LC-HRMS em matrizes biológicas, com aproximadamente 50 artigos publicados. Consultor do CIPOI - FCM – UNICAMP em análises clínicas