CONHEÇA A TDI

O QUE É A TDI?  A teoria do design inteligente (TDI) é a Ciência da detecção – ou não – de design inteligente. Ou seja, é o estudo científico de padrões na natureza que possam referendar – ou descartar – a ação de uma mente inteligente como sua causa. A TDI é, portanto, a Ciência que propõe inferir se a causa primeira mais provável dos efeitos Universo e vida seria a ação de uma mente inteligente ou a de forças naturais não guiadas. [1] Quer comecer melhor a TDI, e divulgá-la em sua instituição? Agende uma palestra, curso ou simpósio com nossos palestrantes

Quem são os membros da TDI BRASIL? Os membros da Sociedade Brasileira do Design Inteligente - TDI BRASIL-  são profissionais e acadêmicos brasileiros ou estrangeiros, graduandos ou graduados em áreas diversas do conhecimento científico, e que assumem como compromisso único e exclusivo defender a Ciência e seguir seus dados, promovendo o livre debate acadêmico/científico sobre nossas origens, debate este que contemple como possíveis causas tanto a ação de processos naturais - como propõe a teoria da evolução darwiniana - como também a ação de uma mente inteligente - como propõe a Teoria do Design Inteligente (TDI). Os membros da TDI BRASIL se dividem em duas alas: 

1. A ala dos FUNDAMENTOS, que estuda, debate e formula dados e argumentos científicos que permitam uma decisão equilibrada entre processos naturais e uma ação inteligente como a melhor inferência para o Universo e a Vida, sendo formada assim por pessoal de áreas como a da biologia, bioquímica, química, física, cosmologia, paleontologia, e ciências afins.

2. A ala das IMPLICAÇÔES, a que foca no estudo e debate não da fundamentação científica da TDI, mas de suas fortes e inevitáveis implicações filosóficas e teológicas e seus aspectos sociais e educacionais, sendo formada então por filósofos, teólogos, cientistas sociais, advogados, estudiosos da filosofia da ciência e áreas afins.

MISSÃO E COMPROMISSOS DOS MEMBROS DA  TDI BRASIL  Os membros da TDI BRASIL entendem que, sobretudo, prestam bom serviço à nação e ao povo brasileiro - o financiador da Ciência Brasileira - por cumprir com a sua obrigação constitucional maior de defender e promover uma Ciência plenamente laica e que, por ser laica, deve estimular o livre debate de ideias, não fechando a priori com nenhuma pré-concepção sobre como o Universo e a Vida são constituídos ou teriam necessariamente que ser formados.

Os membros da TDI BRASIL não são, portanto, necessariamente defensores da TDI, pois querem sobretudo debater as duas teorias e fazer no final desse debate a melhor inferência. Não são ainda necessariamente especialistas na TDI e não necessariamente dominam seus princípios e argumentos. Nossos membros são, portanto, pessoas que estão sobretudo procurando honestamente conhecer os dados e os argumentos de ambos os lados da disputa, e assim se fazem, no ambito da discussão e em prol da boa ciência, apartidários e neutros em relação a qualquer religião, cosmo-visão ou posição filosófica. Não dentro, mas fora do escopo de discussões cientificas que a TDI se propõe a promover, membros da TDI Brasil tem, porém, como cidadãos Brasileiros por direito garantido em sua constituição, total liberdade de defender - individualmente - qualquer posição filosófica ou teológica, ou ausência delas. 

Há restrições para membros? A TDI BRASIL não faz acepçcão alguma de seus membros quanto as suas posições filosóficas e/ou teológicas, quer seja de ateus, agnósticos, criacionistas, evolucionistas teístas ou criacionistas progressivos, ou outras, pois é uma sociedade científica que se dedica exclusivamente a analisar os dados científicos sobre nossas origens, com estratégias adequadas que permitam fazer a melhor inferência possível sobre a causa primeira da vida e do universo, deixando os dados falarem por si. Todos os que assumem este compromisso único, de se deixar guiar unicamente pelas evidências científicas, são portanto muito bem vindos!

Se você é assim, um profissional ou acadêmico que está em busca somente da verdade sobre as nossas origens, e é defensor do livre debate de ideias, junte-se a nós. Cadastre-se no link Membros! 

[1] Adptado do livro Fomos Planejados: A maior descoberta científica de todos os tempos" M. N. Eberlin