MEMBROS DA TDI

Graciele Rodrigues Parra Ferreira - UNIUBE

Area de Atuação: Serviço Público
Graduada em Pedagogia (2018) pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Atua desde 2006 em cargo efetivo como Técnica em Serviços Públicos na Prefeitura Municipal de Uberlândia - MG, Brasil.

JEFFERSON PAULO RIBEIRO SOARES - UFG

Area de Atuação: GEOCIÊNCIAS
Graduação em geografia e mestrado pela Universidade Federal do Piauí. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goias. Experiência nem estudos de vulnerabilidade ambiental da paisagem, mapeamento geomorfológico e geodiversidade.

JOSE ABRAMO MARCHESE - UTFPR

Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 1994. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo em 1992, tornou-se especialista em Ecofisiologia de Trigo pelo INTA/CIMMYT (Argentina), com bolsa do International Fund for Agricultural Development, IFAD, Itália, em 1993. Concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na UNICAMP em 1999, e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela UNESP (Botucatu), em 2006. Durante o ano de 2005, cursou doutoramento sanduíche com bolsa do CNPq no Natural Products Utilization Research/USDA e National Center for Natural Products Research/OLEMISS (USA). Em 2001, foi professor visitante na Purdue University (USA). Cursou pós-doutorado no Agriculture Research Organization, State of Israel, em fisiologia molecular de metabólitos especializados/secundários (terpenos) (2012-2013). Foi membro da American Society of Plant Biologists, International Society for Horticultural Science e Associação Brasileira de Horticultura. Atualmente, é membro ativo da Society for Experimental Biology e da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, pela qual presidiu o XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e 1ª Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas, realizados em Foz do Iguaçú, de 28/09 a 02/10 de 2015. É responsável pelas disciplinas de "Fisiologia de Plantas Cultivadas I" e "Metabolismo Secundário e Defesa Vegetal" nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Agronomia (PPGAG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e "Bioquímica e Fisiologia do Estresse" no PPGAG - Irrigação e Drenagem da UNESP de Botucatu-SP. Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na UTFPR, também foi membro titular do Conselho Departamental de Ciências Agrárias membro do Colegiado do Curso de Agronomia membro titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e membro suplente do Conselho Universitário da UTFPR. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR e da UNESP em Botucatu-SP. É avaliador institucional e de cursos do INEP/SESu/MEC (não está atuando). Colabora como editor associado da Revista Brasileira de Plantas Medicinais e Referee das revistas Photosynthetica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Ciência Rural, Horticultura Brasileira, Horticultura Argentina, Industrial Crops and Products, entre outras. Investiga nas áreas de ecofisiologia de plantas (fotossíntese relações hídricas fisiologia da floração, fisiologia do estresse), fisiologia molecular, indução de resistência em plantas e prospecção de moléculas bioativas (metabólitos especializados). Especialista em Design Inteligente em Ciências naturais pelo Discovery Institute - Seattle, WA, USA (CSC Seminar on Intelligent Design in the Natural Sciences - 2016). Cursou Teologia, nível básico, pela ETM - Escola de Treinamento Ministerial - 2011.

Eric Wayne Mamede de Oliveira - FTBC

Formado em Análise de Sistemas de informação pelo IBTA - Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, Bacharel em Teologia pela FTBC - Faculdade Teológica Batista de Campinas, Validação em Teologia pela Unicesumar, pós-graduado em filosofia pela Rede Claretiano de Ensino e Bacharelando em História pela Rede Anhanguera. Área de atuação: professor de Teologia/Filosofia com interesse na área de apologética cristã.

FABIO AUGUSTO T DEMETRIO - UNICAMP

Químico pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Química, M.B.A. Executivo em Marketing ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Especialização em Marketing Estratégico pela FGV-EAESP. Gerente de Vendas e Marketing da Sigma-Aldrich Brasil com 15 anos de experiência atuando em mais de 20 segmentos de mercado, incluindo Petroquímico, Farmacêutico, Alimentos, Cosméticos, e Biotecnológico no Brasil.

Florência Natasha Secreto - UNICAMP

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2015) e especialista de Fonoaudiologia em Neurologia pela UNICAMP (2016).

Ster de Carvalho - UFGo

Formada em educação pela Faculdade de Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Carlos F S Prado - Mackenzie

Area de Atuação: Engenharia de Sistemas
Formação acadêmica em Engenharia de Sistemas - Universidade Mackenzie. Candidato a Pós em Neurociência e Cognição da UFABC, com o proposito realizar pesquisa ( projeto ) em Neurociência em convergência com IA ( inteligência artificial ).

Natália Ferreira Lima - PUC-Rio

Area de Atuação: Engenharia Química
Estudante de Engenharia Química na PUC-Rio e Técnica em Petróleo e Gás pelo IFRJ.

Samuel Silas - UNIRON

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.

Joel Boaretto - UFRGS

Area de Atuação: Matemática, Engenharia Mecânica
Graduado em Matemática (2003) pela Universidade Regional Integrada - URI, Pós Graduado em Engenharia da Produção (2005) pela FA.RS, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorando em Engenharia Mecânica (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atuando há 22 anos no ramo metal-mecânico, com engenharia, pesquisa e desenvolvimento..

John Silva Porto - UESB

Area de Atuação: Engenharia Agronômica
Doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com pesquisas desenvolvidas na área de nutrição de plantas e biotecnologia de microrganismos aplicada a agricultura.
http://lattes.cnpq.br/9369290987628806

Rogéria M Ventura - USP

Bióloga. Doutorado pelo ICB - USP. Graduação em Biologia - Modalidade Análises Clínicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1994) e doutorado em Ciências Moleculares pelo ICB II (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora doutora e supervisora de estágio de Biologia Molecular no curso de Biomedicina na FMU

Vinícius Costa - UNIFACEX

Cursando Ciências Biológicas no Centro Universitário FACEX, UNIFACEX. Natal - RN

ROBSON JOSE DE MORAIS - UNILAVRAS

Area de Atuação: Direito
Cursando o décimo período de Direito, já aprovado na OAB.

JOSADAQUE BAIA COSTA - UFPA

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Cametá -Pa. ESpecializando em metodologias para o ensino de biologia, pela UNIASSELVI

Marciel de Oliveira Rocha - UNICAMP

Possui licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós graduação MBA em Tecnologia da Informação aplicada a Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (2008), especialização em Assessoria de Evangelização da Juventude pela Unisal (2010) e especialização em Ensino Religioso pela Universidade Católica Virtual de Brasília (2013).

Isabela Cristina Souza Santana Madeira - Famath

Area de Atuação: Biologia
Graduada em Ciências Biológicas em 2010 e Biologia Marinha em 2011 pelas Faculdades integradas Maria Thereza - Famath. Tem experiência na área de botânica, micologia médica e veterinária e área laboratorial. Atualmente, bióloga responsável pelos Laboratórios da Faculdade Maria Thereza onde são desenvolvidos pesquisas científicas nas diversas áreas da biologia. http://lattes.cnpq.br/8106749065425234

paulo roberto vilela - metodista

Formado em administração pela Universidade Metodista - Campus Ead Sjcampos , Teologia em Campus Teológico Reverendo Doutor Bernard Johnson Junior , autodidata em filosofia e astronomia.

Sara Xavier Freire da Silva - UNESA

Graduação em andamento em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá.

ISAIAS PEREIRA PINTO - FAZU

Possui graduação em Sistemas de informação pela FAZU Uberaba MG (2014) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens de desenvolvimento de sistemas.

Carlos Alexandre De Oliveira Sansanovicz - Unoesc

Area de Atuação: Direito
Formado e teologia e administração de empresas e Oratória, técnico em elétrica, e cursando direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Marcelo Nascimento da Silva - Unama

Area de Atuação: Biomedicina
Graduando em biomedicina pela Universidade da Amazônia-UNAMA, musico e compositor brasileiro.

Bruno Batista Freire - UECE

Area de Atuação: EDUCAÇÃO/GEOGRAFIA
Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, com especialização em educação. Lecioneou geografia em escolas particulares de Fortaleza por mais de 10 anos. Tem discutido, trazendo evidências TDistas em escolas e simpósios nos últimos 5 anos. Tem alguns estudos qu o ajudam a fundamentar e realizar implicações para a TDI.

Paul A Nelson - The University of Chicago

Paul Nelson é um filósofo de Biologia que tem se envolvido internacionalmente no debate sobre o Design Inteligente há mais de duas décadas. Seu avô paterno, Byron C. Nelson (1894–1972), teólogo e autor, foi um dissidente influente da evolução darwinista na metade do século 20. Após receber seu bacharelado em Filosofia, com especialização em Biologia Evolucionária, pela Universidade de Pittsburgh, Nelson ingressou na Universidade de Chicago, onde se doutorou em 1998, em Filosofia de Biologia e Teoria Evolucionária. Atualmente ele é um dos fellows do Discovery Institute, e Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Artes – Ciência e Religião na Universidade Biola. Inicialmente foi um auxiliar do Professor Phillip Johnson, da Universidade da Califórnia-Berkeley, autor do best-seller livro crítico, Darwin no banco dos réus, Nelson foi um dos organizadores da Conferência Mere Creation [Mera Criação] (1996), onde a comunidade de pesquisa do design inteligente moderna foi formada. Os interesses de pesquisa de Nelson incluem a relação entre a biologia do desenvolvimento e o nosso conhecimento da história da vida, a teoria do design inteligente, e a interação entre a ciência e teologia. Frequentemente ele dá palestras em faculdades e universidades nos Estados Unidos e Europa, tem falado em rádios nacionais públicas dos Estados Unidos e Itália, e escrito para publicações da Grande Mídia, tão variada como o Oslo Dagbladet e o Christian Research Journal. Os artigos acadêmicos de Nelson têm aparecido em publicações científicas como o Biology & Philosophy, Zygon, Rhetoric and Public Affairs, e Touchstone, além de capítulos nas antologias Mere Creation (Intervarsity Press), Signs of Intelligence (Brazos), Intelligent Design Creationism and Its Critics (MIT Press), e Darwin, Design, and Public Education (Michigan State University Press). Sua monografia pendente de publicação, On Common Descent [Sobre a Descendência Comum], avalia criticamente a teoria da descendência comum. Ele é membro da Society for Developmental Biology (SDB) e da International Society for the History, Philosophy.

Eslly Cavalcante de Sousa - UESPI

Graduando em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí. Pesquisador científico na area de linguística e suas origens.

Ederaldo Souza Ribeiro - FAMA

Area de Atuação: Administração
Graduando em Administração na Faculdade Amadeus - Aracaju - SE, apaixonado por ciência, autodidata, e possivelmente futuro engenheiro, físico, teólogo e filosofo.

RODRIGO CONRADI CEMA - Unipar

Area de Atuação: Matemática e Teologia
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Unipar-Cascavel PR, Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino da Matemática, Pós-Graduação em Aministração, Supervisão e Orientação Escolar, atualmente cursando Teologia pela Etecam-Camboriú, Pastor pelo Ministerio Unidos Pela Cruz - Itajaí SC.

Plínio Sousa Santos Neto - IRSE

Area de Atuação: Reitoria e Docência
Reitor e Docente do Instituto Reformado Santo Evangelho — IRSE, Pastor Reformado, casado com Amanda Sousa, Pai de Maria Eduarda, Plínio Sousa, Abraão Sousa, Kawan Fillipe e de Benjamim Sousa (caçula). Graduado em Teologia pela Universidade de São Paulo — USP e Bacharel em Teologia pela FTNacional, Mestre em Teologia do Novo Testamento pela FTNacional, Pós–graduado em História da Igreja (USP), e é Pós–graduando Docência do Ensino Superior. Atua nas áreas de Teologia Filosofia, Pedagogia e Sociologia. Leciona em Propedêutica Teológica, Hermenêutica, Homilética e Exegese, Apologética, Metodologia da Pesquisa Científica, Teologia Sistemática, Psicologia Geral e Pastoral, Metafísica, Ética Cristã, Moral e Fundamental, Liturgia, Grego Instrumental, História da Igreja e Patrística, Métodos de Estudo Bíblico, EBD — Escola Bíblica Dominical, Teologia Bíblica do Antigo e Novo Testamentos, Bibliologia, Aconselhamento e Teologia Pastoral, Sociologia Geral, Filosofia Antiga e Medieval, Moderna e Contemporânea, Religião e Educação, Temas Transversais, Tipologia Bíblica, Eclesiologia e Direito Civil Canônico, entre outras. Leciona Soteriologia no SETELAM — Seminário Teológico Latinoamericano (Seminário online de Teologia com sede no Paraguai) é Juiz de Paz Eclesiástico, Capelão, Palestrante e Escritor. Autor de diversos artigos teológicos, de 04 livros, e de estudos na área de Ciência Política, atua como conteudista do Instituto Êxito de Teologia (com sede em São Paulo), associado a WRF — World Reformed Fellowship (Fraternidade Reformada Mundial) escreve para o Blogue (do Instituto Reformado Santo Evangelho), também atua como editor do site Reformados 21 e é redator do site de notícias Est Veritas, é associado à ABED — Associação Brasileira de Educação à Distância e a TDI — Sociedade Brasileira do Design Inteligente sob número de registro 1057. Acredita na inspiração verbal e plenária, na revelação proposicional, infalibilidade, inerrância, clareza e suficiência da Sagrada Escritura quanto à liturgia, adota o Princípio Regulador do Culto – PRC, subscreve a Confissão de Fé de Westminster e Catecismos (Maior e Breve).

Sael Dias Ferreira - SALT

Graduado em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT), graduando em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), professor de Religião e Filosofia no Colégio Adventista de Feira de Santana (CAFS).