MEMBROS DA TDI

Claudia Ogawa - USP

Graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo [São Carlos] (1994), mestrado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo [S. Carlos] (1997) e doutorado em Ciências (Química Analítica) [S. Carlos] pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é analista em ciência e tecnologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: acompanhamento e controle de orçamento público. Atuou também nos temas: hidroxiapatita, colágeno, liberação controlada, monoterpenos e halitoxina.

Ronald Batista - FCV-MG

Area de Atuação: Psicologia
Terapeuta Clínico - Analista do Comportamento pelo CEDEP(Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional - concluído 2017), Jornalista MTE - 16.139/MG com vasta experiência em Comunicação e MKT, Teólogo pelo SBM (Seminário Bíblico Mineiro - 2010), Bacharel em Teologia pela FTN (Faculdade Teológica Nacional - São Lourenço/MG - 2015), Bacharelando em Psicologia pela FCV(Faculdade Ciências da Vida - Sete Lagoas/MG com previsão de conclusão para 2018). Qualificado em Filosofia e Sociologia pela FGV(Fundação Getúlio Vargas - 2015).

Luis Henrique Caetano - UFAL

Area de Atuação: Pesquisador/Professor/Analista em ciência da computação
É natural de Belo Horizonte - MG e alfabetizado em Londres - Inglaterra -, onde morou durante 5 anos, dos 7 aos 12 anos de idade. Ao retornar para o Brasil, se formou em Análise de Sistemas e fez Mestrado em Modelagem Computacional pela UFAL, onde escreveu sua tese na área da Biologia Computacional, propondo um Sistema de Identifica para Análise e Comparação do DNA Mitocondrial Forense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro-RJ, ocupando o cargo de Arquiteto Corporativo na DATAPREV. Pode-se dizer que Luis Henrique Caetano é um adepto do TDI desde os 7 anos de idade, quando ouviu pela primeira vez, em sala de aula, no colégio primário, a respeito da teoria mirabolante proposta por Charles Darwin pois, não fazia o menor sentido que toda aquela riqueza biológica viva. ao seu redor, fosse o produto de um mero acaso do universo. Passou a ter o primeiro contato com a Sociedade Brasileira de TDI em Novembro de 2017, numa palestra ministrada pelo seu Presidente, Marcos Eberlin, na PUC/RJ. Desde então, passou a ser um pesquisador, defensor e disseminador assíduo do TDI incluindo, na sua leitura diária, nomes como Michel Behe, Jonhatan Wells, Stephen Meyer.

ROMAR WILLIAM CULLEN DELLAPIAZZA - UMC

MÉDICO FORMADO PELA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES.

Diana Marques Martins Chacon - UFRN

Area de Atuação: Biologia/Psicobiologia
Bióloga formada pela UFPB desde 2010 (bacharelado e licenciatura) com mestrado em Psicobiologia, área de Comportamento, pela UFRN desde 2013. Atualmente esta finalizando o doutorado em Psicobiologia na UFRN trabalhando com modelos animais de doenças neurodegenerativas, tomada de decisão, impulsividade, neurobiologia de abuso de drogas, e pesquisas sobre tratamentos psicocomportamentais de regeneração cognitiva. Em paralelo tem estudando por conta própria, desde 2008, sobre modelos alternativos à teoria da evolução de Darwin, e descobri a TDI em um congresso da SCB em 2010. Durante dua graduação fundei um pequeno grupo de estudos sobre Filosofia das Origens com alguns colegas universitários, e também já apresentou palestras sobre o assunto tanto em escolas, igrejas e universidades. Tem proferido palestras e participado de congressos e simpósios relacionados sobre o assunto na região Nordeste.

Ilza Conceição Tomaselli Ribeiro - UFMT

Area de Atuação: Química
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestra em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2017). Possui experiência profissional em indústria - Companhia de Bebidas das Américas. Foi Instrutora nas áreas: química e alimentos - SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, química, garantia de controle de qualidade e higiene e segurança do trabalho.

Francisco Luan da Silva - UFC

Area de Atuação: Química
Formado em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Química Orgânica. No período de 2010 - 2014 estudou as sínteses e aplicações da Meso-Porfirina, macromolécula com um sistema perfeito para a coordenação de metais, dando origem as Metaloporfirinas derivadas de constituintes do Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC), subproduto proveniente do agronegócio do caju, abundante em toda região Nordeste do país. Trabalhou na obtenção de novas benzoxazinas e polibenzoxazinas derivadas do LCC com aplicações tecnológicas. No mesmo período foi Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A e desenvolveu seu trabalho no Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), da Universidade Federal do Ceará.

Leonardo de Moura de Carvalho - Fatun

Faculdade de Teologia Fatun (2015), pós graduacao FATUN em Ciência das Religiões (2016), cursando Grego clássico na UFRJ, e cursando história na Unopar.
Em teologia especializei meu campo de pesquisa em apologética especificamente na área de Origens.

Eryk de campos carvalho - UNIFIL

Cursando Bacharel em Teologia na UNIFIL, Londrina desde 2015. Tecnólogo em Marketing pela Uninter 2014 . Consultor de Vendas.

Reinaldo André Candido Reis - UNINTER

Graduando: licenciatura em História pela UNINTER. Formação em nível médio em Técnico de Enfermagem (2008) Colégio Atenas/UNIFENAS.

Antonio Fernando Gonzaga - UFS

Fez parte de ordens esotéricas, cristãs e budistas da adolescência à fase adulta enquanto cursava biologia. Estudou os achados apócrifos (principalmente de Nag Hammadi), rosacrucismo clássico (portanto cristão, e passando também por três ordens rosacruzes diferentes) e budismo (tendo sido budista bastante estudioso por mais de dez anos e praticado meditação por bem mais tempo). Atualmente convertido ao cristianismo e estudante de teologia. Passei por três fases distintas de pensamento: (1) cético agnóstico, no período ocultista (2) cético empírico, porém ateísta militante e esquerdista, no período universitário e metade do período budista, e (3) já por quase dez anos teísta convicto e politicamente da direita, conservador.

Euclides Timóteo da Rocha - USP

Possui graduação em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de Salvador/BA (1993) Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/RP, e, Especialização em Medicina Nuclear pelo Centro de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do HCFMUSP/SP Titulo de Especialista em Medicina Nuclear pela SBBM e AMB (1999) e Doutorado em Ciências pela FMUSP/SP (2003) Possui experiência em Imagem Funcional e Terapia com Radioisotopos. É médico titular do corpo clínico do Hospital de Câncer de Barretos - Departamento de Medicina Nuclear: http://lattes.cnpq.br/8239839786041503

Eslly Cavalcante de Sousa - UESPI

Graduando em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí. Pesquisador científico na area de linguística e suas origens.

Claudio Figueiredo de Araujo Pereira - UFRJ

Médico formado pela faculdade de Medicina da UFRJ, Especialista em Patologia Clínica pela AMB e pelo HUPE - UERJ (residência médica), Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo IMPPG da UFRJ, MBA em gestão em Saúde - UFRJ e Finanças Corporativas - IBMEC, Professor Assistente UFF (1996 a 2011), Diretor Geral Cerba Brasil.

Celi Aparecida Cardoso - USP

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto (2009). Aperfeiçoamento em Educação Ambiental - UNIFESP (2013). Foi bolsista da CAPES durante o mestrado. Mestre em Ciências, área Qualidade e Produtividade Animal na FZEA/USP (2013). Ministrou aulas na disciplina de Ciências na rede municipal de ensino e também aulas de Tecnologia para o Ensino Fundamental II no setor público estadual, assim como as disciplinas de Biologia Celular e Histologia na FHO/ Uniararas nos anos de 2014 e 2015. Doutoranda em Biociência Animal pela FZEA/USP e bolsista CAPES.

Pedro Pucharelli Valsani - UNIP

Técnico em Nutrição pelo colégio politécnico Bento Quirino e Graduando em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP de Campinas.

LISANDRO BACEDÔNIO - ULBRA-FATECH

Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2011). É graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas do Amapá (FATECH). É especialista em Ensino Religioso e especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas do Amapá - FATECH (2014). Possui formação avançada na Língua Inglesa. É requisitado como palestrante, conferencista, ensinador e como intérprete-tradutor no Brasil e em vários países, com foco no Japão desde 2010 e em Israel desde 2012. Tem larga experiência na área de Educação, Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Interpretação-tradução, com ênfase em Administração Educacional e Eclesiástica e Psicologia Organizacional. É Pastor na IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE VIAMÃO RS e Professor no Instituto Educacional Alpha RS. http://lattes.cnpq.br/0924802806029831

Jaime Leite de Menezes - Ufpel

Cursou o ensino médio integrado ao técnico em agropecuária na Instituição Federal de ensino, ciência e tecnologia (IFTO-Campus Araguatins). Atualmente estuda ondotologia na Universidade Federal de Pelotas-RS (Ufpel)

Victor Giovanni Pina de Mello - Unialfa

Graduação em Física pela UFG, Especialização em Docência no Ensino Superior pelo COC, Mestrado em Física pela UFG e atualmente faz doutorado na mesma instituição. Professor das matérias de Física para os cursos de Engenharia na Universidade Alves Faria de Goiânia. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central e pastor auxiliar da Segunda Igreja Presbiteriana de Goiânia.

José Claudio dos Reis - UEL

Graduação em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina

José Kacowicz - UFRJ

Médico Farmacologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Renomado Cirurgião Plástico, Membro de Honra da Academia Francesa de Cirurgia Estética, palestrante em inúmeros congressos médicos nacionais e internacionais, Chefe del Servicio de Quimiocirugía de la Fundación Jaime Planas (Barcelona); Vocal del Comité Científico de la Fundación Jaime Planas (Barcelona); Ex-President of the International Society of Peeling and Chemical Surgery (Barcelona); Criador de vários métodos de rejuvenescimento cutâneo com peelings fenólicos atenuados (Exoplastia Ortodémica, Multipeel, Neophen, Alkapeel, Bleach-Pulse Urucum); Criador do EXOHAIR – Exoplastia Capilar; Consultor de empresas cosméticas e farmacêuticas no Brasil e exterior. Diretor de P&D da Kosmental Indústria de Cosméticos. Já atuou na Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, Clínica Fluminense, Quimiocirugía de la Fundación Jaime Planas (Barcelona), como membro do Comité Científico de la Fundación Jaime Planas (Barcelona).

Samuel Souza Alcântara Queiroz - UNIP

Técnico em Informática pela Escola Técnica de São Paulo (ETEC) e graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente realiza um projeto de Iniciação Científica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Engenharia ElétricaEletrônica. Possui conhecimento em diversas linguagens de programação e em eletrônica, também é autônomo em desenvolvimento de aplicativos móveis.

ISAIAS PEREIRA PINTO - FAZU

Possui graduação em Sistemas de informação pela FAZU Uberaba MG (2014) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens de desenvolvimento de sistemas.

Miriam Morata Novaes - UNICAMP

Arquiteta, mestre em ciência da religião e pesquisadora de arquitetura sustentável e hortas urbanas

Willian Gabriel Tavares Costa - UEM

Graduando de Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. É técnico em alimentos (2014) e programador web (2012). Tem projetos de pesquisa na área da drogadição e projeto de extensão na área da origem da vida.

Amália Baptista Machado Silva - PUC-Campinas

Bióloga. Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011), possui mestrado em Biotecnociência pela Universidade Federal do ABC (2014). Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em controle de qualidade, Terapia Celular/Engenharia Tecidual, atuando principalmente na avaliação in vitro de biomateriais para engenharia de tecidos. Estudo das interações entre cultura de células e polímeros e diferenciação osteogênica induzida de células- tronco mesenquimais.

Obede Pereira Carvalho - Uninove

Area de Atuação: Direito
Estudo Direito e estou sempre em busca de fundamentar minhas percepções sobre a orihlgem da vida é o universo.

Débora Machado Tavares - UFU

Atualmente cursando Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estagiária no Centro de Falcoaria ENFALCO (2014-2015). Certificada nos cursos de curta duração: "Técnica de Diafanização de Ossos e Cartilagens e sua Aplicabilidade" pela Universidade Federal de Uberlândia e "Animal Behaviour and Welfare",à distância, pela University of Edinburgh. Interesse especial em: comportamento animal, bem-estar em cativeiro, enriquecimento ambiental, condicionamento operante, reabilitação e soltura de animais silvestres. http://lattes.cnpq.br/9569082398742138

Vinícius Oliveira da Silva - Unisinos

Graduando em Pedagogia na Universidada do Vale dos Sinos, Unisinos localizada em São Leopoldo - RS.

Tiago Alves Jorge de Souza - USP

Biólogo pela UNESP e mestre em genética pela USP. Graduação em Ciências Biológicas (bacharel) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/Unesp (2010) e Mestrado em Genética pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética e Mutagênese, tendo atuado na interface entre Toxicologia e Nanotecnologia.